Fispq

Categories: Trabalhos

0

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico versao 2. 0 Data de revisao: 20/02/2009 FISPQ Número 05001 Data de impressão 20/02/2009 1 . IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto Código Interno Nome da Empresa Endereço Telefone da Empresa Telefone de Emergência BIO AIR 05001 METASIL QUÍMICA IND E COM LTDA Rua Suzano, 1000 Itaquaquecetuba – sp – CEP. : 08577-520 (1 1 ) 4647-0800 (1 1 ) 4647-0800 – (11) 8447-0725 2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OS COMPONENTES Nome Quimico Com do Produto: Princípio benzalconeo Desinfe Cloreto de alquil dim ar 8 Swipe to page za Química: Tipo e de cloreto de desinfetante. de benzalcôneo). 3. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS perigos mais importantes pengos específicos Inalação Olhos Pele Ingestão As águas de diluição de fogo podem causar poluição. Pode causar irritação. Quando inalado pode causar dor de cabeça. Irritação para os olhos. Pode provocar irritação da conjuntiva. Pode causar irritação. O contato muito prolongado com a pele pode causar ressecamento. Nocivo se ingerido. Ingestão causa irritação, dor de cabeça, náusea e vômitos. No vômito o principal risco é a aspiração para as vias aereas.

Problema Médico Agravado Baseado em dados disponíveis, não e espera que exposições repetidas causem qualquer outro efeito adverso. 4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS Informações Gerais Buscar artificial. Se a respiração for difícil administrar oxigênio. Se o coração parar, o pessoal treinado deve começar a ressuscitação cárdia pulmonar imediatamente. Inalação Remover a pessoa para local com ar fresco. Se a pessoa não respirar fazer respiração cardiopulmonar imediatamente. Olhos Inicie e mantenha irrigação suave e continua por pelo menos 20 minutos.

Remova as lentes de contatos. Pele Imediatamente remova a roupa contaminada e qualquer substância química estranha, se possível azer isso sem demora. Lave com água corrente em abundância por pelo menos 20 minutos. 1/5 METASIL QUIMICA IND E COM LTDA BIO AR versao 2. 0 Data de revisao: 20/02/2009 Ingestão FISPQ Número 05001 Data de impressão 20/02/2009 Não provocar vômito. Dê água para beber, se a vitima estiver consciente. Nunca dê qualquer coisa pela boca a uma pessoa inconsciente. Se a vítima vomitar coloque-a na posição da recuperação.

Impeça a aspiração do vomito. Vire a vítima para o lado. Não existe antídoto especifico. O tratamento deve ser direcionado para o controle dos sintomas e condições clínicas. Informações ao médico 5. MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO Meios de Extinçao Meios de Extinção apropriados Perigo específico Métodos especiais Extintor de C02, pó químico seco, areia ou terra. Jato de água diretamente sobre o produto em chamas, pois ele pode espalhar- se violentamente e aumentar a intensidade do fogo. Contenha o escoamento das águas residuais, p aumentar a intensidade do fogo.

Contenha o escoamento das águas residuais, pois a mesma pode causar poluição. Combater o incêndio a uma distância segura utilizando equipamentos adequados. Remover os recipientes da área do fogo, se isso puder ser feito sem risco. Resfriar lateralmente com água, os ecipientes que estiverem expostos às chamas, mesmo após a extinção do fogo. Evite o contato com a pele. Utilize Equipamento de Proteção Individual Usar equipamento de proteção individual. Em caso de incêndio equipamento de respiração autônoma e roupas apropriadas para incêndio.

Evite a entrada em rede de esgotos, sistemas de ventilação ou áreas confinadas, veios d água, lagos, córregos ou rios. Avisar a Defesa Civil, fone 199 – ligação gratuita. nao Proteção especial Bombeiros Informações adicionais 6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO Precauções Pessoais Precauções ambientais Utilizar quipamento de respiração autônoma e roupas apropriadas qumlcamente. Utilize roupas, luvas e proteção para os olhos. Afaste os curiosos. Evitar que o produto em grandes quantidades, num derramamento, atinja cursos d’água.

