Caso alfas

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU – UVA Graduação Tecnológica de Recursos Humanos ESTUDO DE CASO ALFA S. A. Daniel de Freitas Caucaia 2011 ESTUDO DE CASO ALF OF5 Swip page SUMÁRIO Folha de Rosto. Sumário. 03 Introdução… 04 Desenvolvimento… ….. …. …. …………………….. 05 * Problemas………… — — -lal Studia alternativas para solucioná-los argumentando como cheguei ? conclusão. No mesmo, será visto como os administradores da empresa estavam gerenciando a fábrica e seus operários, dando ênfase no erros que prejudicavam o local de trabalho e a produção. – DESENVOLVIMENTO A Alfa S. A. trabalha no ramo de metalurgia e fabrica tanques e caldeiras de aço para o mercado industrial. Ela é uma empresa conhecida que passou por algumas reformulações. Em seu funcionamento foi detectado alguns problemas, desde a administração até a produção pelos seus operários. PROBLEMAS: 1. AFALTA DE MATÉRIA-PRIMA NO MOMENTO DA PRODUÇÃO Com a falta de matéria-prima os operários passavam para outro projeto deixando o anterior inacabado e a espera de novos materiais e, com isso, gerava demora na entrega ao cliente. 2.

OPERARIOS EXECUTAVAM TAREFAS DIFERENCIADAS E ESPECIALIZADAS SEM NENHUM PREPARO Em virtude da produção ser seguida conforme a exigência de cada cliente e a sua necessidade, sendo assim, uma produção não padrão, os operários eram obrigados a trabalhar em diversas áreas e sem receber um mínimo de treinamento. Isso faz com que a produção seja lenta. 3. OPERARIOS COM AUTONOMIA NA EXECUÇAO DO TRABALHO Os operários tinham autonomia e eram responsáveis pelo seu próprio trabalho e, com isso apresentavamum alto índice de ineficiência atrapalhando a produção. . ALTA CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS SEM EXPERIÊNCIA A contratação de muitos funcionários, em pouco tempo e sem experiência, poderia coloc cáo a perder, devido o DFS ENTRE OPERARIOS E DIRETORES Sem uma proximidade de relacionamento entre os funcionários e os chefes, mesmo que profissionalmente, sem a comunicação, pode acarretar problemas com o desempenho da produtividade pois, os funcionários são capazes de chamar a atenção dos chefes através de manifestos em geral. SOLUÇOES E ARGUMENTAÇOES: 1.

CRIAÇÃO DE UM ESTOQUE DE RECURSOS PARA QUE QUALQUER FALTA DE MATERIAL, O ESTOQUE SUPRA A NECESSIDADE IMPEDINDO A INTERRUPÇAO DA PRODUÇAO. Os operários da Alfa S. A. durante sua execução de trabalho, por vezes, era obrigado a mudar de projeto devido à falta de material ara conclu[-lo e, com isso, sem dúvida, ocorria um acúmulo de serviço. Com a criação de um estoquede recursos, sendo ele, contendo em sua maioria de materiais mais utilizados nas fabricações de tanques e caldeiras de aço, impediria que ocorresse o acúmulo de serviços e atraso nas entregas aos respectivos clientes.

Esse estoque serviria tanto para as matérias-primas a serem utilizadas quanto para os serviços acabados que estava aguardando a entrega. 2. QUEBRAR O TRABALHO, DE FORMA QUE, CADA OPERÁRIO TENHA UMA ATIVIDADE DELIMITADA E TENHA UM TREINAMENTO ESPECIALIZADO DA TAREFA A SER EXECUTADA. m grande problema enfrentado pela empresa era o fato de que os serviços eram feitos sob encomenda, seguindo as normas e exigências dos clientes que acarretava nas constantes trocas de atividades, levando a produção a ser lenta devido à falta de treinamento.

