Caso cbc
Para iniciarmos avaliação da CBC temos que ter em mente a definição de negócio que é justamente o âmbito de tuação de uma empresal , neste caso em particular o negócio da CBC é oferecer qualidade, conforto e a garantia que os seus clientes estão totalmente atualizados no que diz respeito à moda no mais variado tipo de confecção de roupas, que é o produto da CBC. Neste ponto podemos notar a diferença entre negócio e produto sendo o primeiro o ponto fundamental da existência da empresa e o segundo justamente o que a empresa apresenta para o mercado e clientes.
Sendo o mercado o “local” onde se encontra Swipe to view next page encontram quem quer comprar e quem quer vender através de um processo de negociação fica claro que a CBC faz arte do mercado da moda e alcance dos clientes da CBC é feito através de lojas, distribuindo o seu produto para todo o território nacional. A missão de uma empresa é o papel que a mesma desempenha em seu negóci02, a CBC tem como missão levar aos seus clientes o que tem de mais moderno e confortável em roupas garantindo assim a certeza que utilizar um produto com a etiqueta da CBC é utilizar a excelência em qualidade. 2.
Sendo o planejamento o processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, ntegradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futur03 e a organização o conjunto de procedimentos que se deve tomar para que todo o planejado seja efetivamente executado implicando em resultados satisfatórios. Para uma empresa se manter é de suma importância que o planejamento esteja bem definido e que tenha uma boa linha organizacional. No caso da CBC podemos analisar a diferença de organização antes e depois do Claudio como Diretor Presidente.
Toda parte administrativa, planejamento e tomada de decisões cabia ao Diretor Presidente nenhum outro membro da iretoria tomava decisões somente executavam o que era decidido pelo Presidente. Com a saída do Claudio toda a estrutura organizacional veio abaixo, pois quem ocupou o cargo de Diretor Presidente (Marcel) tinha apenas o conhecimento técnico dos processos da CBC e os outros diretores como não participavam das tomadas de decisões da empresa não souberam levar a frente o planejament -o traçados pelo Claudio.
Por se tratar de uma co empresa não souberam levar a frente o planejamento e organização traçados pelo Claudio. frente o planejamento e organização traçados pelo Claudio. Por se tratar de uma companhia de confecção o planejamento da CBC é feito de acordo com as estações do ano sempre olhando para o horizonte da estação seguinte e com isso planejando e adquirindo matéria-prima necessária para tal. A CBC em seu planejamento estabelece os seus objetivos por quadrimestre, pois, conforme já comentado, tem como base a produção da linha que será divulgada na próxima estação do ano.
Apesar de a CBC planejar sua atuação por quadrimestre no texto analisado fica claro que as metas são verificadas em média a cada dois anos. 3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC O conceito de direção consiste em conduzir e coordenar o pessoal na execução de um plano previamente elaborado conseguindo que os seus subordinados executem as tarefas para as quais foram designados. Para se ter uma direção eficaz se faz necessário o uso combinado de ordens e instruções, motivação, comunicação e liderança4.
Na CBC o estilo de direção adotado não seguia o padrão de organização utilizado pela maioria das empresas, pois o corpo diretivo, mesmo como uma boa relação entre as partes ao ponto de se considerarem uma “família”, não tinha o poder para a nálise de alternativas e tomada de decisões, cabia a eles somente executar as decisões tomadas pelo Diretor Presidente. Outro ponto em relação a capacidade diretiva da CBC era que os diretores estavam praticamente eternizados nos seus cargos, ou seja, não existia se quer um plano de avaliação para sucessão em qualquer nível a diretoria.
Conforme estudado no caso CBC não existe um ca de sugestões dos empregados, mesmo com o bom relacionamento existente na empresa ao ponto de se Conforme estudado no caso CBC não existe um canal de coleta de sugestões dos empregados, mesmo com o bom elacionamento existente na empresa ao ponto de ser chamada sugestões dos empregados, mesmo com o bom relacionamento existente na empresa ao ponto de ser chamada “família CBC” o estilo de direção era totalmente centralizado na pessoa do Claudio que tomava as decisões unilateralmente.
Esta forma de gestão é totalmente equivocada, pois várias atribuições que seriam de responsabilidade dos outros membros do corpo diretivo não são compartilhadas. Um exemplo claro é o do Marcel que mesmo ocupando o cargo de Diretor Superintendente tinha pavor de lidar com conflitos surgidos nas relações de trabalho.
Fica claro no texto analisado que as decisões eram sempre tomadas em nível gerencial e nunca no operacional, pois a estrutura do organograma hierárquico da empresa existia apenas no papel, como as decisões eram tomadas diretamente pelo Diretor Presidente as outras áreas não sentiam confiança para desempenhar o papel devido. 4.