Use areia, terra ou outro material absorvente apropriado para impedir que o líquido se espalhe. Recolha o material em tambores próprios. Lave o local com água. Evite o despejo nos sistemas de esgotos e águas pluviais (se isso ocorrer, avise as autoridades públicas competentes). Aproxime-se com cuidado na área de risco. Absorva o produto com areia, vermiculita ou outro material inerte. Lavar o local com água em abundâncla. Acondicione o produto derramado em embalagens seguras, devidamente rotuladas para água em abundância.

Acondicione o produto derramado em embalagens seguras, devidamente rotuladas para posterior descarte. O produto deve ser neutralizado lavando com água em abundância ou absorvldo com mantas absorvedoras. Ventile o local. Se possível pare o vazamento. Métodos de limpeza Informação adicional 7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO Manuseio os chuveiros da emergência e as estações da lavagem do olho devem ser prontamente acessíveis. Cumprir as regras de prátlca do trabalho stabelecidas por regulamentos governamentais. Evite inalar os vapores. Evite o contato com olhos. se somente em áreas ventiladas. Use equipamento de proteção individual. Não coma, beba ou fume durante o manuseio do produto. Mantenha a embalagem fechada, em lugar seco, fresco e ventilado. Mantenha afastado de produtos incompatíveis. Mantenha a embalagem sempre rotulada. Embalagem apropriada: Plástico, polietileno. Manter fora do alcance de crianças e animais. Não armazenar próximo a alimentos. 2/5 METASIL QUÍMICA IND E COM LTDA Armazenamento Informações adicionais BIO AIR Ficha de Informação de Segurança de produto Químico ersao 2. Data de revisão: 20/02/2009 FISPQ Número 05001 8. CONTROLE DE EXPOSIÇÃO PROTEÇÃO INDIVIDUAL Controle de Engenharia Proteção re tecào para as mãos de exposição prolongada. Luvas de PVC. Havendo desgastes da luva, deve-se trocar imediatamente. Óculos de proteção ampla visão para produtos químicos. Avental e roupas apropriadas para manuseio de produtos químicos. Instalações para lavagem dos olhos e duchas de emergência devem ser de fácil e imediato acesso. Não beba, coma ou fume durante o manuseio. Mantenha medidas e práticas de boa higiene.

Laves as mãos após o manuseio do produto. ND Limite de exposição 9. PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS Estado Físico cor Odor Densidade pH Solubilidade em água Volatilidade Líquido Violeta, branco leitoso e incolor, dependendo da fragrância. Fragrância floral, talco, e sem fragrância. —1,0 -7,8 (sol. A 1%) 250C. Solúvel Produto pouquíssimo volátil 10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE Estável em condiçoes normais. Fontes de ignição, exposição à luz solar. Evitar que outros produtos ou recipientes sujos entrem em contato com o mesmo, pois pode haver contaminação do produto.

Materiais a evitar ND Reações Perigosas ND Produtos Perigosos da Decomposição Monóxido de Carbono Dióxido de Carbono (C02) Estabilidade Condições a evitar 1 1 . INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS Toxicidade Efeitos agudos locais Olhos Inalação Ingestão Contato com a pele: Não é tóxico. pode ser absomdo. Levemente irritante. Pode causar dor de cabeça Irritação do trato digestivo. 12. INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS Efeitos Ecotoxicidade Degradabilidade 3/5 METASIL QUÍMICA IND E COM LTDA BIO AIR versão 2. 0 Data de revisão: 20/02/2009 FISPQ Número 05001 Data de impressão 20/02/2009 90%). ? praticamente não tóxico para organismos aquáticos (peixes, dafnias, algas)e para as actérias presentes nos esgotos. Ecotoxicidade 13. CONSIDERAÇOES SOBRETU AMENTO E DISPOSIÇAO Resíduos Não descartar sobras do produto indevidamente após o seu uso. Manter as eventuais sobras com validade expirada em suas embalagens originais adequadamente fechadas. Os resíduos devem ser descartados conforme legislação ambiental local, estadual ou federal. É proibida ao usuário a reutilização das embalagens vazias. Não cortar ou perfurar a embalagem ou soldar nas suas proximidades.

