Contribuição do lúdico no precesso ensino-aprendizagem
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZNOAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO LINCENCIATURA E BACHARELADO EM EDUCAÇAO FISICA MAYRON DOS SANTOS SAMPAIO A CONTRIBUIÇAO DO LUDICO NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA oral MANACAPURU – AM to view nut*ge 2011 2 A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO- Monografia apresentada como requisito e força. Aos meus pais Miquéias Rodrigues Sampaio e Sebastiana Maria Ferreira dos Santos, ao meu irmão e melhor amigo Jonys Ferreira dos Santos e aos meus sobrinhos Heitor Ferreira e Byanca Ferreira, pelo estímulo e força que me deram quando precisei.
A todos os professores assistentes que fizeram parte desta jornada e me orientaram pelos caminhos que devo seguir. Em especial à minha namorada Valéria Naumann pelo incentivo e apoio dedicado quando mais precisei. 6 EPIGRAFE “Eu poderia suportar, embora não sem do r, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! A alguns deles não procuro, basta saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida… mas é delicioso que eu saiba e sinta que eu os adoro, embora não declare e os procure sempre”. Vinícius de Moraes) 7 SUMÁRIO INTRODUÇÃO IO PAGF do lúdico na Aprendizagem . CAPÍTULO II 2. METODOLOGIA 31 3. RESULTADO DA PESQUISA E ANÁLISE DE DADOS . . 33 CONSIDERAÇOES REFERENCIAS — . 40 ANEXOS 8 RESUMO . 28 FINAIS . . . . . . . 37 O presente trabalho pretende entender as transformações pelas quais passa a educação hoje, o papel do professor, do aluno na etapa de desenvolvimento a que se destina a pesquisa, da escola é fundamental para que o processo de ensino aprendizagem da educação física possa ser melhorado de forma efetiva.
No jogo, o aluno aprende a aceitar regras, esperar sua vez, aceitar os resultados, lidar com rustrações, experimentar, descobrir e inventar. passa a ter mais afetividade e sensibilidade, fatores que lhe ajudarão nesse mundo conturbado em que vivemos hoje, principalmente levando em consideração o est ado em que os alunos chegam vespertino e a professora.
Como instrumento de coleta de dados foi utilizado questionários com questões subjetivas aos alunos e observação participante. Os resultados revelaram que apesar de duas professoras afirmarem conhecer e utilizar atividades lúdicas nas suas aulas práticas, quando confrontados com outras questões, como, por exemplo, qual o tipo de atividades raticadas, fica claro que ainda há um grande desconhecimento sobre a potencialidade do lúdico como ferramenta didática.
Palavra – chave: lúdico; aprendizagem; Educação Física ABSTRACT This work intends to Understand the transformations undergone by education today, the role of the teacher, the student’s stage of development which aims to research, the school is fundamental to the process of teaching and learning of physical education can be improved effectively. In the game, the student learns to accept rules, wait their turn, accept the results, deal with frustrations, experiment, discover nd invent.
She now has more warmth and sensitivity, factors that Will help this troubled world we live in today, especially considering the state in which students arrive at school, influenced b scientific and technological revolution is undergoing i The results revealed that although two teachers claim to know and use play activities in their practical classes, when confronted with other issues, for example, What type of activities performed, it is clear that there is still great ignorance about the potential of play as a teaching tool. Word – key: play, learning, physical education 10
O Ensino-Aprendizagem é aquele que se preocupa, não só com mudanças tecnológicas e comportamentais, que ocorre em velocidade s cada vez maiores dentro do ensino, como também, o desenvolvimento do professor e do aluno neste processo. É, portanto, um desafio para quem deseja construir aprendizagens e estratégias educacionais, levando-se em conta essa evolução pela qual trafegam mestre e aluno. A ludicidade requerida justifica em ensino por meio de jogos. O Jogo é um universo, no qual, através de oportunidade e riscos, cada qual precisa achar seu lugar.
Pode ser trabalhados, por exemplos, através de perguntas, or regras, enfim, de inúmeras maneiras, porem, nesta pesquisa, (o autor) trabalhará com os jogos esportivos, dando ênfase à arte emocional, à adaptação individual e social dos PAGF S jogo, como um agente facilitador da aprendizagem, e bem mais desenvolvido por teóricos e pedagogos do que há algum tempo, ate mesmo pela preocupação cada vez maior em estar aliado o ensino a metodologias que garantam eficazes resultados na educação; e por se tratar de algo, dinâmico, exigindo certo cuidado e saber no seu planejamento e execução.
Cury (2003), em suas considerações em forno da educação, firma que “Bons professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibllidades”. Não adianta ser só didático, trabalhar jogos de cunho pedagógico, precisa-se ir muito alem das teorias, ate porque os jovens de hoje, dentro de um mundo globalizado, aonde a informação vem, praticamente, de forma instantânea, não pensam da mesma forma que os passado, ou seja, o tempo todo ocorre um processamento intenso de dadas e informações.
O autor acredita que, em qualquer etapa da vida de criança e adolescentes, o lúdico pode estar presente. Brincar não e coisa apenas de criança equenas, erra escola ao subsidiar sua ação, dividindo o mundo seno do estudo aplicado e da responsabilidade. A presente pesquisa reúne as reflexões e resultados da pesqulsa de campo acerca da contribuição do lúdico no processo ensino aprendizagem da Educação Física.
