Carie

Categories: Trabalhos

0

Métodos A cárie dental é uma doença que deve ser vista como um processo em desenvolvimento com fatores de agressão e defesa interagindo de maneira permanente. Encará-la como um evento, em um estágio especifico como a detecção de uma cavidade requerendo restauração representa uma forte lim tação do campo diagnóstico. Vários métodos estão disponíveis para o diagnóstico de cárie.

Os dois principais – clínico e radiográfico, são analisados de forma individualizada, enquanto os demais (transiluminação óptica, separação temporária dos dentes, medição da resistência elétrica outros), são enfoca Diagnóstico clínico içào de alternativas. OF4 p O diagnóstico clinico tem sido feito em exames epidemiológicos, tradicionalmente, com base no exame visual, sob condições de luz natural e sem exigência de ambientes clínico (é comum realizar o exame em pátio de escolas), mediante uso espelho plano e sonda exploradora com duas extremidades, uma curva e outra angulada.

Face as novas características de desenvolvimento do processo cárie, conforme visto acima, tem sido sugerido que não mais deva utilizar sondas exploradoras porque elas podem roduzir rompimentos traumáticos na superfície do esmalte correspondente às lesões existentes sob a superfície, desta forma tornando as fissuras mais suscetíveis à progressão da cárie. [3 [PiC] dúvida, o uso de raios X melhora a capacidade profissional de diagnosticar de modo correto cáries dentais, mas a realização de radiografias bite-wing ou periapicais em massa acompanhando os exames clínicos e epidemiológicos é muito contestável.

A atitude correta é de reduzir ao mínimo necessário o emprego de radiações ionizantes a fim de minimizar os riscos, além de aplicar s menores doses possíveis quando dor inevitável a exposição do paciente. [pic] Métodos alternativos Transiluminação com fibra ótica A transiluminação, há muito anos, é usada para diagnosticar processos cariosos nas faces proximais de incisivos e caninos. A transiluminação com fibra ótica, no entanto amplia o uso desse método do exame, uma vez que permite que uma fonte de luz com alta intensidade seja usada em qualquer parte da cavidade bucal, com facilidade e flexibilidade. picl Medição da resistência elétrica Outro método alternativo é a medição da resistência elétrica do ente (Eletric Resistance Measure – ERM), explorando a propriedade do tecido canado de apresentar uma condutividade elétrica maior que o tecido são. baseada no emprego de elastômero ou bandas ortodônticas. Sem aplicação prática para estudos epidemiológicos, pode ser viável na clínica e em estudos acadêmicos voltados para o exame de crianças. Lentes de aumento Lentes de aumento ou lupas binoculares representam um meio auxiliar importante, com bom potencial de adoção em levantamentos epidemiológicos.

Estudos atuais indicam que a apacidade de diagnóstico de lesões sem cavidade de esmalte ou escondidas sob selantes é bastante aumentada quando o exame visual recebe a ajuda dessas lentes. Corantes detectores de cárie Corantes detectores de cárie cada vez mais se tornam uma realidade, podendo ser empregados para auxiliar na visualização de lesões iniciais de esmalte e para delimitar a existências e extensão de lesões dentinárias. É necessário referir expressamente o uso de qualquer método diverso do clinico, de modo a tornar comparáveis os resultados alcançados em cada estudo.

CORANTES DETECTORES DE CÁRIE Em 1972, uma técnica utilizando um corante de fuccina básica foi sugerida (e posteriormente desenvolvido) para auxiliar na diferenciação das duas camadas de dentina cariada. Em virtude do potencial de cariogenici a substituicao da fuccina 3 Pretendido para aumentar a remoção completa de dentina cariada infectada, sem remover dentina sadia, o corante foi desenvolvido para corar somente tecido infectado, numa técnica, sem anestesia local. A técnica foi laboriosa, e guiada pela sensibilidade do paciente, envolvendo múltiplas aplicações reaplicações do corante e fazendo uso do motor de baixa rotação.

Os critérios visual e tátil são normalmente utilizados para conferir cavidades livres de cárie, e a idéia de um diagnóstico auxiliar para diferenciar dentina infectada foi considerada desejável. Testes clínicos subseqüentes foram realizados nos EUA e Reino Unido envolvendo o uso de corantes em cavidades preparadas por estudantes de odontologia e julgados livres de cárie por seus orientadores clínicos; os testes revelaram dentina corada em 57 a 59% das cavidades ao nível da junção amelodentinária.

Esse achado, concluiu que o julgamento clínico dos professores foi muitas vezes falho, e que, a prevalência de dentina infectada residual foi alta. A conclusão feita a despeito foi que o componente laboratorial do Reino Unido não correlatou material corado com infecção, mas pequenos n[veis de desmineralização, com ou sem infecção. Notou-se que mais de 50% das cavidades coradas, julgados pelos seus instrutores, foram consideradas inapropriadas para a remoção da dentina, pois promoveriam exposições pulpares desnecessárias. 4DF4

Correlação entre artigo e monge e o executivo

0

Flávia Rocha Santos Correlação entre o Artigo “Melhorando o Padrão”, o livro “O Monge e o Executivo” e a Engenharia

Read More

Irrf cooperativas

0

Página 1 de 3 IRRF – Cooperativas de trabalho 18 de Julho de 2011 Em face da publicação da Lei

Read More