Não remover os rótulos até que o produto seja completamente removido e a embalagem limpa. As embalagens devem ser descartadas conforme legislação ambiental local, estadual ou federal. Embalagens 14. INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE produto nao enquadrado na Resolução em vigor sobre transporte de produtos perigosos. 1 S. REGULAMENTAÇÕES Decreto 96. 044/88 do Ministério do Transporte RTPP – Regulamento para o Transporte de Produtos Perigosos Resolução 420/04 — ANTT — Agência Nacional de Transporte Terrestre NBR 14725 ABNT – Associação Braslleira de Normas Técnicas PRODUTO NOTIFICADO NA ANVISA/MS SOB NO 3. 2. 331-1 PROCESSO: 25351,065807/2004-71 16. OUTRAS INFORMAÇÕES Pre arado por METASIL QUÍMICA IND E C nGF60F8 Produtos Químicos foi elaborada de acordo com as orientações da NBR 14725 de julho de 2001 emitida pela ABNT – Associaç¿o Brasileira de Normas Técnicas. As informações contidas neste documento refletem o nosso presente conhecimento e experiência, entretanto não implicam garantias de qualquer natureza.

Considerando a variedade de fatores que podem afetar seu processamento ou aplicação, as informações contidas nesta ficha não eximem os processadores da responsabilidade de executar seus próprios testes e experimentos. Para maiores esclarecimentos ou informações adicionais sobre o uso deste roduto consulte a METASIL QUÍMICA IND E COM LTDA. Quaisquer outros usos do produto que não os recomendados, serão de responsabilidade do usuário. É da responsabilidade do receptor/recebedor da mercadoria assegurar que os direitos de propriedade, leis e regulamentos existentes, devem ser devidamente observados/respeitados. ABREVIAÇÕES: NA: Não Aplicável ND: Não Determinada OSHA: Administração de Segurança e Saúde Ocupacional LD50: dose letal para 50% da população infectada LC50: concentração letal para 50% da população infectada CAS: chemical abstracts service TLV-T’WA: é concentração média ponderada permitida para uma jornada de 8 horas de trabalho TLV-STEL: é o limite de exposição de curta duração-máxima concentração permitida para um exposição continua de 15 minutos ACGIH: é uma organização de essoal de agências governamentais ou inst impressão 20/02/2009 ACGIH: é uma organização de pessoal de agências governamentais ou instituições educacionais engajadas em programas de saúde e segurança ocupacional. ACGIH desenvolve e publica limites de exposição para centenas de substâncias químicas e agentes ffsicos. PEL: concentração máxima permitida e contaminantes no ar, aos quais a maioria dos trabalhadores pode ser repetidamente exposta 8 horas dia, 40 horas por semana, durante o período de trabalho (30 anos), sem efeitos adversos à saúde. OSHA: agência federal dos EUA com autoridade para regulamentação e cumprimento de disposições na área de segurança e saúde para indústrias e negócios nos USA. ADR e RIO: acordo europeu relativo ao transporte internacional de produtos perigosos , via terrestre.

GGVE/GGVS: Gefahrgutverordnung Eisenbahn Bzw Strasse – decreto sobre o transporte de materiais perigosos, via terrestre (ferrovia e rodovia). GGV- See: Gefahrgutverdnungg-see – decreto sobre o transporte de materiais perigosos, via marítima IMDG: Internacional Maritine Code for Dangerous Goods – código internacional para o transporte de materiais perigosos via maritima. CAO: Cargo Arcraft Only – carga autorizada para o transporte em avião de carga. PAX: Passenger Aircraft – quantidade permitida para transporte em avião de passageiros. AEI_: é o limite de exposição aceitável. Em lugares onde os limites de exposição ocupacional imposto por órgãos governamentais forem menores que o AEC estes limites devem Ter preferência.

Teorias da aprendizagem e aprendizagem escolar

0

Teorias da Aprendizagem e Aprendizagem escolar Teorias Psicologia-Aspectos conceituais Contribuições para o âmbito educacional-aprendizagem Teoria verbal significativa I * Desenvolvida

Read More

Tomada de decisão

0

1- O proprietário de uma pequena loja de maquinas acaba de perder um de seus maiores fregueses. A solução para

Read More