Caso cbc – companhia brasileira de confec

Categories: Trabalhos

0

Planejamento “é a definição de um futuro almejado e dos meios e das alternativas mais eficazes de alcançá-lo”. Por isso planejar se refere à busca e ao alcance de um futuro, envolvendo meios eficientes e eficazes para este fim. A CBC uma empresa criada em 1974, com limitados recursos os empreendedores Cláudio e Marcel montaram uma pequena oficina de confecções, inserida no mercado no segmento de comércio de artigos de vestuário, de moda de qualidade, que tinham a missão de levar aos lojistas e consumidores produtos da mais alta qualidade com excelente eceptividade.

Com um mercado fiel de consumidores tinham o objetivo de baixar custos e aumentar a produção, e em pouco tempo transformou-se numa das maiores indústrias de confecções do país. Com tino para os negócios administrativos Claudio liderava de forma eficiente e Marcel voltado para área técnica e operacional inovava a cada dia com suas adaptações. Com o crescimento a empresa gerou empregos e ofereceu cargos de direção aos empregados mais antigos e fiéis, a situação econômica era sólida e a relação entre os sócios e diretores era bastante amigável.

Mesmo sem estabelecer objetivos e metas futuras e sem planejamento estratégico a CBC conseguia avançar no mercado de confecções. Na verdade eram verificados num período aproximado de 1 ano as metas e objetivos estabelecidos em várias áreas, mesmo que essas metas e esses objetivos tenha Swipe to view next page tenham sido planejados como que por “acaso”, pois a CBC trabalhava somente visando o presente. Criada para ser a “família CBC”, a empresa se desestruturou uma vez que todas as decisões eram feitas por uma única pessoa.

Cláudio era eficiente, mas não incentivava seus sócios nas análises e tomadas de decisões. Em 1980 Cláudio adoeceu, e como não havia ninguém que soubesse fazer o seu trabalho, os membros da Diretoria decidiram mesmo sabendo que Marcel não tinha conhecimento dos negócios administrativos a nomeá-lo Diretor-Presidente. Mais tarde com a situação caótica que a empresa se encontrava, perdendo lugar pra concorrência e deixando seus clientes insatisfeitos, foram obrigados a contratar um consultor externo. . O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC Função administrativa essencial de toda empresa é ela quem dá a direção não somente para as ações do futuro, mas também para as do presente. ? necessário então ter muito bem definidos dois pontos fundamentais: a missão da empresa e sua visão no futuro. Embora a CBC tivesse o objetivo de aumentar a produção e reduzir custos, não havia planejamento a longo prazo, a empresa vivenciava o presente.

Por ser uma empresa voltada para a moda os objetivos e metas eram observados a cada estação, era quando atualizavam seus modelos e renovavam seus estoques. Nos dias de hoje, existem três tipos de organizações: as que fazem acontecer, as que apenas observam acontecer e as que surpreendentemente se espantam com o que ac e modo, uma organização moderna que surpreendentemente se espantam com o que aconteceu. Desse modo, uma organização moderna surpreendentemente se espantam com o que aconteceu.

Desse modo, uma organização moderna que pretende manter-se competitiva deve estar entre as organizações que fazem acontecer, pois no mundo globalizado não existe espaço para seguidores, mas sim para inovadores. Nesse contexto, pode-se evidenciar a importância de uma estratégia que oriente a empresa para que seja possível alcançar seus objetivos, seja através da produção de bens ou de ferecimento de serviços.

A organização que escolher a abordagem do “Eu não me importo para onde” pode-se ver à mercê de forças múltiplas no mercado. A concorrência pode dominá-la; idéias novas podem substituir seu produto; novos métodos de marketing podem fazer com que seus sistemas de distribuição fiquem obsoletos. A organização pode nunca atingir seus objetivos. A formulação das estratégias empresariais é complexa, uma vez que a própria estratégia está mergulhada em uma multiplicidade de fatores e de componentes internos e externos.

Muitos desses fatores estão situados completamente fora do controle e da previsão da empresa. Diante deste cenário, o planejamento estratégico surge como uma valiosa “ferramenta” de auxílio à alta administração, pois permite nortear as ações gerenciais da empresa dentro de um plano previamente determinado de metas e estratégias diminuindo, com isso a possibilidade de tomada de decisões equivocadas, num mercado extremamente competitivo sem margem para erro. . O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC Na CBC não havia nenhum tipo de canal de coleta de margem para erro. Na CBC não havia nenhum tipo de canal de coleta de sugestões de funcionários, as decisões eram tomadas unicamente pelo diretor-presidente e obedecida pelos demais, perdendo a chance de talvez no próprio meio gerencial ou operacional descobrir pessoas aptas a quem sabe serem promovidas, não pela fidelidade, mas pela capacidade de desenvolver tal cargo.

Ao cometerem erros por motivos de negligência ou falta de atenção os superiores devem além de advertirem o funcionário o qual cometeu tal delito, repassar aos demais para que não cometam o mesmo erro, e que cada um é esponsável pela sua parte na operação, respondendo assim por qualquer erro ou negligência em sua área, porém quando um funcionário age por conta própria tentando evoluir o processo e acaba gerando um problema, seu superior também deve adverti-lo, pois antes de qualquer tomada de decisão o funcionário deve comunicar ao seu superior obedecendo assim à hierarquia dentro da empresa.