O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC O controle de uma organização tem como objetivo, monitoramento do desempenho, a partir de análise de padrões e critérios esperados e toma a ação corretiva quando necessária5. O controle é de total importância na organização, pois mesmo garante a adequação do desempenho aos padrões desejados através de medidas preventivas e quando necessário com medidas corretivas para evitar desvios.
Analisando o texto sobre o caso CBC podemos ver que a empresa não exercia o controle de forma adequada o controle organizacional, pois, a pesar da aparente estrutura sólida da mesma no primeiro revéis não se observa um plano de reação, os responsáveis não têm capacidade de tomada de decisão para reverter o quadro negativo que se observa com a saída repentina do seu Diretor Presidente. Observa-se que os líderes da emp bserva com a saída repentina do seu Diretor Presidente.
Observa-se que os líderes da empresa delegavam somente quando a tomada de decisão partia do seu líder. Como o ambiente na CBC era de repleta harmonia e a empresa ocupava um lugar de destaque no cenário do mercado nacional praticamente não se observa a utilização de ações motivacionais para os empregados, pois o clima organizacional era muito elevado, onde todos os membros da empresa tinham a percepção de que o corpo diretor era realmente uma família, a “família CBC” e que eles estavam inseridos na mesma, assim não se praticava nenhum istema de recompensa e punição.
Quando se fala do corpo diretor da empresa observa-se a capacidade gerencial do Claudio e do Marcel. O Claudio possui completo domínio das habilidades conceituais com conhecimento global sobre a visão, missão e valores e princípios para conduzir a empresa, era um líder com total domínio administrativo e comercial. Claudio possuía um ponto fraco na sua habilidade humana, ele não soube construir uma equipe forte, não dava oportunidade para que outros membros da diretoria se destacassem na análise de alternativas e na tomada de decisões.
O Marcel tinha todo o domínio das habilidades técnicas era considerado um artesão por vocação, tinha toda e experiência na indústria de confecções e grande aptidão para inovação das máquinas e equipamentos fazendo da CBC um destaque no seu ramo de atuação. Os pontos fracos do Marcel se encontravam nas habilidades humanas e conceituais, ele não se envolvia na parte burocrática da empresa e não tratava de possíveis conflitos surgidos nas relações de trabalho.
Justamente estes pontos fracos foram determinantes na falta do Claudio, quando o Mar trabalho. Justamente estes pontos fracos foram determinantes na falta do Claudio, quando o Marcel se tornou Diretor Presidente. Como observação geral da atuação de Claudio e Marcel como gestores pode-se aproveitar do empreendorismo de ambos e a capacidade de complementação nas atuações dos dois, Claudio com tino administrativo e comercial e Marcel com grande habilidade técnica.
Como melhoria da atuação destaca-se o desenvolvimento da habilidade humana, do Claudio na atuação como líder do corpo diretivo fazendo com que os outros membros também participassem de todo o rocesso análise e decisões para o futuro da CBC e do Marcel na participação dos problemas surgidos com o trabalho, pois o mesmo lida com a parte técnica da empresa e os funcionários muitas fezes precisam de um canal de comunicação e também de um programa de avaliação. Com os problemas ocorridos a partir de 1980 fica claro que na primeira fase da CBC, aonde a empresa ia de vento popa, faltou planejamento com uma visão para o futuro.
Seria necessária a criação de um plano de carreira prevendo uma possível sucessão nos cargos tanto no nível institucional omo também nos níveis intermediários e operacionais. Na segunda fase da empresa o Claudio sugere, de forma correta, a contratação de um Consultor, pois somente uma pessoa com a visão de fora dos acontecimentos poderia fazer recomendações sem levar em conta possíveis conflitos gerados pela má fase da empresa. O desafio do Consultor seria agir internamente para reestruturar a CBC em todos os níveis administrativos.
No institucional retomando o equilíbrio entre os membros do corpo diretor mostrando que a ação em conjunto na tomada de decisões é essencial embros do corpo diretor mostrando que a ação em conjunto na tomada de decisões é essencial evitando que só um delegue funções unilateralmente. No nível intermediário a meta seria recompor o quadro de gerentes, pois alguns deixaram a empresa no momento de crise, este quadro poderia ser feito com reposição através do mercado de trabalho (curto prazo) ou com um plano bem estruturado de avaliação interna para possíveis promoções (longo prazo).
No operacional o foco seria a retomada do clima organizacional, criando um canal de comunicação para que todos os uncionários tivessem a sua cota de participação com sugestões e possíveis críticas. Com e reestruturação interna em pouco temo a CBC tomaria o seu lugar no mercado, pois a marca sempre transmitiu qualidade para os clientes. Com as habilidades técnicas do Marcel, que retomaria o cargo de Diretor Superintendente, o estoque de matéria-prima seria utilizado de forma correta para a retomada de produção da próxima estação do ano.