Caso cbc

Categories: Trabalhos

0

O sistema organizacional da CBC era constituído e dividido pelos dois sócios e mais cinco diretores. Todas as decisões a empresa eram tomadas por Cláudio, uma pessoa com perfil autoconfiante, dominador e centralizador. O mesmo passava as decisões para Marcel e para os demais diretores do grupo para que pudessem executá-las sem mesmo opiná-las e sem questioná-las. Seu horizonte de tempo planejado era sempre o presente. Renovava a coleção e distribuía para seus consumidores. Não havia assim uma periodicidade de verificação pela falta de objetivos e metas mais explícitos. . O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC Na empresa CBC não havia canal de coleta de sugestõ orias. Claudio tomava todas as decisões e os Na empresa CBC não havia canal de coleta de sugestões e de melhorias. Claudio tomava todas as decisões e os colaboradores simplesmente acatavam e as executavam. Em uma organização deve sempre haver pesquisas de clima organizacional, assim os colaboradores poderão expor suas sugestões e seus sentimentos em relação à empresa. Isso ajuda nos processos de melhoria e nas tomadas de decisões. elhoria e nas tomadas de decisões. Quando um colaborador age por impulso tomando alguma decisão por conta própria e acaba gerando problemas, ele deve comunicar o ocorrido ao seu gestor. O mesmo pode aplicar uma carta de advertência, porém não aplicar-lhe punição. Antes de tomarem determinadas decisões, os colaboradores devem avaliá-las obedecendo à hierarquia da empresa. Decidir é recomendar caminhos alternativos que levam a determinado resulto. Sendo assim, devemos avaliar a importância das decisões e o impacto que as mesmas podem causar.

Geralmente as decisões operacionais são decisões de repetição e acontecem com certa frequência na organização. Alguns tipos de decisões que podem ser tomadas pelo operacional no caso da CBC: Quem fará o pedido de estoque quando o nível do mesmo cair. Quais as mercadorias que entrarão em liquidação próximo a troca de estação. Quais peças serão produzidas em maiores quantidades. Quem será responsável por controlar a qualidade e prazos para entrega e troca das mercadorias. 4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC Delegar significa transmitir poderes.

Se a empresa tem um planejamento é comum a tomada de decisões por parte da diretoria e alguns membros da mesma, geralmente estão preparados para tomadas de decisões seja ela de qual nível for. Já na CBC, como todas as decisões eram tomadas por ausência fez com que a diretoria viesse a se desentender e se afastar de suas funções. Tal fato se a de preparação de uma pessoa capacitada que, Já na CBC, como todas as decisões eram tomadas por Cláudio, sua ausência fez com que a diretoria viesse a se desentender e se afastar de suas funções.

Tal fato se deu pela falta de preparação de uma pessoa capacitada que, pudesse assumir o cargo de Cláudio e tomar decisões em sua falta ou ausência. Cláudio e tomar decisões em sua falta ou ausência. Elegeram Marcel para presidente da empresa por acharem que, por ser o sócio majoritário, seria a pessoa mais indicada para assumir o cargo. Só esqueceram que o mesmo não tinha tino para administração e burocracias da empresa. Ele também não fora preparado para o cargo, era tão desqualificado quanto aos demais membros da diretoria.

A campanha motivacional da CBC com os funcionários era a de que, todos podiam chegar a um cargo de diretoria participando assim até dos lucros da empresa. Em algumas empresas, inclusive na empresa na qual trabalho, a pesquisa de clima é feita através de um questionário m que todos os colaboradores de todos os níveis respondem. Este questionário é anônimo, assim cada um pode expressar suas opiniões sem nenhum medo de repressão e os dirigentes possam saber a opinião dos colaboradores. A situação descrita no caso nos mostra somente a análise de sistema de recompensa, não nos deixa explicito o sistema de punição adotado por ela.

Cláudio e Marcel executaram bem sua capacidade gerencial, transformaram a empresa em uma das maiores empresas de confecções do país, porém pecaram por não saberem liderar. Um empresário centralizador que, não surpreende seus funcionários, não os motiva e não os enaltece, nunca será um bom líder. Não tiveram visão e não montaram estratégias que pudessem ajudá-los com o declínio da CBC. A atuação de Cláudio e Marcel como gestores foi p seguiram em pouco tempo um crescimento rápido A atuação de Cláudio e Marcel como gestores foi produtiva, conseguiram em pouco tempo um crescimento rápido rápido da empresa.

Foram determinados em suas metas iniciais, porém não planejaram para o futuro e não traçaram etas para longo prazo. Poderiam ter sido mais eficientes se tivessem utilizado os meios e recursos de forma correta, e mais objetiva, fazendo as coisas da maneira certa e compartilhando tarefas igualmente para ambos sem que um atuasse em uma área especifica, não sabendo o que ocorre na área do outro. Deveriam ter aproveitado de forma melhor o potencial de cada um, o tino administrativo e comercial de Cláudio e o tirocínio técnico de Marcel atuando com mais parceria sem centralizarem a tomada de decisões.

Poderiam treinar com ficácia toda diretoria para pudessem agir com eficiência cumprindo prazos e metas. Como consultora da empresa a recomendação inicial que faria era para que, contratassem um superintendente para ocupar o cargo antes ocupado por Marciel, com a mesma capacidade dele porém com visão e objetivos claros. Sugeriria a contratação de gestores e técnicos capazes de exercerem as funções deixadas pelos antigos gestores. Recomendaria um balanço patrimonial para fazer demonstração de resultados do exercício.

Lean development

0

Lean Development Qualidade e velocidade sem desperdícios Introdução “Desenvolvimento de software é uma cadeia com diversos elos” Kent Beck •

Read More

Comportamento organizacional

0

UTILIZAÇAO DAS CINCO DISCIPLINAS DE PETER SENGE DURANTE o PROCESSO DE ENSINO Francimário Venâncio de Oliveira Departamento de Ciências Administrativas

Read More