Comunicação social
Características sociais gerais do século XX e influência das Tecnologias e Comunicação Digital O século XX foi marcado por diferentes manifestações de socialismo e democracias capitalistas, nacionalismos, fascismo, nazismo, dltaduras militares na América Latina, levantes anticoloniais, assim como movimentos sociais diversos. Assistimos igualmente, ao longo do século, o advento da comunicação digital e de variadas tecnologias.
Este que teve seus primórdios com o telégrafo e as ondas radiofônicas, mas teve eu boom especialmente a partir dos anos 60, após a eclosão do fenômeno televisivo e, mais tarde, com o aperfeiçoamento do Swipe lo nexL page computador e o surg- Ao estabelecer u percebemos que, en do desenvolvimento Sociedade da Inform PACE 1 ar to next*ge dade Industrial, r foi a tecnologia a tecnologia da sua principal função seria substituir e amplificar o trabalho mental do homem.
Com o extraordinário desenvolvimento tecnológico experimentado na segunda metade do século XX, estabeleceram- se as condições e o cenário para a convergência entre a nformática, a eletrônica e a comunicação. Este fato leva o computador a centralizar funções que antes er eram apresentadas por diversos meios comunicacionais. Assim, não há apenas um emissor, mas milhares. A eficiência e a agilidade que proporcionam para a comunicação entre as pessoas permitem vislumbrar avanços incalculáveis em todos os campos.
O prodigioso desenvolvimento dos meios de comunicação, ao longo do século XX, modificou todo o ambiente social e polltico. O contato entre líderes políticos e sua base, a relação dos cidadãos om o universo das questões públicas e mesmo o processo de governo sentiram, e muito, o impacto da evolução tecnológica. Já no começo do século, fez-se notar a presença do rádio, secundado pelo cinema, que se mostrou um importante instrumento de propaganda. Os novos meios exigiam novos tipos de políticos, que soubessem como utillzá-los.
Cada um ? sua maneira, Franklin Roosevelt, nos Estados Unidos, e Hitler, na Alemanha, tornaram-se símbolos da politica da era do rádio. Assim como Hollywood e a CIFA berlinense representaram duas ormas diferentes de aproveitamento político do cinema. A convergência dos sistemas de comunicação, tecnologias da informação e crescimento das redes integradas tornam-se responsáveis pela transição de uma sociedade antes voltada ? indústria, para uma sociedade agora baseada na informação. O desenvolvimento de equipamentos cada vez mais eficazes permite o ape PAGFarl(F3 baseada na informação. ermite o aperfeiçoamento da organização, catalogação e armazenamento de informações. As múltiplas vias de buscas, a mesma forma, possibilitam o acesso a bens culturais por um público cada vez maior. O acervo historicamente acumulado tem lugar amplo e seguro para sua preservação e fruição no ciberespaço. Não só a localização de obras está facilitada, como as próprias bibliotecas virtuais se multiplicam pelo mundo. As diversas sociedades, tanto do primeiro quanto do terceiro mundo reconhecem a importância de estarem inseridas no processo de convergência e correm em busca de redes avançadas de comunicação. ode-se, assim, visualizar uma ociedade que mudou a dinâmica nas relações que envolvem troca de informações, migrando do meio geográfico (físico) para o meio virtual oferecido pelas redes. Referências Bibliográficas: http://cdij. pgr. mpf. gov. br/noticias/palestra_cbbd/T2_A1 . pdf http://www. rbhcs. com/index arquivos/A%20sociedade%20no http://veja. abril. com. br/especiais/secu1020/introducao. html http://www. fac. unb. br/site/index. php? option-com_content&view =article&id=583:comunicacao-corporativa&catid=67:noticias& Itemid=167 PAGF3ÜF3