Desafios do gestor escolar para a mudança organizacional da escola

Categories: Trabalhos

0

QUALIDADE DA COLETA E A NECESSIDADE DE UMA CONSCIÊNCIA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE DE GOIANA Alex Maciel Gonzaga, Sean Conney Vieira da SILVA, & Flávia pereira da SILVA RESUMO O consumismo da sociedade atual resulta em desperdício e com isso milhares de toneladas de lixo são produzidos diariamente. A maior parte dos re é simplesmente joga se existentes nas perife s das localizado na zona da coleta seletiva.

Com or6 ntros urbanos o em depósitos m Cípio de Goiana, , mas não realiza a ualidade da coleta e da disposição dos resíduos sólidos da cidade de Goiana – PE em como determinar a percepção dos cidadãos goianenses em relação ao lixo, os problemas ambientais, qualidade da coleta, destinação final dos resíduos sólidos e a importância da coleta seletiva, foram aplicados questionários a famílias e funcionários municipais da limpeza. Palavras-chave: resíduos sólidos, educação ambiental.

INTRODUÇÃO O crescimento populacional e a oferta de bens de consumo descartáveis tem contribuído para o aumento no volume de resíduos sólidos, este é sem dúvida um dos grandes problemas ambientais da atualidade. Sem a infra-estrutura ecessária os resíduos recolhidos nos centro de pessoas nas cidades, vem agravando a capacidade natural da Terra de absorver os resíduos gerados. O Brasil produz cerca de 1 50 mil toneladas/dia de resíduos.

Mais de três mil municípios estão Jogando os resíduos sólidos urbanos coletados a céu aberto nos lixões (IBGE, 1991 Nesses locais o chorume gerado na decomposição do lixo, penetra no solo, contaminando as águas subterrâneas e os rios. Pessoas pobres – adultos e crianças – catam matérias para vender e se alimentam de restos de comida estragadas ou contaminadas, lidam com cacos de vidro, ferros etorcidos, resíduos químicos e tóxicos, ficando expostas a acidentes e doenças.

A população brasileira precisa passar por uma transformação: que sejam alterados os valores culturais que levaram o país à situação atual em que parte da população é compelida a consumir cada vez mais, deixando para a outra parte apenas o lixo gerado com fonte de sobrevivência (ABREU, 2001, p. 24). 2 Os problemas relacionados à produção, coleta e destinação final dos resíduos sólidos são comuns em muitas cidades ao redor do mundo.

No entanto tal situação se agrava quando não há serviço dequado de coleta e disposição final do lixo, isto repercute negativa e diretamente sobre a qualidade de vida daqueles que moram em cidades com problemas no planejamento urbano e no sistema de coleta e destinação do lixo (RIBEIRO, M. 1998, apud SILVA, J. A. , 2000).

No Brasil, a média de produção diária de lixo per capta é de 600g, mas essa média de produção tende a crescer nas grandes cidades e nas camadas mais ricas da população, por falta de informação donas de casa descartam 20% de certos alime camadas mais ricas da população, por falta de informação donas e casa descartam 20% de certos alimentos, como cascas e folhas, com alto poder nutritivo (IPT/CEMPRE, 1995; RIBEIRO, M. , 1998, apud SILVA J.

A, 2000). O grau de informação e envolvimento da comunidade no processo de limpeza urbana bem como a eficiência e seriedade dos administradores locais são fatores primordiais que se refletem na limpeza e organização de uma cidade. Nos lugares onde não há participação da comunidade ou interesse das autoridades municipais na limpeza urbana, é comum observar-se a existência de monturos de lixo pelas ruas, dentro de rios, em terrenos baldios etc. lixo olocado em caixotes, caixas de papelão, latas improvisadas e espalhadas pela calçada, aguardando a passagem do caminhão. As autoridades precisam reconhecer que o estado de limpeza de uma cidade influencia a qualidade de vida bem como o seu desenvolvimento, pois refletem negativamente na saúde da população e na economia da região (SILVA, J. A. , 2000).

A fim de verificar a qualidade da coleta e disposição final dos resíduos sólidos domiciliares da cidade de Goiana — PE e verificar a consciência ambiental e envolvimento dos goianenses no processo de limpeza urbana, para auxiliar o poder publico unicipal a visualizar e a desenvolver um conjunto de ações alternativas que possam resultar em melhores condições para a coleta, disposição final dos resíduos domiciliares, e consequentemente melhorias na qualidade de vida da população e conservação do meio ambiente, foram realizadas entrevistas com os garis e com a população.

OBJETIVOS Avaliar a qualidade da coleta e disposi PAGF3rl(F6 entrevistas com os garis e com a população. OBJETIVOS Avaliar a qualidade da coleta e disposição final dos resíduos sólidos domiciliares da cidade de Goiana – PE. Verificar as medidas adotadas pelos habitantes de Goiana em relação à coleta de resíduos sólidos. Analisar a consciência ambiental dos cidadãos goianenses. METODOLOGIA Realizou- se uma pesquisa com a população, através de questionários para verificar o grau de informação sobre a coleta seletiva, os principais materiais recicláveis e verificar o grau de satisfação com a limpeza da cidade.

