Biologia celular

Categories: Trabalhos

0

1950 A pré-estréia da Televisão no Brasil aconteceu no dia 3 de Abril de 1950. Foi com uma apresentação de Frei José Mojica e as imagens foram assistidas em aparelhos instalados no saguão dos Diários Associados. No dia 10 de setembro foi transmitido um filme onde Getúlio Vargas falava sobre seu retorno à vida política. Finalmente no dia 18 de setembro a TV Tupi de São Paulo, PRF-3 W, canal 3, foi inaugurada. Era a concretização do sonho de um pioneiro da comunicação no Brasil: Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, que já controlava uma cadeia de jornais e emissoras de rádio chamada Diários Associados.

Chateaubriand havia duas emissoras de te Banco do Estado de “TV na Taba”, aprese programa transmitid 2 p uipamento para alada no edifício do foi o primeiro Lima Duarte, Hebe Camargo, Mazzaropi, Ciccilo, Lia Aguiar, Vadeco, Ivon Cury, Lolita Rodrigues, Wilma Bentivegna, Aurélio Campos, do jogador Baltazar e da orquestra de George Henri. Logo na estréia a TV Brasileira teve de mostrar seu poder de improviso. Eram apenas duas câmeras e horas antes do começo da transmissão uma pifou. Os técnicos americanos aconselharam que a “festa” fosse adiada, mas lá estava o diretor Cassiano

Gabus Mendes, outro pioneiro da TV brasileira, que decidiu ir ao ar mesmo so com uma camera. A transmissão foi assistida através de 200 aparelhos importados por Chateaubriand e espalhados pela cidade. Logo, com ajuda dos profissionais do rádio, jornal e do teatro, as transmissões aconteceiam das 18 às 23h e foi colocado no ar o primeiro telejornal: “Imagens do Dia” Os primeiro anunciantes da TV Brasileira foram : Sul América dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, a TV Tupi da “Cidade Maravilhosa” inicia suas operações.

Começam também a fabricar no Brasil aparelhos receptores de W. Os primeiros foram da marca “Invictus”, de Bernardo Kocubej. “Sua vida me pertence”, a primeira telenovela brasileira, vai ao ar. Escrita por Walter Foster e estrelada pelo próprio Foster, Lia de Aguiar, Vida Alves, José Parisi e Dionísio de Azevedo. Eram dois capítulos por semana transmitidos pela Tupi. [pic] 1952 Dia 14 de Março a Paulista, canal 5 de São Paulo, pertencente as Organizações Victor Costa, é inaugurada.

Na Tupi já estavam no ar os seguintes programas: “TV de Vanguarda”, o primeiro e mais importante teleteatro da TV brasileira, “Clube dos Artistas”, único dos programas pioneiros ficar no ar até 1980 e a primeira adaptação do “S[tio do Pica- Pau Amarelo” de Monteiro Lobato, escrita por Tatiana Belinky e dirigida por Júlio Gouveia. [picl 1953 Um sucesso do rádio encanta e faz sucesso na TV: “Repórter Essa”. Foi ao ar pela primeira vez no dia 17 de junho. Em 27 de Setembro foi inaugurada a Record de São Paulo.

Na Paulista vai ao ar o primeiro “circo” na TV: “Circo do Arrelia”, que depois foi apresentado pela TV Record; e “A Praça da Alegria”, apresentada por Manoel de Nóbrega. Voltar ao Início 1954 O primeiro seriado produzido no Brasil vai ao ar. Era estrelado por Ayres Campos e Idalina de Oliveira, foi exibido na TV Record. Era o “capitao 7” 1955 Em 18 de Setembro de 1 955 acontece outro marco importante para a TV Brasileira. esta é 22 eira transmissão externa passos largos. No dia 15 de julho foi inaugurada mais uma emissora: a TV Rio, de João Batista do Amaral e Paulo Machado.

Em 8 de setembro é inalgurada a TV Itacolomy de Belo Horizonte. 1956 O sucesso da TV é tanto que o mercado publicitário investiu pesado. Já em 1956 as três emissoras de TV de São Paulo arrecadavam mais que as treze emissoras de rádio. A essa altura a TV atingia a cerca de um milhão e melo de telespectadores em odo o Brasil. Mais nove estações da Rede dos Diários Associados (Assis Chateaubriand) são inauguradas: Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Campina Grande, Fortaleza, São Luís, Belém e Goiânia. Poliana”, a primeira telenovela infantil vai ao ar pela Tupi, com adaptação de Tatiana Belinky e direção de Júlio Gouveia. Também a Tupi realiza neste ano a primeira transmissão interestadual. Foi o jogo Brasil x Itália, direto do Maracanã no Rio de Janeiro para São Paulo. para realizar a transmissão o técnico da Tupi, Reinaldo Paim, construiu três antenas, utilizando tela de galinheiro. 957 Em 1 1 de dezembro, começam as transmissões para o interior de sao Paulo. 1958 Pela primeira vez no Brasil é usado o videoteipe. Foi no “TV de Vanguarda”, da TV Tupi de São Paulo, com a apresentação de “O Duelo”, de Guimarães Rosa.

