Caso cbc
CBC Sistema organizacional refere-se ao conjunto de elementos com objetivos em comum, relacionados entre si inamicamente, sendo aplicados por uma empresa na execução de suas tarefas. A CBC inicialmente tinha um sistema organizacional composto pelos seus sócios Cláudio encarregado das funções comerciais e administrativas, ou seja, configurando o nível institucional e Marcel responsável pela produção incumbiu- se de todo o processo de criação e também de mecânica da indústria compondo o nível intermediário.
A sociedade apresentava êxito devido aos sócios se complementarem em suas aptidões, Cláudio liderando e gerenciando, demonstrando-se autoconfiante e sagaz. Marcel dominava a área técnica inovando, desenvolvendo adaptações mecânicas nos equipamentos proporcion ixa nos custos e aumento na produtividade. Este projeto tem a tunção de apresentar seu sistema organizacional, como ele se desenvolve e analisar suas adaptações mecânicas nos equipamentos proporcionando uma baixa nos custos e aumento na produtividade.
Com isso a empresa foi conquistando seu espaço no mercado a nível nacional, transformando-se em uma indústria bem conceituada. Levando seu sócios a mudarem a configuração da empresa, onde, formaram uma diretoria com sete iretores, sendo cinco cargos oferecidos aos funcionários que mais se destacaram, assim formando o nível operacional da empresa, pois as decisões continuavam sendo definidas por Cláudio agora diretor presidente, à esses novos diretores cabia executá-las.
A CBC adota os três planejamentos ainda que mal implementados e desenvolvidos. O planejamento estratégico é amplo, envolve e abrange toda a organização como um sistema único e aberto, é um processo contínuo, sendo executado pela empresa independentemente da vontade específica de seus executores ocorrendo no nível institucional. Segundo Maximiano (2000:385) Planejamento estratégico é o processo de desenvolver a estratégia – a relação pretendida da organização com o seu ambiente.
O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões que afetam a empresa por longo prazo, especialmente decisões sobre produtos e serviços que a organização pretende oferecer e os mercados e clientes que pretende atingir. Cláudio o diretor presidente que se encarregava de desenvolver o planejamento estratégico da CBC tomando todas as decisões comerciais e administrativas, conquistando grande reputação junto a fornecedores e stabelecimento de créditos, com excelente aceitação dos lojistas e consumidores. Já o planejamento tático é elaborado em cada de o nível intermediário da organização.
Cada unidade da empresa deve elaborar seu planejamento tático su o planejamento estratégico. processo continuo, sendo executado pela empresa independentemente da vonta de especitica de seus executores Já o planejamento tático é elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade da empresa deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. O planejamento, no nível tático é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos”. BETEMAN, 1998) Quem tenta desenvolver o planejamento tático na CBC é o Marcel, que incumbiu-se da parte de produção na execução, ele adquire o maquinário, faz adaptações nesses equipamentos, fazendo com que os objetivos de mais maquinário, faz adaptações nesses equipamentos, fazendo com que os objetivos de mais produtividade sejam alcançados. ” O planejamento operacional pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos scritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas.
Portanto, nesta situação, tem-se os planos de ação ou planos operacionais. (OLlVElRA, 1995:38) Esse planejamento operacional que desenvolvia eram os diretores que fazem parte do nível operacional sendo apenas executores das decisões do diretor presidente. O planejamento da CBC gira em torno do mercado da moda, configurando um planejamento de tempo correspondente as estações do ano, ou seja, um quadrimestre, tempo a curto prazo. Mostrou-se sem objetivos organizacionais, priorizando apenas o faturamento, sem metas pré-definidas, resultado o planejamento mal estruturado e desenvolvido.
O mercado de confecções é dinâmico, a CBC atualizava seus modelos e renovava seus estoques com relação a estação que estava por vir. Os planejamentos da CBC eram realizados para o tempo presente, a periodicidade de verificação era juntamente com o tempo de produção, o quadrimestre. Não se tinha uma visão empresarial, apenas era a missão da organização. de ação ou planos operacionais. (O Não se tinha uma visão empresarial, apenas era desenvolvido a missão da organização. 3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC
Esta empresa não possui canal de coleta de sugestões pelo fato do nível intermediário não ser gerenciado, pois Marcel tem a preocupação com o maquinário e com o desenvolver da criação e modelagem das confecções, deixando de gerenciar pessoas, pois o mesmo não gosta da parte administrativa e nem de se envolver com problemas de gestão parte administrativa e nem de se envolver com problemas de gestão de pessoas. O equilíbrio da indústria se mantém devido se ter uma visão familiar e ter uma liderança autocrática, paternalista com todas as decisões centralizadas nos iveis gerenciais.
O setor operacional da CBC quando apresenta situações de erro, negligência, tentativas de melhoras mal sucedidas, seus diretores remetem essas informações ao nível institucional, aguardando as decisões por ele tomadas. O nível institucional delega as decisões e os demais níveis executam, eles estão acostumados a obedecer e não a pensar. 4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC Uma definição de delegar: é o processo de transmitir certas tarefas e obrigações de uma pessoa para outra; em geral, de um superior para um colaborador.
