Bernini

Categories: Trabalhos

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Gian Lorenzo Bernini (1 598 – 1680) – Escultor – Dinamismo para o segundo seguinte – Teatralidade de uma cena representada – Composição diagonal – Figuras articuladas – Primeira modelagem em barro Mistura entre religião e sexualidade dinamismo, contrastes mais fortes, maior dramaticidade, exuberância e realismo e uma tendência ao decorativo, além de manifestar uma tens e as demandas de u Basilica de São Pedro Baldaquino da Basilic terialidade opulenta ar 3 to view nut*ge De plintos em mármore, que mostram o escudo de armas do papa, erguem-se quatro colunas torcidas que suportam o peso do baldaquino com um globo e uma cruz.

O desenho é exuberante, cheio da energia e movimento próprios ao Barroco, a solução ideal para o imenso espaço aberto no interior pelo domo central. Cadeira de São Pedro Escultura enorme de mármore e bronze e estuqye dourado, foi colocada na abside para o Papa Alexandre VII e contem a relíquia mais preciosa da basílica, a cathedra Petri, ou cadeira de São Pedro. No alto há putti ou meninos com as insígnias papais e uma multidão de anjinhos entre raios de bronze dourado.

A Cátedra glorifica o ofício de papa, pois o representante de Deus aparece como o elo entre o céu e a terra. Praça de São Pedro O estilo clássico pode ser apreciado na colunata dórica que a precede. A parte oval da praça reflecte o estilo barroco, próprio da época da Contra-Reforma. dois espaços abertos conjuntos. O primeiro, a Piazza Obliqua, tem forma de um elipse rodeada por colunatas (quatro enormes fileiras de altas colunas dóricas) que se abrem como num grande abraço maternal e simbolizam a Igreja Mãe.

Tradicionalmente, o obelisco representa o elo entre a antiguidade e a cristandade, pois se diz que as cinzas de César descansam em sua base e uma relíquia da Santa Cruz está escondida no topo. Dos dois lados, há duas fontes em bronze, om bases de granito. O segundo espaço, a Piazza Retta, imediatamente a seguir e bem frontal à basílica de São Pedro, é um espaço trapezoidal que aumenta ao encostar na praça, diminuindo assim numa ilusão de ótica a amplidão da fachada.

O edifício à direita abriga o Palácio Apostólico, que leva à “Scala Regia”, a escadaria cerimonial desenhada por Bernini. Imagem de São Longuinho Trata-se do soldado romano que teria perfurado com sua lança o flanco de Cristo. Fonte de Tritão, Roma Era natural na época de Bernini que todos os seres representados fossem de grande exatidão fisionómica, como se ostra Tritão, másculo e artisticamente perfeito.

Fonte dos Quatro Rios (Fontana dei Quattro Fiumi), Roma A Cabra Amalthea com o Infante Júpiter e um Fauno Eneias, Anquise e Ascânio Como todas as esculturas de Bernini, Eneias, Anquise e Ascânio mostra com grande realismo e simplicidade a tragédia da vida do ser humano, condenado a ver sua própria decadência PAGFarl(F3 grande realismo e simplicidade a tragédia da vida do ser humano, condenado a ver sua própria decadência com o passar dos anos, pondo o observador em reflexão sobre seu próprio destino.

O Rapto de proserpina Davi Apolo e Dafne Bernini sabia como transformar o mármore rígido em feições delicadas e em pura ação e movimento, trazendo ao observador toda a tragédia do momento e a experiência do ato. “Apolo e Dafne” é uma das esculturas que demonstra a habilidade do artista em inserir o observador na ação.

O modo desesperado com o qual Dafne tenta fugir de um Apolo alucinado e como a cena é captada no exato momento em que a ninfa se transforma em um loureiro para ser protegida. O Êxtase de Santa Teresa representando a experiência mística de Santa Teresa de Ávila trespassada por uma seta de amor divino por um anjo, ealizada para a capela do cardeal Federico Cornaro. A madre Teresa de Jesus, nascida Teresa de Cepeda y Ahumada morreu em Alba de Tormes em 4 de Outubro de 1582.

A beleza da obra se deve ao uso da iluminação e da fidelidade da escultura, que conferem à obra sensibilidade, pois o escultor aplicava em suas esculturas o uso de corpos alongados, gestos expressivos, expressões mais simples mas mais emocionadas. Bernini seguia as determinações da Igreja Católica Romana, que diziam que a a arte religiosa deveria ser inteligível e realista, e servir, acima de tudo, como um estímulo emocional ? religiosidade. PAGF3ÜF3

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