Cientifico
Escola Estadual Jorge Amado 30 Ano “F” Noturno OF4 p Lei de Lenz Antoniel Cardoso Rafael Henrique Thais Regina Conti TaiSiS Elisson “Dedicado para aquele que, independente do seu ideal de vida sempre estará ao seu lado, Deus senhor do Universo. ” Heinrich Friedrich Emil Lenz Lenz nasceu em 12 de Fevereiro de 1804 em Dorpat, Rússia, e morreu em Roma em 10 de fevereiro de 1865.
Ele se tornou professor da Universidade de São Petersburgo e investigou a condutividade de vários materiais sujeitos a corrente elétrica e o efeito da temperatura sobre a condutividade. Também estudou o calor produzido pela corrente ao passar em um condutor e descobriu a lei, que hoje é conhecida pelo nome de Lei de Joule, além de ter descoberto a reversibilidade das máquinas elétricas.
Trabalhando sem nenhum conhecimento sobre os trabalhos de Henry (Henry descobriu que quando corrente elétrica passa por um fio, cria-se ao seu redor, um campo magnético, ou seja, a indução eletromagnética), e somente com um conhecimento parcial das descobertas de Faraday (que formulou a Lei da Indução Eletromagnética), ele não só realizou estudos similares, as formulou um princípio básico que escapou tanto de Faraday como Henry, conhecido hoje, por Lei de Lenz. que se deslocam em campos magnéticos. (Conforme indicado anteriormente, não importa se você deslocar o condutor ou o campo magnético para produzir a tensão. . Segundo a lei de Lenz, o sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem. Havendo diminuição do fluxo magnético, a corrente criada gerará um campo magnético de mesmo sentido do fluxo magnético da fonte. Havendo aumento, a corrente criada gerará um campo agnético oposto ao sentido do fluxo magnético da fonte. Tendo como exemplo uma espira circular no mesmo plano da tela do monitor submetida a um fluxo magnético constante (portanto sem corrente induzida) e “entrando” na tela.
Dependendo da movimentação dada à espira, ocorrerá aumento ou diminuição do fluxo magnético e, com base nesse movimento, podemos determinar o sentido da corrente criada: Afastamento (diminuição do fluxo magnético): sentido horário. Aproximação (aumento do fluxo magnético): sentido anti-horário. Com a variação do fluxo magnético, mesmo constante, gera uma orrente elétrica, intensa ou não, depende-se do campo que se forma na espira circular. 3 mostra uma experiência simples que demonstra a lei de Lenz.
Na primeira figura, a manivela de um gerador manual é girada; isto produz uma tensão da saída V sobre os terminais do gerador. A única oposição à rotação da manivela é o atrito das partes giratórias dentro do gerador. Na segunda figura foi colocado um resistor sobre os terminais do gerador; a tensão gerada provoca um fluxo de corrente no circuito. Esta corrente deve fluir nas bobinas do gerador; de cordo com a lei de Lenz, a corrente nas bobinas do gerador produz um campo magnético que se opõe ao movimento do gerador.
Se você estiver girando a manivela do gerador, irá notar que se torna mais difícil girar a manivela quando o resistor de carga for ligado em seus terminais, Isto demonstra que a corrente induzida produz um campo magnético que se opõe ao movimento. Conclusão Ao final deste trabalho, concluiu-se que a Lei de Lenz é de certo modo derivada de Faraday, porém ela atingiu o ápice, graças ao seu criador que somou seus conhecimentos com os de Faraday. 4DF4