Caso cbc

Categories: Trabalhos

0

Premium Era uma empresa conceituada em transformar tecido em um produto acabado, roupas através de uma produção em série. A empresa iniciou-se com a sociedade entre Cláudio Barros e Marcel, no ano de 1974. Cláudio vinha de uma grande empresa de moda, onde exercia a função de gerente, e desempenhava essa função com autoconfiança e sagacidade.

Marcel era um imigrante francês, experiente em fases técnicas, como modelagem, corte, costura. Nascendo então a nião perfeita do projeto, tendo experiências profissionais para colocar em prática o plano de negócio, fundamentado em que os produtos devem atender necessidades de pessoas e empresas, com idéias de produtos que pensavam em oferecer, em como descobrir interesses de clientes, estudar mercados, concorrências, fornecedores.

A CBC teve inicio como uma pequena oficina, que devido à aptidão operacional de Marcel, que inovava adaptações especiais permitindo mais produtividade das máquinas e equipamentos existentes, foi crescendo, e em 1978 tornou se ma empresa SIA, passando a ter o capital dividido em ações e a responsabilidade dos sócios ou acionistas seria limitada ao preço da emissão das ações subscritas ou adquiridas, e a situação da empresa foi ficando cada vez mais próspera e produtiva, possuindo média de 500 funcionários, sendo cinco cargos de diretoria oferecidos aos funcionários mais fiéi Swipe to view next page fiéis.

O mercado se tornava cada vez mais abrangente, os produtos da CBC eram distribuídos por todo território nacional, tanto para lojistas, fornecedores e consumidores, sendo reconhecida em poucos anos como uma das maiores ndústrias de confecções do país. A CBC existia para produzir e comercializar seus produtos. 2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC. Sistema organizacional é o conjunto de elementos que têm um objetivo em comum, e que se relacionam entre si, de forma dinâmica.

O sistema organizacional se refere ao sistema aplicado por uma determinada empresa ou organização na execução de suas tarefas. Na empresa CBC o sistema organizacional, enquanto oficina era repartida por Marcel e Cláudio. Cláudio cuidava das funções comerciais e administrativas, e Marcel cuidava de todos os problemas de produção, pois inha uma grande aptidão para a mecânica, no entanto tinha pavor á burocracia e as rotinas administrativas.

A partir de 1 978 criou-se a diretoria onde foram criados mais cinco cargos, então a empresa passou a ser composta por sete membros na direção que seria o Diretor Técnico, Diretor Comercial, Diretor Industrial, Diretor Financeiro, Diretor administrativo, Diretor Presidente (que era o Cláudio) uperintendente (que era o Marcel). As relações eram amigáveis, era a família CBC, porém tudo girava Cláudio, aquele que determinava as idéias as quais dministrativo, Diretor Presidente (que era o Cláudio) e o Diretor Superintendente (que era o Marcel).

As relações eram amigáveis, era a família CBC, porém tudo girava em torno de Cláudio, aquele que determinava as idéias as quais eram executadas pelo grupo, implicando na obediência por parte dos demais, entretanto à conseqüência desse jeito de líder autoritário é que grupo de modo geral fica hostil e se distancia por medo. ? fato que todas as empresas que perdurem irão um dia passar pela Sucessão Empresarial, porém a CBC não reocupava com isso, preocupava apenas com o presente, o planejamento era apenas preocupação com programas de expansão para redução dos custos e logo aumento dos lucros, não se preocupava com os resultados a longo prazo. O viver estratégico deve ser monitorado nos atos e ações de hoje, ou seja, no dia a dia, e isso faltou no ambiente da CBC, não conseguindo assim cuidarem da perenidade da empresa. 3.

O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC O sistema organizacional da CBC era Unilateral, situação em que, sem a participação de mais ninguém, um dos lados oma a decisão que lhe parece mais conveniente e mais interessante, no caso da CBC era de Cláudio a palavra final. Não existia nenhum canal de coleta de sugestões dos funcionários, não existia nenhuma opinião, não existiam canais de comunicação. A equipe dirigente era considerada a família CBC, a qual era dirigida exclusivamente por Cláudio que com sua autocracia decidia tudo.

Cláudio não incentivava seus funcionários raciocinar, a analisar as situações e achar a melhor saída para os problemas com base nos princípios de cada um deles. Não há critérios com embasamento técnicos que pos r um sistema de punição ou de recompensa par Não há critérios com embasamento técnicos que possam identificar um sistema de punição ou de recompensa par com embasamento técnicos que possam identificar um sistema de punição ou de recompensa para os colaboradores da CBC, pois a única medida adotada em benefício de alguns funcionários foi adotada por questões de lealdade. ? de suma importância padronizar o processo disciplinar dentro de uma empresa. Desta forma todos os empregados erão pleno conhecimento das conseqüências que sofrerão no caso de negligencia ou desídia na relação contratual. Nesse diapasão, é fundamental que os lideres e coordenadores estejam focados e comprometidos com a melhoria continua da qualidade repassando, sempre que possível, as recomendações aos seus empregados. Sendo assim, na CBC não caracteriza nenhum tipo de punição ao colaborador que em seu exercício comete erro de execução visto a falta de procedimento que o reja.