Ainda não havia a possibilidade de montagem/edição do VT. 1959 É inaugurada a TV Excelsior de São Paulo. “Paulistas e Cariocas”, da TV Tupi, foi o primeiro programa exibido simultaneamente no Rio de aneiro e em São Paulo. Naquele ano, em 21 de se Chateaubriand assina ser utilizado com mais regularidade no programa “Chico Anísio Show”, dirigido por Carlos Manga. As propagandas que eram apresentadas ao vivo passam a ser gravadas. Com a inauguração de Brasília, transmitida para todo o Brasil, o governo começa a investir nas transmissões à distância para atingir um maior número de telespectadores.

As imagens chegam a São Paulo, Rio e Belo Horizonte e a TVTupi foi a primeira emissora a ocupar um link e transmitir em cadeia no Brasil, através de 1. 200 km, com 7 torres de transmissão. O primeiro teleteatro a usar o VTfoi “Hamlet”, de William Shakespeare, adaptado e dirigido por Dionísio de Azevedo, da Tupi. A TV Cultura junto com a Secretaria de Educação de São Paulo olocam no ar o primeiro Telecurso, preparando candidatos para o exame de admissão ao ginásio. 1951 Através de decreto federal, o intervalo comercial é fixado em três minutos e é proibida a participação de menores de 18 anos em programação de debates. 962 Assis Chateaubriand, em uma cadeira de rodas devido a uma dupla trombose cerebral, faz a doação dos 51% de ações e cotas restantes das empresas Associadas para os mesmos colaboradores, com exceção de seu filho Gilberto que é substituído por Paulo Cabral de Araújo. O VT é utilizado regularmente, melhorando o acabamento os programas, e possibilitando a exibição dos mesmos programas em diferentes lugares sem a necessidade de links e transmissores, que custavam muito caros.

As imagens gravadas seguiam de carro ou avião e os capítulos das telenovelas podiam finalmente serem gravados com antecedência, diminuindo os erros de texto, barateando o custo de montagem de cenário e possibilitando a exibição de ca ítulos diários. É instituído o “Código Bras omunicacões” e criado o Televisão. Seu primeiro presidente foi o deputado João Calmon. A primeira conquista foi a mudança no prazo de concessão, que era de 3 anos e passa a ser de 15 anos. Jânio Quadros obriga , por decreto, a dublagem de todos os filmes transmitidos pela TV.

Também por decreto era obrigatória a transmissão diária de 25 minutos de filmes brasileiros. É inaugurada a TV Gaúcha, em Porto Alegre. Na TV Paulista, Silvio Santos faz sua estréia com o programa dominical “Vamos Brincar de Forca com duas horas de duração. Na Rio fazem sucesso os seguintes programas: “O Riso é o Limite”, humorístico, líder de audiência; “Teatro Monho de Ouro”, produção de Vitor Berbara; “Praça da Alegria” da TV Paulista com Manuel da Nóbrega; “Preto no Branco” com a voz de Sargentelli; Moacyr Franco Show”; e “Chacrinha”.

A TV Excelsior inicia sua grande arrancada rumo à esdpecialização em dramaturgia, adquirindo modernos equipamentos, contratando os melhores profissionais, como Carlos Manga, e construindo um grande estúdio no bairro da Vila Guilherme, em São Paulo. 1963 Com as modificações implantadas em 1962, a TV Excelsior de São Paulo coloca no ar a primeira telenovela diária: “2-5499 Ocupado”, direção de Tito de Miglio, com Glória Menezes e Tarcísio Meira. Decreto regulamenta a programação ao vivo da TV. Voltar ao Inicio 1964 “O Direito de Nascer”, telenovela dirigida por J. B. e Oliveira, o Boni, baseada num script de rádio, vai ao ar na TV RIO. Com a Ditadura de 64 vieram a censura e os seriados americanos: “Batmasterson”, “Bonanza”, “A Feiticeira”, “Perdidos no Espaço”, “Papai sabe tudo” etc. Brasileira”. A música vencedora foi “Arrastão”, de Edu lobo interpretada por Elis Regina. Investimentos do Estado, com o dinheiro arrecadado pelo Fundo Nacional de Telecomunicações e gerenciado pela recém- criada EMBRATEL, possibilitaram a construção de um sistema de microondas, crédito para a compra de receptores; infra-estrutura para a sua expansao. ugurada a TV Globo do Rio de Janeiro, canal 4 e às 11h do dia 26 de abril de 1965, a Rede Globo de Televisão entra no ar também em São Paulo, através do Canal 5 (antiga TV Paulista, adquirida do grupo Victor Costa). Na Record vai ao ar o musical “O Fino da Bossa”, com Elis Regina e Jair Rodrigues, marcando o sucesso dos musicais. Em Agosto, mais precisamente no dia 22, também a Record põe no ar o programa “Jovem Guarda”, com Roberto Carlos. 1966 O Departamento Federal de Segurança Pública decreta novas normas de censura à W. Hebe Camargo estréia, em 10 de abril, seu programa dominical na TV Record e é líder de audiência.

