Burguesia
Conteúdo • A significação do golpe de abril • A autocracia burguesa: o “modelo” dos monopólios • O processo da autocracia burguesa • A autocracia burguesa e o “mundo da cultura”. No curso do desdobramento da autocracia burguesa, o regime polltico ditatorialterrorista, assinalou terrorista, para a totalidade da sociedade brasileira uma funda inflexão, que acabou modelando um país novo. A significação do golpe de abril a resposta para a brasileira.
Traço econômico “o desenvolvimen ar 2 o view nut*ge Icularidade histórica sem desvencilhar- se de formas ecônomico-sociais que a experiência histórica tinha demonstrado que lhe eram adversas”. A exclusão das forças populares dos processos de decisão política “devido a formação social brasileira e segmentos da classe dominante que sempre encontram meios e modos de impedir ou travar as forças comprometidas com a classe subalterna”.
O desempenho do Estado na sociedade brasileira “atuou com sucesso como um vetor de desestruturação das gências da sociedade que expressam os interesses das classes subalternas”. pores tradições da nossa sociedade. (NETTO, 2008, p. 26). A resultante é um Estado que estrutura um sistema de poder muito definido, onde confluem os monopólios imperialistas e a oligarquia financeira nativa. (NATO, 2008, p. 30) A consecução desta projeção modernizadora: “responde por uma das construções ditatoriais que mais profundamente marcou a vigência do regime autocrático burguês – o seu “modelo econômico”.
NEITO, 2008, p. 31) O processo da autocracia burguesa O governo Figueiredo demarcou a incapacidade de a ditadura reproduzir-se, face ao acúmulo de forças da resistência democrática e da ampla vitalização do movimento popular. Fatores que contribuíram para a desaceleração do crescimento As dificuldades do governo golpista: • O sistema polltico institucional; • À coesão da força tutelar do novo poder (a corporação armada). Os dois componentes fundamentais que percorrem o processo elo