Segundo Taylor, a divisão do trabalho e a especialização do operário, levaria a empres rodutividade alta. 3 prática, porque embora o custo fosse mais alto o retorno também cresceria em mesma proporção. 3. COLOCAR OS OPERÁRIOS SOB A SUPERVISÃO DE UM FUNCIONARIO, DE FORMA QUE, ELE SEJA RESPONSABILIZADO POR QUALQUER INEFICIÊNCIA DO PRODUTO E GANHE NCENTIVOS SALARIAIS JUNTAMENTE COM SUA EQUIPE SE A PRODUÇAO FOR SATISFATORIA.

A empresa tinha um problema devido o operários terem autonomia em seu trabalho,de como executar, e isso vinha apresentando um alto índice de ineficiência na produção. Com os operários sendo supervisionados por um funcionário, chamado de Supervisão Funcional por Taylor, e os mesmos sendo responsabilizados pelos erros e ganhando incentivos pelas eficiências da produção, sem dúvida nao haverá problemas, pois eles seriam o únicos responsáveis pela produtividade.

Conforme a conclusão de Taylor, a produção dos operários ria melhorar grandemente devido o homem ser movido por incentivos e prêmios salariais. 4. RACIONALIZAR A SELEÇÃO DE NOVOS OPERÁRIOS, SENDO OS MESMOS TENDO JÁ EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO A SER EXECUTADA. Quando se contrata um grande número de funcionários e coloca- os imediatamente para trabalhar sem que ele passe por um treinamento, a empresa corre um grande risco de ter uma queda em sua produção devido ao fato de os mais experientes da empresa gastar tempo para treinar os novatos.

Foi exatamente o que a Alfa S. A. fez. Teve um aumento de contratação e não colocou os funcionários admitidos em um treinamento. Para se evitar o gasto de tempo e dinheiro com os treinamentos, deve-se pegar o exemplo do estudo feito por Taylor quanto a análise de tempo e movimento, em que se racionaliza a seleção, ou seja, contrata-se funcionários ue ‘á tenham experiência na função e tarefas que dese experiência na função e tarefas que desempenharão. 5.

O DIRETOR INDUSTRIAL DEVE TER UMA PROXIMIDADE COM OS OPERÁRIOS, ASSIM, ALÉM DE ESTAR SUPERVISIONANDO OS SERVIÇOS, ELE SABEU SE OS OPERARIOS ESTAO SATISFEITO OU NÃO, ASSIM ELE NAO CORRERÁ O RISCO DE TER PROBLEMAS COM A PRODUÇÃO. Tomando como base o principio de controle elabora por Taylor Controlar o trabalho para se certificar de que está que diz: sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e segundo o plano previsto. A gerência deve cooperar com os trabalhadores para que a execução seja a melhor possível”.

Taylor entendia que uma cooperação por parte dos gerentes com os trabalhadores evitaria problemas profissionais e econômicos também através da produção. Com base nesta medida, a gerência da Alfa S. A. concentraria um ambiente harmonioso entre operários-operários e gerência- operámos. 3 – CONCLUSAO Conclui-se que a empresa Alfa S. A. se encontra com alguns roblemas de administração, por parte de seus diretores, e de produção, por parte de operários.

Tendo em vista que se trata de uma fábrica, eles possuem uma grande ajuda que são os estudos de Frederick Winslow Taylor. Se tratando do ramo produtivo como a empresa Alfa S. A. , os métodos de Taylor são mais fáceis a aplicação sabendo-se que eles são a garantia de uma maior e melhor eficiência do processo produtivo. 4 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. AS INFLUÊNCIAS E CONTRI ESTUDOS DE TAYLOR S

Relatório ensaios de tração

0

Introdução Se uma carga é estática ou se varia de uma maneira relativamente lenta ao longo do tempo e é

Read More

Folder água

0

Capa AGUAS DO PORTO Toda a energia de Porto agora em garrafa dentro Leve, pura e natural, beber Águas do

Read More