Mais um incêndio, em 29 de Julho, atinge os estúdios da TV Record de São Paulo. Mesmo assim é realizado o “20 Festival de Música Popular Brasileira”. Venceram: Chico Buarque com “A Banda” e Geraldo Vandré com “Disparada”. A Rede Globo passa a ser dirigida por Walter Clark, vindo da TV Rio, que implementou um padrão de qualidade à emissora: o até hoje chamado “Padrão Globo”. Silvio Santos apresenta na TV Globo o programa “Música e Alegria”, com 4 horas de duração aos domingos. Instalada uma CPI para investigar a associação da Rede Globo om o grupo americano Time Life, o que era proíbido pela legislação brasileira.

As denúncias partiram do senador João Calmon, ligado às Emissoras Associadas (TV Tupi). A Globo entra firme nas novelas e Gloria Magadan, autora cubana, escreveu para a e , mpro esta mulher” e “O Ministério das Comunicações. Inaugurada a TV Bandeirantes de São Paulo. Na Record fazem sucesso: os humorísticos “Família Trapo” e “Praça da Alegria”, de Manoel da Nóbrega, que antes era exibido pela TV Paulista. “Os Miseraveis”, a primeira novela da Bandeirantes, vai ao ar. É uma adaptação de Walter Negrão e Chico de Assis. Os capítulos tinham 45 minutos de duração.

A Globo populariza a programação, apresentando programas de auditório (Sílvio Santos, Chacrinha e Dercy Gonçalves). A CP’ da Câmara dos Deputados que investigou o caso Globo/ Time-Life apresenta o parecer de seu relator Djalma Marinho, considerando que o acordo da Globo com o grupo americano infringia o artigo 160 da Constituição da República, no entanto em março deste mesmo ano, o presidente Castelo Branco e o procurador-geral da República consideraram a operação legal, fechando o inquérito e declarando infundadas as acusações. 1968 auguraçáo da Rede Nacional de Microondas sistema de transmissão por satélites.

Telstar. O programa dominical de Silvio Santos passa a ter seis horas de ncêndio na TV Record. A TV Record coloca no ar o programa “Quem Tem Medo da Verdade”, sob o comando de Carlos Manga. No programa artistas eram julgados por problemas pessoais. Na Globo fazem sucesso: “Dercy de Verdade”, no Rio; “Casamento na W” e “SOS Amor”, ambos apresentados por Raul Longras e “O Homem de Sapato Branco”, em São Paulo. Em setembro, sob pressão do senador João Calmon e Carlos Lacerda, o presidente Costa e Silva considera ilegal o acordo entre Globo e a Time-Life.

A emissora é obrigada a se nacionalizar. O lançamento da nave espacial Apollo IX é transmitido, via satélite pela TV Globo. Na Tupi os destaques era e Verdade”, comandado Educativa do Estado de São Paulo. O Brasil inaugura a Estação Terrena de Tanguá e a Estação Rastreadora de Itaboraí, no Rio de Janeiro, para transmissões internacionais via satélite. Através delas foi poss[vel a transmissão da chegada do homem à Lua pela TV Globo. Foi um ano marcado também por incêndios nas sedes das emissoras: ncêndio no Teatro Consolação da Record.

Incêndio na TV Globo de São Paulo. Por causa do incêndio a emissora passou a centralizar no Rio de Janeiro toda a produção de programação da Rede. ncêndio da TV Bandeirantes. Incêndio no Teatro Paramount da TV Record. Em 10 de Setembro, estréia o “Jornal Nacional”, da Rede Globo, marcando o início das operações em rede no Brasil. O noticiário era apresentado por Heron Domingues e Léo Batista. Foi o primeiro programa regular a ser transmitido em rede nacional e implementou um novo estilo de jornalismo na TV brasileira.

