Colonização portuguesa na américa

Categories: Trabalhos

0

Colonização portuguesa na américa Premium gyVinicius12emeio Map 07, 2012 2 pazes Portugal e seu império colonial As Entradas As entradas eram expedições financiadas pelo governo português para explorar territórios no interior da colônia e defender a região açucareira de ataques indígenas e piratas europeus, além de procurar metais e pedras preciosas. Em geral, as entradas partiam do Litoral nordestino em direção ao interior. As Bandeiras As bandeiras eram expedições particulares organizadas pelos bandeirantes (paulistas).

Elas eram divididas em três partes Bandeiras de apresamento: busca de índios para escravizar; * Bandeiras prospectoras: coleta de metais e pedras preciosas; * Sertanismo de co para subjugar. Causas da expansão cc Vasco da Gama expl portas do Oriente à c ora ostis e quilombos Índico, abrindo as Com o objetivo de obter a hegemonia comercial na região, os portugueses entraram em luta com os mercadores árabes, os antigos senhores dos mares, conseguindo infligir-lhes sérias derrotas. Calecute, Egito e Veneza uniram-se contra Portugal, porém esta aliança foi derrotada em 1509.

Em 1510 Afonso de Albuquerque conquistou Goa, na Índia, que logo se transformou na pnncpal possessão portuguesa na índia. O controle português das rotas marítimas entre o oceano Índico e o mar Mediterrâneo foi assegurado com a tomada da ilha de Swipe to nex: page Socotorá e da cidade de Ormuz. Ao Sião e às ilhas de Samatra e Java foi posteriormente imposto o protetorado português, com o domínio na região de Malaca na península da Malásia. Com tal domínio, os exploradores portugueses puderam chegar às ilhas de Sonda, à China e ao japão.

Portugal passou a ter um controle tão grande do índico que era necessário a quem quisesse atravessá-lo solicitar um salvo-conduto às autoridades portuguesas. As conquistas no Oriente, somadas à existência dos entrepostos comerciais da África, fizeram nascer o primeiro grande império colonial da Europa moderna, que se estendia por 20. 000 km de costas, do cabo Bojador, no Oceano Atlântico, às ilhas Molucas, no Oceano pacfico. Ineficaz, porém, foi a forma do monopólio da exploração do império.

Em vez de povoar os territórios, o que era humanamente mpossível devido à vasta extensão e ao escasso número de pessoas para o fazer, Portugal se impunha militarmente: para manter a logística, dispendia boa parte do que lucrava com o comércio das especiarias, sobretudo a pimenta. Como se isso não bastasse, a concorrência começou a mudar com a entrada no comércio dos espanhóis, franceses, ingleses e neerlandeses atraídos pelos lucros obtidos com a revenda das especiarias na Europa. Desta forma, por volta de 1570 já se encontravam decadentes as estruturas coloniais portuguesas na Ásia e na África.

Antropocentrismo x ecocentrismo

0

O Antropocentrismo é uma concepção genérica que, em síntese, faz do homem o centro do universo. essa consideração do homem

Read More

Pcmat estruturas

0

Desafio – PCMAT – Aula 1 PCMAT = 28/03/2012 1. oque é PCMAT 2. Qual Estrutura deve ter 3. Aspectos

Read More