Biomaterias

Categories: Trabalhos

0

Dispositivo é algo conceitualizado e fabricado para uma função particular. A substância tem propriedades ideais para o correto funcionamento do dispositivo. A substância não deve (idealmente) degradar o sistema biológico. O estudo de biomateriais é a descrição e predição do comportamento de tais substâncias no contexto do funcionamento do dispositivo e o ambiente biológico a que se insere. “Biomateriais” – necessário em vista da inabilidade de tratar condições a não ser através de substituição, inserção ou regeneraçao Substituição de parte êmur, Joelho, coraçã 2.

Corrigir anormalid 3. Assitir a uma funçã 4. Assistir a cura (est fármacos) OF3 Svipe p a função (quadril/ pinhal) controlada de 5. Materiais para engenharia de tecidos HISTORIA Historicamente, biomateriais eram comuns para médicos e sacerdotes 1. Ouro foi usado como reparo dental por chineses, astecas e romanos a até 2000 atrás. 2. Já em 1775, ferro e latão foram eram usados para reparo de fêmur fraturado. 3. O primeiro olho de vidro foi produzido em 1832 pelo vidreiroLudwig Müller-Uri em Lauscha, Alemanha. 4.

Indígenas da America central e Africa utulizavam pinças de formigas para costura de ferimentos. 5. George Washington (1732-1799) tinha dentes de marfim. removem e retornam sangue do corpo; * Dispositivos que são inseridos em um vaso sanguíneo; * Dispositivos que ficam permanentemente implantados. * Dispositivos de aplicações em tecidos moles: * Materiais se propõem a aumentar ou redefinir o tecido (ex. : implantes de seios e implantes faciais) * Dispositivos para aplicações ortopédicas e odontológicas: * Materiais componentes de implantes estruturais (ex. róteses de juntas e implantes de raiz de dentes) ou são usados para reparar defeitos ósseos (ex. : parafusos e pinos inseridos em osso). PROPRIEDADES Os critérios para a seleção do material a ser utilizado deve também levar em consideração as propriedades físicas, químicas e mecânicas do material. * Resistência: aplicações que requerem alta resistência incluem enxertos de veia aorta, válvulas cardíacas, balões de angioplastia e implantes odontológicos e ortopédicos.

Alguns desses dispositivos requerem propriedades bastante espec[ficas; Módulo: (elasticidade, torsão ou flexão) os módulos de torsão e de flexão são de interesse para materiais como cateteres, que podem sofrer torque e fazer percursos tortuosos dentro dos vasos. Muitos elastômeros devem ter capacidade de se alongar com baixa carga, logo, devem ter baixo módulo de torsão, flexão ou elasticidade; * Fadiga: os dispositivos que devem suportar esforços cíclicos sem permitir propagação de trinca são em sua maioria feitos de poliuretano, poliésteres e metais em geral.

Esses dispositivos funcionam em sua maioria como implantes ortopédicos, dontológicos e cardiovasculares; * Rugosidade: em aplicações onde é desejado baixo atrito, como em impla cardiovasculares; como em implantes de juntas ortopédicas, utilizam-se materiais com acabamentos espelhados. Quando se deseja uma integração tecido-implante, como em implantes endoósseos, é desejada uma alta rugosidade; * Taxa de permeação: dispositivos tais como lentes de contato requerem uma alta taxa de permeação de gases. Geralmente a permeação decresce com a cristalinidade do material.

Os hidrogels são permeáveis a água e são muito utilizados como iberadores de drogas; * Absorção de água: alguns materiais sofrem mudanças dramáticas em sua resistência a tração, à fadiga, à fluência, em seu módulo de elasticidade, torsão ou flexão quando ligeiramente umedecidos. A degradação também é afetada pela absorção de água: materiais hidrofílicos tendem a se degradar do interior para a superfície enquanto materiais hidrofóbicos tendem a ter primeiramente suas superfícies degradadas; Biomateriais compósitos Sólidos heterogêneos constituídos por dois ou mais constituintes u fases.

Como as propriedades dos materiais dependem da sua estrutura, é possível,em compósitos, controlar a sua estrutura para que tenham as propriedades desejadas; APLICAÇÕES DOS BIOMATERIAIS Desenvolvimento de novos materiais e aplicação de materiais avançados em áreas biomédicas * Busca por dispositivos que apresentem melhor desempenho; * Busca por alternativas que levem à redução de custos com manutenção de pacientes em hospital; * Desenvolvimento e marketing (pressão de mercado para novos materiais e dispositivos). 3

Desenvolvimento profissional e pessoal

0

Jéssica Fernanda Aparecida Rodrigues – RA: 4200052906 Aula 03 – Projeto de Vida: ” O que você quer ser quando

Read More

Planejamento urbano

0

Tecnologia em Gestão Pública Urbano INSTITUTO FEDERAL Melissa Litzinger Ritzmann e Ministério da Educação I Curso Superior de Disciplina: Planejamento

Read More