A Rede Globo assume a liderança absoluta de audiência. No ar, a novela “Véu de Noiva” faz sucesso na Globo. A Time-Life retira-se da Globo. Na TV Tupi o sucesso era a novela “Beto Rockfeller”, idéia de Cassiano Gabus Mendes, escrita por Bráulio Pedroso e dirigida por Lima Duarte e Walter Avancini. Participaram deste sucesso, lembrado até hoje: Luiz Gustavo, Irene Ravache, Bete Mendes e Débora Duarte entr outros. Foi a primeira vez que se incorporava a realidade (ruas e ediffcios da cidade e acontecimnetos reais) com cenário e pano de fundo de uma novela.

Após 16 pedidos de falência, em 1969, o Grupo Simonsen não consegue repassar a TV Excelsior e a emissora é extinta, depois de 10 anos no ar. 1970 O Censo de 1970 aponta o número de aparelhos de televisão chegou a 4 milhões de lares, atin indo, aproximadamente, a 25 milhões de telespectador em 17 de Julho. Cassada a concessão da TV Excelsior, canal 9 de São Paulo, em 28 de setembro. 1971 Incêndio na TV Globo do Rio de Janeiro, em 28 de Outubro. Começa a preparação para a implantação da TV a cores. Adaptação de equipamentos e treinamento de técnicos.

O Ministério das Comunicações baixa decreto que regulamenta 3 minutos de comercial para cada quinze minutos de programação. Incêndio na TV Record. A novela “Meu Primeiro Amor”, da Globo, lança o erchandising, com o lançamento de uma nova linha de bicicletas. 1972 O ano da “tv a cores” no Brasil. Em 31 de Março acontece a primeira transmissão a cores da brasileira: a Festa da Uva de Caxias do Sul / RS. O sistema adotado no país é o PAL-M e a TV Globo é a mais adiantada na implantação das imagens coloridas.

Regulamentada pelo PRONTEL (Programa Nacional de Telecomunicações) a formação de redes de TV. 1973 Vai ao ar pela primeira vez o programa “Fantástico”, da Rede Globo. Mesclando informação e variedades fez grande sucesso. O programa “Caso Especial – Carnê de Baile”, da Globo, marca o nicio das transmissões de programas com imagens coloridas. As emissoras tiveram que melhorar a qualidade de cenários, figurinos, maquiagens, vinhetas, etc, pois a transmissão colorida revelava mais imperfeições que a transmissão em P&B. O Bem Amado” da TV Globo foi a primeira novela colorida. A Tupi começa a trabalhar em rede, contando com um maior numero de emissoras que a Globo. Flávio cavalcanti, pela T udiência aos domingos programação colorida. Neste ano já soma 8 horas diárias de programaçao a cores. A Tupi lança sua programação nacional e centraliza em São Paulo a geração da programação. 1975 O jornalista Wladimir Herzog, do Departamento de Telejornalismo da TV Cultura de São Paulo, é assassinado. PiC] 1976 Inaugurada em janeiro a W Studios (TVS), no Rio de Janeiro, embrião do SBT, de propriedade de S[lvio Santos.. Incêndio na TV Globo do Rio de Janeiro. O “Programa Silvio Santos” deixa a Rede Globo, em Agosto, e passa a ser transmitido pela Rede Tupi e TVS. Roberto Marinho recebe o prêmio internacional Emmy, como Homem Destaque da Televisão. 1977 Decreto regulamenta a propaganda governamental gratuita. Em 7 de Março, a Globo coloca no ar a versão de maior audiência do “Sitio do Pica-pau Amarelo”, telenovela infantil.

Mauro Salles assume a vice-presidência dos Diários e Emissoras Associadas (Rede Tupi) para tentar salvar a empresa que estava ? beira da falência. Ele se afasta do cargo dois meses depois. Inaugurada a TV Guanabara do Rio de Janeiro, fazendo com que a Bandeirantes inicie a formação de sua Rede. É cassada a concessão da TV Rio. Silvio Santos se associa ao Grupo Paulo Machado de Camalho na W Record. Na Tupi a novela ds 20h, “O Profeta”, faz sucesso e preocupa a W Globo. Mais um incêndio na TV Record. A programação da emissora, sériamente prejudicada, acaba sendo mantida com filmes. 1978 0 DF 22

Cultura – um conceito antropológico

0

Resenha do Livro: Cultura – Um Conceito Antropológico LARAIA, Roque Barros O conceito de cultura vem sendo discutido e analisado

Read More

Ti verde

0

ntroduçao Por Arthur Garcia Takahashi, Daniela Almeida, Davi Silva, Douglas Henrique Ferreira, Eiji Komatsu, Mateus de Lara Ribeiro e Paulo

Read More