No geral as decisões são tomadas no nível institucional, pois é onde se concentra a cúpula com os diretores e os presidentes, mas nem todas as decisões são tomadas com a cúpula, algumas decisões são tomadas no nível peracional, como as decisões de como agir em determinada situação com a própria operação de funcionários, não é necessário levar a diretoria algum tipo de falta leve ou média de um funcionário, a própria operação pode resolver, advertindo os funcionários. 4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC pode resolver, advertindo os funcionários.

O ato de delegar, que significa transmitir poderes, em uma empresa bem planejada, com um planejamento voltado a estratégia tática, é muito utilizado, pois a comissão de diretores está totalmente apta a tomar decisões uns pelos utros, portanto a falta de um componente da comissão não será assim tão prejudicial. Já na CBC, como todas as decisões eram tomadas por Cláudio, a falta do mesmo fez com que a comissão da empresa viesse a se desentender e se afastar de suas funções, por falta de uma pessoa que soubesse assumir o cargo de Cláudio, para tomar as decisões como o próprio, já que nenhum diretor estava apto a fazê-lo.

Elegeram Marcel para presidente da empresa, pois acharam o mais indicado, esquecendo que o mesmo tinha pavor a urocracia e à administração, e assim como os demais diretores era desqualificado para assumir o cargo. A campanha motivacional da CBC com os funcionários era de que todos podiam chegar a um cargo de gerência ou diretoria, participando assim dos lucros da empresa e de que todos podiam alcançar cargos maiores.

Em algumas empresas a pesquisa de clima é feita através de um questionário onde todos os funcionários da empresa de todos os níveis respondem, porém é anônimo, par m possa expressar sua opinião sem nenhum medo de repressão, assim os dirigentes sabem a fundo a op uncionário. pode resolver, advertindo os tuncionarios. de todos os níveis respondem, porém é anônimo, para que cada um possa expressar sua opinião sem nenhum medo de repressão, assim os dirigentes sabem a fundo a opinião de cada funcionário.

A situação descrita no caso nos mostra somente à análise do sistema de recompensas, mas não nos mostra nada do sistema de punição adotado por ela. Cláudio e Marcel conseguiram executar sua capacidade gerencial a frente da CBC com eficácia, pois conseguiram em pouco tempo fazer com que a CBC se tornasse uma das maiores empresas de onfecções, porém não foram bons líderes, pois não conseguiram ter a Visão de uma mudança que ajudasse a empresa a enxergar uma solução para o declínio da mesma. 5.

A Atuação de Cláudio e Marcel como gestores foi produtiva pelo fato do crescimento rápido da CBC, foram determinados em suas metas iniciais, porém não se programaram para uma eventualidade. Eles poderiam ter sido eficientes se tivessem utilizado os meios e os recursos de forma correta, dividindo tarefas igualmente para ambos, sem ue um atuasse em uma determinada área específica, não sabendo o que ocorre na área do outro, todos juntos na tomada de decisões. Eles teriam sido efetivos se tivessem feito suas bases em planejamento táticos e estratégicos o qual seriam eficientes e eficazes como gestores.

Na 1 a fase, como Marcel não era ligado à área burocrática e administrativa, teria promovido os mesmos funcionários com as mesmas formações, porém faria sempre reuniões periódicas para analisar os problemas e encontrar as melhores soluções, para que todos est s a tomar decisões em suas áreas específicas, nas ais diversas situações, assim na ausência de qualqu e encontrar as melhores soluções, para que todos estivessem aptos a tomar decisões em suas áreas específicas, nas mais diversas situações, assim na ausência de qualquer d suas áreas específicas, nas mais diversas situações, assim na ausência de qualquer diretor a empresa teria pessoas capacitadas.

Na segunda fase, a contratação de um consultor preparado ajudaria sim a buscar um diagnóstico e encontrar a solução para a situação, uma vez que a empresa já se encontrava numa situação precária. Em primeiro lugar delegava poderes dministrativos a uma pessoa capacitada, uma vez que Marcel liderava a área operacional. Em segundo um sistema de Recursos Humanos para acompanhamento e motivação dos funcionários, uma vez que a empresa não possuía um canal de informação, não possuindo meios de levar informações e receber sugestões. Em terceiro um sistema de PCP (Planejamento e Controle da Produção), que visa aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo da empresa. O PCP atua antes, durante e depois do processo produtivo.

Resenha lino de macedo

0

Resenha: Macedo, Lino de. (2005). Ensaios pedagógicos: Como construir uma escola para todos? ArtMed. Porto Alegre. ISBN 85-363-0366-2 Resenhado por

Read More

Escola neoclassica

0

FACULDADE BRASIL NORTE CURSO DE CIÊNCIAS CON ÁBEIS ESCOLA NEOCLÁSSICA ors to view nut*ge MACAPÁ/AP 2012 A partir de 1870,

Read More