Onde se pretende ensar o brincar, os jogos e as situaçóesproblema, c cursos uteis para uma Cury (2003), que atribuem a essas metodologias a importância do fator emoc ional. Animar o processo de ensino-aprendizagem é dever e função que cabe aos docentes desempenhar e, portanto, precisam ser competentes, investigadores, utrir certos conhecimentos de forma desenvolver atividades que sejam divertidas e, que, sobretudo, toquem a sensibilidade dos alunos, sabendo discernir o que aquilo vai gerar de bom ou ruim para eles.
Esta problemática foi escolhida em decorrência do importante papel que esta contribuição exerce, uma vez aplicada aos conteúdos do ensino Básico de 1 a 5 ano, já que através dos estudos realizados, se podem verificar a falta de investigação do tema nesta etapa do ensino, o fortalecimento de vínculos familiares, tolerância mútua e do aumento de índice de dificuldades de aprendizagem ecorrentes a fatores, segundo pesquisas, ligados a esse fato. A pesquisa teve como principal objetivo conhecer e analisar a utilização do lúdico como recurso didático, na disciplina de Educação Física.
Não em substituição na parte teórica e pratica, porem como auxilio no processo ensinoaprendizagem e propiciar situação que evoluam o uso de jogos e brinc adeiras no 12 ensino dos alunos dos 3 ano “C” do ensino fundamental do turno vespertino da Escola Municipal Profr Beatriz da Silva Bezerra. Esta PAGF 7 participante como técnicas de pesquisa. As respostas ao questionário feito no presente trabalho tiveram mbasamento teónco predominante em Paulo Freire (1 996), na passagem em que afirma: “não há ensino sem pesquisa nem pesquisa sem ensino”, ou seja, o professor precisa ousar correr riscos, porque sem isso não existe educação.
Em Macedo (2000), diz que “as aquisições relativas a novos conhecimentos e conteúdos escolares não estão nos jogos em si, mais dependem das intervenções realizadas pelo profissional que conduz e coordena as atividades”. Alem de outros que complementarão a pesquisa. Neste trabalho, é importante explicar que a palavra jogo foi utilizada para referir-se ao brincar, quando se trata de atividade lúdica. E que se origina do vocábulo latino jacus, significando entre outras coisas divertmentos e bnncadeira (LAROUSSE CULTURAL, 1992). 13 CAPÍTULO 1.
REFERENCIAL TEORICO 1. 1 A Educação hoje no Brasll “Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente”. (Augusto Cury). Muito iá se falou sobre a E rasil. A Educação em modelo de ensino porque desde os primeiros anos de nossa descoberta sofremos da falta de estrutura e investimento nessa área. Contudo, aparece o problema do modelo pedagógico adotado nos dias atuais. Neste aspecto ocorre uma olarização tradicional (método fonético) e a escola nova (construtivismo). Santos (1 981, p. 1) enfatizam a importância do conhecimento da sua transmissão a cultura de um povo. o conhecimentos não e só o conteúdo báslco das concepções da cultura; as próprias preocupações com a cultura são instrumentos de conhecimentos. Ver-se, portanto a educação como aquela que contribui a organização social e o repasse de seus costumes, valores e princípios como instr umentos de aquisição de conhecimentos, sejam através de estudos o experiencias, como um processo intimamente ligado a cultura de um povo, sendo ela rocesso de construção histórica e formação dos homens. 4 Entretanto, de um lado está à escola tradicional, aquela que dirige modela que é „comprometidaU; de outro todas as suas possibilidades de ser. É, portanto „descompromissada”. É o produzir contra o deixar ser; é a escola escravisadora contra a escola libertadora; é o compromisso dos tradicionais que causada pela critica dos escolanovistas, que acreditavam piamente que puramente pela critica se atingira uma melhoria no aprendizado. A escola tradicional procurava ensinar e transmitia conhecimento, escola nova estava preocupada em apenas considerara o prender a aprender.
A escola não pode e não deve continuar da mesma maneira, usando métodos tradicionais e alheios as novas mudanças. Mas a diferença entre a escola tradicional e nova, não o maior problema na Educação. Ela infelizmente não é prioridade no Brasil. Muitos recursos que chegam do governo não chegam à escola, ou se chegam, as obras ficam pela metade, impossibilitando o aluno a ter um pouco mais de conforto. As divergências sociais são outro grande problema na Educação. Enquanto há Escolas modernas, com tecnologia adequada, há outras escolas com elhado de palha, bancos de madeiras, sem conforto, sem merenda.
Estudar se transformou num sinônimo de decorar. O nível intelectual dos alunos hoje tem caído, razoes pela falta de interesse do aluno elou também pelo falta de motivação do professor, que sua razão esta em seu pouco salário. Apesar destes e do outros detalhes e pontos negativos de nossa Educação atual aqui na Brasil, o pais teve e tem seus mérltos no crescimento educacional, tais como a LDB, Fundeb, PCN”S, ProlJni, entre outros, que fazem parte do utópico crescimentos da Educação brasileira. Em uma pesquisa feita po obre A história da