Conceito de cultura através da história

Categories: Trabalhos

0

2. 1 – Conceito de cultura através da história 1) BOAS desenvolveu a teoria do PARTICULARISMO HISTÓRICO, chamada Escola Cultural Americana. O autor defende que a humanidade não tem uma evolução histórica unilinear, mas multilinear. Isso equivale a propor que não podemos falar em evolucionismo social, pois a história é algo particular a cada povo (“muitas linhas”), e não um único destino (“única linha”) dentro do qual podemos classificar os “mais avançados” e os “mais atrasados”.

Assim, entre seus pressupostos, é correto assinalar: A) Sua teoria busca apoio nas ciências naturais para comprovar a rigem biológica dos multilinear depende B) Cada cultura segue o diferentes eventos hi ora to view nut*ge volução cultural m povo. s em função dos ade enfrentou, e não um padrão a ser atingido considerando outras sociedades. C) Devemos compreender a cultura como um fenômeno puramente intelectivo de base filosófica, assim podemos explicar a importância dos símbolos para a Humanidade; as culturas mais particulares avançam mais e as outras menos.

D) Cada hábito cultural deve estar relacionado com a necessidade de sobrevivência de um grupo; assim a particularidade de cada ultura se dá em função da criação de tecnologias diferentes. Não é possível compreender a diversidade cultural sem considerar a história universal humana que nos coloca em diferentes graus de de evolução; assim, os povos mais atrasados não devem ser um padrão de referência para a evolução humana. 2)Em 1871, TYLOR definiu cultura como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética.

Além dessa definição, encontramos em nosso dia-a-dia frases que atribuem mais ou menos cultura a cada indivíduo, como: “fulano em muita cultura”. Essas duas formas de definir cultura podem ser corretamente colocadas da seguinte maneira: Ambas são idênticas, pois afirmam que a diferença de comportamento entre cada Individuo é resultado de suas características inatas- que nascem com os indivíduos. Elas definem fenômenos diferentes.

A primeira frase diz respeito à evolução biológica da humanidade, enquanto a segunda fala da evolução cultural de uma pessoa. Ambas mencionam a importância dos processos de aprendizado, mas no caso de Tylor é um conceito científico que pode ser plicado unlversalmente (a qualquer ser humano), e no segundo caso, há uma tentativa de diferenciar as pessoas, e é muito usado pelo senso comum. Essas definições se preocupam em demonstrar a importância da transmissão de conhecimentos através do perfil genético de um grupo social ou mesmo de um indivíduo.

E) Essas frases definem fenômenos relacionados com a maior ou menor capacidade de transmitir e receber conhecimentos, ou seja, explica como em algumas culturas existe mais educação e em outras menos. 3)Muito antes do surgimento da Antropologia, havia um debate obre os elementos que diferenciam o comp antes do surgimento da Antropologia, havia um debate sobre os elementos que diferenciam o comportamento humano dos demais animais.

Jean Jacques Rousseau, em 1775, defende a seguinte idéia: Que o ser humano se diferencia das demais espécies porque é superior biologicamente; possui inteligência, capacidades de uso da razão, e também habilidades motoras para fabricar instrumentos. A diferença, para Rousseau está baseada no fato do ser humano ter alma, pois é a única espécie capaz de reconhecer a criação divina. Somos todos dependentes de um governo centralizado que mantenha o comportamento baseado em regras, leis e normas; a moral é o que diferencia o ser humano das demais espécies.

O que nos faz diferentes é nossa racionalidade e a cultura letrada, a capacidade de erudição sobre diferentes temas do conhecimento. O papel central na transformação de nossa espécie de animais em seres humanos se deve à educação, sem a qual não seriamos muito diferentes das demais espécies. Sugestão Leia o capítulo “Antecedentes históricos do conceito de cultura” na obra de Roque de Barros LARAIA, indicada na bibliografia. )Leia esse trecho do livro CULTURA – um conceito antropológico (LARAIA, R. B, pgs. 3-34) e responda de acordo com a alternativa correta: “Uma série de estudiosos tentou analisar, sob esse prisma, o desenvolvimento das instituições sociais, buscando no passado as explicações para os procedimentos sociais da atualidade. (… ) por detrás de cada um destes ominava, então, a idéia de PAGF30Fd atualidade. (… ) por detrás de cada um destes estudos predominava, então, a idéia de que a cultura desenvolve-se de maneira uniforme, de tal forma que era de se esperar que cada ociedade percorresse as etapas que já tinham sido percorridas pelas sociedades mais avançadas’. Esse trecho descreve corretamente a seguinte teoria: Relativismo cultural. Progresso cultural. Socialização. Evolucionismo social. Desenvolvimento padrão 5)Existe uma teoria que explica a diversidade de culturas humanas através do conceito de evolução social. Para os defensores dessa tese, algumas culturas seriam mais evoluídas que as outras, e um dos critérios para classificá-las é o dominio de tecnologias. De acordo com as idéias trabalhadas na disciplina, asslnale a alternativa correta. A) A teoria do evolucionismo social é a única forma de explicar a diversidade cultural.

Essa teoria evolutiva apresenta erros conceituais e passou a ser combatida pela ciência desde o início do séc. XX, pois promove preconceito contra certas culturas. C) Apesar de ter alguns erros, a maior parte dos cientistas que se dedicam ao estudo da diversidade cultural ainda concorda com a teoria do evoluclonismo social. D) A teoria do evolucionismo social não pode ser aceita, pois muitos não a conhecem. Entre todas as teorias que ex licam a diversidade cultural humana, essa teoria é aqu eta, pois possibilita o

Pipeline

0

Pipeline Microprocessadores й um assunto interessante a ser tratado dentro do mundo da informбtica sendo, com certeza, um dos assuntos

Read More

Engenharia ambiental

0

‘A multiplicação de carros no Brasil é uma bomba relógio ambiental de grandes proporções’. Entrevista com André Trigueiro “Não existe

Read More