As decisões tomadas pelos Gerentes do nível estratégico necessitam de informações internas e externas que forneçam aterial necessário para análise que auxilie nas decisões que serão tomadas de longo prazo, Cláudio não encorajava seus colegas a analisar e buscar informações, e as decisões de nível operacional são aquelas em que se possibilita colocar em ação os meios e recursos dos qual a empresa dispõe para assegurar de maneira efetiva a execução dos planos táticos e estratégicos previamente elaborados.

Cada nível hierárquico da organização tem uma competência básica essencial sendo que, a partir dos escalões superiores, o nível de incerteza deve se reduzir drasticamente ? edida que caminha do nível escalões superiores, o nível de incerteza deve se reduzir drasticamente à medida que caminha do nível estratégico até chegar ao nível operacional. 4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC Delegar com eficácia é uma técnica empresarial essencial. Para alcançar os melhores resultados é preciso estar consciente dos seus benefícios e dos obstáculos que dificultam o seu sucesso.

Em linhas gerais, a delegação consiste em encarregar outra pessoa de uma tarefa pela qual quem delega fica como último responsável. Cláudio com toda sua inteligência, não soube aplicar esta arte. Sendo um líder centralizador Cláudio não só despendeu seu tempo em coisas que não deveriam ser sua função, como também preparou mal sua equipe e reduziu o nível de estímulo do trabalho, causando assim, com sua ausência, o desequilíbrio da empresa CBC.

Existem nas empresas transformações que levam as modificações não apenas de equipamentos, mas também nos processos de trabalho e na gestão de pessoas. A essência dos subsídios da pesquisa de clima organizacional é o apeamento das percepções sobre o ambiente interno da organização, como um ponto de partida igualmente válido para a mudança e o desenvolvimento organizacional.

Como os dirigentes da CBC se sentiam eternizados, não se preocuparam com as mudanças que o futuro poderia trazer Marcel que tinha excelente aptidão com as máquinas rocracia, foi eleito a presidente, devido a ausência repentina de Cláudio por motivo de doença, e seu car ado por acion Marcel que tinha excelente aptidão com as máquinas e pavor a burocracia, foi eleito a presidente, devido a ausência epentina de Cláudio por motivo de doença, e seu cargo era disputado por acion devido a ausência repentina de Cláudio por motivo de doença, e seu cargo era disputado por acionista minoritários.

Porém tudo desequilibrou nenhum acordo mais conseguia entre eles, desfez o equilíbrio de poderes entre diretores remanescentes, ambigüidade nas linhas de comando, duplicidades de esforços e controles, alguns gerentes e excelentes técnicos deixaram a organização quase ao mesmo tempo. Em 1982, as vendas da empresa começaram a declinar, a situação veio deteriorando e a acusação entre os diretores ra constante. Cláudio, mesmo afastado entreviu e convenceu a diretoria a contratar um consultor, um profissional que forneceria consultas técnicas e pareceres a respeito dos assuntos da CBC. . CONSIDERAÇÕES FINAIS A empresa CBC foi criada por dois Líderes inteligentes, esforçados, porém faltou um treinamento para liderar. A liderança não é só um dom, pode também ser desenvolvida. Todo mundo é bom em alguma coisa, precisamos entender no quê. Se a pessoa é boa em determinada função técnica e não em liderança, e está feliz com aquilo, é onde tem que ficar. Existem pessoas que se tirar de uma determinada função e passarmos ela para uma função de liderança, acaba-se perdendo um bom técnico e não se ganha um bom líder.

Isso aconteceu no caso de Marcel, o qual era excelente em mecânica, na parte operacional, e foi lançado no cargo de presidente sem nenhum treinamento, sem nenhuma consultoria, e isso com certeza não teriam um resulta Para evitar que os problemas d consultoria, e isso com certeza não teriam um resultado positivo. Para evitar que os problemas da CBC surgissem, eu investia, por exemplo, num plano de comunicação interna eficiente, ? preciso ter especial cuidado para entender a necessidade da empresa, seus indicadores, objetivos quantitativos e qualitativos, assim como os principais problemas ou dificuldades apresentados pelos colaboradores.

A empresa que incentiva e acredita na importância dos treinamentos só tende a ganhar e isso é tanto para funcionários quanto para lideres. No caso da CBC que o problema já existia foi de grande inteligência a contratação de um consultor, Cláudio do lado de fora da empresa conseguiu ver uma solução que os de dentro não acreditavam dar certo, e isso é mais uma prova de que ouvir é uma atitude valiosa em uma empresa.

Eu, como a consultora faria o plano de produção, onde envolveria métodos e tecnologias necessárias para as pessoas que estão no ambiente da CBC, com os arranjos físicos e equipamentos como suporte para as atividades, também faria o plano financeiro onde abrangeria a captação e aplicação do dinheiro para suporte das operações, faria plano de marketing para vender e atender bem os clientes e recuperar a etiqueta que conquistaram com o tempo, e um plano de recursos humanos para treinar os funcionários cada qual conforme a função designada, dando motivação, incentivo e responsabilidades para a equipe.

Automação

0

SR R QPI HGF E DC B A @ 987654 to view nut*ge CONTROLE E AUTOM ETE pedro Ferreira Alves

Read More

Laboratório

0

ntroduçao Este relatório contém experimentos realizados no laboratório de Física da Faculdade Anhanguera em Jacareí/SP, com o intuito de conhecer

Read More