O questionário foi respondido por 30 famílias residentes em diferentes bairros da cidade de Goiana, zona da mata pernambucana. O questionário era composto de onze questões: dez objetivas – práticas cotidianas adotadas o tratamento do lixo, problemas que o lixo traz a sociedade, poss[veis soluçóes para estes, produtos recicláveis, e satisfação quanto as medidas adotadas na limpeza urbana — e uma subjetivas – o que é meio ambiente e a importância de medidas de preservação.

Também foram aplicados questionários a funcionários municipais responsávels pela coleta e destinação final dos resíduos sólidos domiciliares e urbanos. Tal questionário continha 12 questões: nove objetivas – condições de trabalho, destinação final do lixo, coleta seletiva e aspectos da limpeza rbana – e duas subjetivas – dificuldades encontradas no trabalho e consciência ambiental.

RESULTADOS E DISCUSSÕES Os questionários aplicados revelam que a população sabe que é fundamental um número razoável de depósitos para manter a cidade limpa e mais de 80% desses acreditam que a quantidade de lixeira PAGF depósitos para manter a cidade limpa e mais de 80% desses acreditam que a quantidade de lixeiras existentes nas ruas da cidade é insuficiente, no entanto afirmam que estão satisfeitas com a frequência em que a coleta de lixo é realizada em seu bairro.

Assim a maioria dos entrevistados (96%) deposita o lixo doméstico num ponto de coleta e apenas menos de 4% dos entrevistados jogam o lixo num terreno baldio próximo a sua residência, isso trás benefícios para a sociedade, pois a proliferação de doenças e outros danos ao meio ambiente e ao homem podem ser evitados. Segundo Oliveira & Carvalho (2004) o lixo contribui para a poluição ambiental, proliferação de moscas e outros vetores que se alimentam do lixo e são vetores de zoonoses. 4 Observou-se que 54% das pessoas não fazem à separação de res[duos domésticos, destes 83% afirmam que por falta de oleta seletiva.

Isto mostra que se houvesse pontos de coleta seletiva uma grande parte da população separaria os resíduos gerados o que contribuiria grandemente para a limpeza da cidade e melhor condição de vida para os catadores que podenam desfrutar de melhores condições de trabalho, isto mostra que é fundamental que os órgãos públicos criem novas estratégias de coleta e destinação dos resíduos sólidos que contribuam para a preservação do meio ambiente. Embora reutilizar resíduos sólidos como garrafas e embalagens plásticas contribua para diminuir o cúmulo de lixo apenas 44% das famílias entrevistadas afirmam ter este hábito.

De fato, a reciclagem e a reutilização são algumas das melhores soluções para o problema de acúmulo de lixo, pois além de contribuir para a algumas das melhores soluções para o problema de acúmulo de lixo, pois além de contribuir para a diminuição de resíduos gera subprodutos e empregos. Segundo Rouquayrol & Almeida (1 999), a reciclagem consiste em transformar produtos existentes no lixo de modo a gerar um novo produto, mas infelizmente matérias como espelhos e baterias de celular não são passíveis e reciclagem. De modo que em alguns casos a melhor solução é a diminuição do consumo.

Os profissionais envolvidos na limpeza da cidade afirmaram que a coleta REFERÊNCIAS ABREU, M. F. DO lixo a cidadania: estratégia para a ação. Brasaia: parceria realizada entre a Caixa Econômica Federal e a UNICEF, 2001. ALENCAR. M. M. M. Reciclagem de lixo numa escola pública do município de salvador. Candombá – revista digital, v. 1, n. 2, 96 – 1 13, jul-dez 2005. IBGE. Pesquisa Nacional de saneamento Básico – PNSB. Rio de Janeiro: IBGE/ DPE, 1992. IPT/CEMPRE. Lixo Municipal: manual de gerenciamento ntegrado. Coordenação Niza Silva Jardim. t. al. 1 ed. São Paulo, 1995, 278 p. OLIVEIRA, M. V. C. & CARVALHO, A. R. Princípios básicos do saneamento do meio. 4 ed. São Paulo: Senac, 2004. ROUQUAYROL, M. Z. & ALMEIDA, F. N. epidemiologia e saúde. 5 ed. Rio de Janeiro: Medsi, 1999. SILVA, J. A. Análise da qualidade da coleta e disposição final dos res[duos sólidos domiciliares da cidade de Ivaiporã – Estado do Paraná. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de pós-graduação em engenharia de produção. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1999. 1 1 5p.

Contabilidade de empresas comerciais

0

[pic] SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDEUCLASSIANE MOREIRA MUNHOZ GLEICE MARIA MOURA DE OLIVEIRA JOSÉ ROBERTO VENDRAMINI VALDIRENE

Read More

Diversidade

0

WEBQUEST DIVERSIDADE CULTURAL Introdução Este trabalho tem como objetivo apresentar a necessidade de se respeitar a diversidade, enquanto elemento de

Read More