Aquele que recebe o poder delegado tem autoridade suficiente para concluir o trabalho, mas aquele que delega fica com a total responsabilidade pelo seu êxito ou fracasso. O líder da CBC sempre delega tarefas para seus colaboradores, sendo que, elas devem ser apenas executadas. Motivação segundo o dicionário é o ato de motivar; exposição de motivos ou causas ; conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica u afetiva, que determinam um certo tipo de conduta em alguém.
Sendo assim Motivação está intimament otivos que segundo o dicionário é fato que levar sicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, que determinam um certo tipo de conduta em alguém. Sendo assim Motivação está intimamente ligado aos Motivos que segundo o dicionário é fato que levar uma pessoa a algum estado ou atividade. Motivação é um componente importante dentro do gerenciamento de uma empresa.
Ela foi utilizada em um único momento na CBC, quando ela transformou-se em uma companhia e formou seu quadro de diretores levando em transformou-se em uma companhia e formou seu quadro de diretores levando em consideração os funcionários que ais se destacavam e pela sua fidelidade a empresa, assim participando no capital da empresa como pequenos acionistas. A campanha motivacional da CBC com os funcionários era a de que todos podiam subir e chegar a um cargo de gerente ou diretor participando assim dos lucros da empresa e que todos podiam alcançar cargos maiores.
A situação descrita no caso nos mostra somente a análise do sistema de recompensa mas não nos mostra nada do sistema de punição adotado por ela. A capacidade gerencial de Cláudio e Marcel foi sem dúvida de muito valor para CBC, pois em um curto tempo eles onquistaram o mercado com sabedoria, passaram de uma oficina para uma companhia de confecções, sendo referência em território nacional, os dois se completavam, enquanto um se dedicava a parte comercial e administrativa o outro desenvolvia a produção da indústria com maestria.
Penso que o que faltou foi elaborar um planejamento bem definido, que não centralizasse todas as decisões, que a diretoria pudesse se complementar como a sociedade, construir uma visão da empresa pensando no futuro, pois, a missão da empresa o presente estava bem desenvolvido Acredito que Cláudio foi um líder na CBC, desempenhou sua função de diretor presidente, tomando as decisões no campo administrativo e comercial tendo um retorno de forma rápida e um crescimento empresarial impressionante. Penso que deixou de pensar em longo prazo, caracter- ante no desenvolvimento do planejamento estratégico. ranstormou-se em uma companhia e tormou seu quadro de diretores levando em consideração os tuncionãrios que Penso que deixou de pensar em longo prazo, característica importante no desenvolvimento do planejamento Já o Marcel foi responsável pela produção devido sua experiência e conhecimento técnico que obtinha. Sem dúvida foi peça chave no crescimento e desenvolvimento da CBC, deveria ter se interessado mais pelo planejamento de sua empresa, se familiarizar com a burocracia para poder desempenhar da melhor forma possível seu cargo que exigia tal conhecimento.
Pertencia ao nível da empresa que exige gerenciar pessoas trabalhando com motivação, liderança e comumcaçao. As empresas requerem crenças, idéias, princípios e valores, com isso construindo sua identidade. Quando se ensa em planejar um negócio devemos ter uma missão a cumprir, uma visão do futuro que nos mostre a direção e ter bem definidos os valores que pretendemos consagrar. A CBC teve sua missão concretizada mas deixou de formalizar sua visão, projetar seu futuro, não tinha um rumo a ser seguido, objetivos a serem alcançados.
Cláudio poderia confiar mais em sua direção, prepará-los para pensarem e desenvolverem juntos o planejamento da empresa, descentralizando as decisões. Na primeira fase desenvolveria um planejamento sólido e confiável, seguindo os modelos do planejamento stratégico na íntegra. Prepararia toda a direção da C da de decisões em conjunto, proporcionando uma cúpula gerencial preparada. empresa, se tamiliarizar com a burocracia para poder desempenhar da melhor torma possivel seu cargo que exigia estratégico na íntegra.
Prepararia toda a direção da CBC para tomada de decisões em conjunto, proporcionando uma Sem dúvida foi de extrema importância a vinda de um consultor, pois, não se tinha mais liderança na empresa, o equilíbrio havia se desfeito, todos se culpavam uns aos outros, dificultado o desenvolvimento da empresa. O planejamento é um método de ordenação de atividades com vistas a alcançar os objetivos propostos e, portanto, com vistas a alcançar os objetivos propostos e, portanto, atingir um futuro desejado.
O seu propósito básico não é o de prever o futuro, mas o de examinar alternativas futuras, analisar o leque de escolhas, priorizar, optar por uma delas, no sentido de minimizar ações incorretas e prever e prover os meios e recursos necessários no intuito de buscar a redução de incertezas e minimizar os riscos. O Planejamento Estratégico somente atinge sua eficácia máxima quando ntendido e realizado por todas as pessoas da Organização, em mutirão permanente e orquestrado. ? um processo contínuo que toma decisões atuais e futuras que podem envolver riscos. Assim, o planejamento permite a ordenação do processo decisório dentro das organizações, preparando-se para o futuro, facilitando a convergência de objetivos, onde, dentro dos limites aceitáveis, haverá uma prevalência do interesse coletivo sobre o individual ou de grupos. Desenvolveria também os aspectos de gerencia do nível intermediário, para poder dirigir o comportamento das essoas para o alcance dos objetivos empresariais.