Ciclohexano
Produto: Ciclohexano NO FISPQ: 0107 Revisao: OO dentificação do Produto e da Empresa 1. 1 Nome do Produto: Ciclohexano. Nome da Empresa: org to view nut*ge Bandeirante Química Ltda. Endereço: Avenida Alberto Soares Sampaio, NO 1240 – Capuava – Mauá Telefone da Empresa: (Oxxl 1) 4547-9999 Fax: (Oxxl 1) 4547-9907 E-mail: Inalação: Remover pessoas para áreas ventiladas. Caso ocorra parada respiratória ministrar oxigênio. Manter a vítima em repouso e aquecida. Solicitar ajuda médica.
Página 1 de 7 Revisão: 00 – Contato com a pele: Lavar a região exposta com água e sabão. Remover a roupa contaminada imediatamente. Procurar atendimento médico se a irritação persistir. – Contato com os olhos: Lavar os olhos com bastante água (incluindo as áreas sobre as pálpebras). Remover lentes de contato. – Ingestão: Administrar 2-3 colheres d PAGO C’ q tível. Não induzir o vômito para combater o fogo, podendo ser utilizada para resfriamento de tanques e containeres, e dispersar vapores.
Jato sólido de água pode espalhar a chama. Perigos específicos: Vapores deste líquido podem formar misturas explosivas com o Sendo mais pesados do que o ar, seus vapores podem deslocar- se até fontes de ignição afastadas, ocorrendo flash back roteção dos bombeiros: Roupa de Proteção completa e equipamento de respiração autônomo. 6. Medidas de Controle para Derramamento ou Vazamento Precauções pessoais Evacuar todas as pessoas da área, exceto as envolvidas na operação de limpeza.
Isolar imediatamente a área de derramamento / vazamento em um raio de 25 a 50 metros, em todas as direções. – Remoção de fontes de ignição: Devido a inflamabilidade do produto deve-se eliminar todas as fontes de ignição. Impedir fagulhas ou chamas. Não fumar. – Controle de poeira: Produto no estado líquido, oeira. sólido gerado é classificado como Classe (NBR 14001), sendo estinado para aterro autorizado pelos órgãos ambientais. Resíduos líquidos podem ser atomizados num incinerador. Prevenção de perigos secundários: 7. Manuseio e Armazenamento Manuseio – Medidas écnicas: Prevenção da exposição do trabalhador: Evitar contato prolongado ou repetido do produto com a pele. Evitar contato com os olhos. Não inalar gases ou vapores do produto. Utilizar equipamentos de proteção individual durante manuseio. Se ingerido, procurar atendimento médico. Prevenção de incêndio e explosão: Tomar cuidado com a eletricidade estática aterrando os equipamentos, POIS e trata de um produto altamente inflamável.
Não fumar em local de manuseio ou estacagem. Manter longe de calor, fagulhas ou chama aberta, por se tratar de um produto altamente inflamável. Precauções para manuseio seguro: Usar somente em áreas bem ventiladas. Em caso de áreas pouco ventiladas, usar equipamento de respiração apropriado. Orientações para manuseio se uro: Agentes oxidantes fortes, como ácido nítrico, podem causar ignição espontânea. – Materiais seguros para embalagens Transporte a granel deverá utilizar carreta com tanque em aço carbono ou inox.
Recomendadas: Aço inox, aço carbono, polietileno, Vldro, teflon, viton. Inadequadas: Polipropileno 8. Controle de Exposição e Proteção Individual Medidas de controle de engenharia: Manuseie em local ventilado. Parâmetros de controle específicos Os equipamentos elétricos devem ser a prova de explosão. – Limites de exposição ocupacional: TLV-MA: 300 ppm; 1030 mg/m3 (ACGIH 2001 LT-NR15: 235 ppm; 820 mg/m-3. STEL nao há ACGIH. Página 3 de 7 Líquido volátil. Cor: Incolor. Odor: Odor pungente. Não aplicável.
Temperaturas específicas nas quais ocorrem mudanças de estado físico – Ponto de ebulição: 81 oc. – Ponto de fusão: oc. Ponto de fulgor: – 20 oc. Temperatura de auto-ignição: 245 oc. Limites de explosividade – Inferior (LEI): PAGFsrl(Fq Sintomas podem incluir dor de cabeça, náuseas e inconsciência a depender da concentração e do tempo de exposição. Altas concentrações podem causar efeitos narcóticos. – Efeitos locais: Contato com o líquido ou vapores em altas concentrações irrita os olhos. Não pode ser bebido. Sensibllização: Contato repetido e prolongado com a pele pode provocar perda da oleosidade, irritação e dermatites. Toxidade crônica: Contatos prolongados podem causar danos ao fígado, rins e sistema nervoso entral. Substâncias que causam efeitos: Potenciação: Pessoas com lesões pré-existente do fígado, rins, pulmões, central ou pele podem ser mais suscetíveis aos efeitos tóxicos do clclohexano. 12. Informações Ecológicas Efeitos ambientais, comportamentos e impactos do produto – Persistência/degradabilidade: LC50, 96h: 117 mg/ . um, 24-96h: 43-32 mg/ú 13.
Considerações Sobre Tratamento e Disposição Métodos de tratamento e disposição – Produto: O resíduo deste material é classificado como classe l, conforme a NBR14000. – Restos de produtos: Dispor o material em recipiente adequados e aprovados pelas normas. Resíduos líquidos podem ser atomizados num incinerador. Siga as normas dos órgãos ambientais. Os res[duos sólidos devem ser enviados para aterro autorizado pelos órgãos ambientais. – Embalagem usada: Não se aplica. 14. Informações Sobre Transporte Regulamentações nacionais e internacionais Terrestre: PP8 – ADR – GGVE/GGVS – RID N. ONU. 1145 Classe de risco: PAGF8rl(Fq concentração letal para 50% da população infectada CAS: chemical abstracts service TLV-TVVA: é a concentração média ponderada permitida para uma jornada de 8 horas de trabalho TLV-STEL: é o limite de exposição de curta duração-máxima oncentração permitida para uma exposição contínua de 15 minutos ACGIH: é uma organização de pessoal de agências governamentais ou instituições educacionais engajadas em programas de saúde e segurança ocupacional.
ACGIH desenvolve e publica limites de exposição para centenas de substâncias químicas e agentes físicos. PEL: concentração máxima permitida de contaminantes no ar, aos quais a maioria dos trabalhadores pode ser repetidamente exposta 8 horas dia, 40 horas por semana, durante o período de trabalho (30 anos), sem efeitos adversos à saúde. OSHA: agência federal dos EUA com autoridade para egulamentação e cumprimento de disposições na área de segurança e saúde para indústrias e negocios nos USA.
ADR e RID: acordo europeu relativo ao transporte internacional de produtos perigosos, via terrestre. GGVE/GGVS: Gefahrgutverordnung Eisenbahn gzw Strasse — decreto sobre o transporte de materiais perigosos, via terrestre (ferrovia e rodovia). “As informações desta FISPQ representam os dados atuais e refletem o nosso melhor conhecimento para o manuseio apropriado deste produto sobre condições normais e de acordo com a aplicação espec[fica na em literatura. Qualquer PAGFgmFq