Economia
1 -Introdução Neste trabalho vamos explicar como funciona a economia de mercado e alguns fatores que a Influenciam, como formação de preços, demanda e oferta de produtos, maximização de lucros, monopólio, oligopólio e intervenções do governo na economia em geral. I 1 Swipe to page aumento da clientela, clientes satisfeitos maior lucro. = 1,200 – 2,800 = 1,600 (A-B – -1,500) 2,800- 1,200 1,600 (B-A= 1,600) . Com a alternativa A perda de R$ -1 ,500 . Com a alternativa B lucro de R$ 1,600 2. Curva de Possibilidade de Produção É a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo leno emprego dos recursos ou fatores de produção de que dispõem no momento. Deslocamento DA curva de demanda (aumentar/diminuir) As vanações são causadas exclusivamente por fatores extra- preços. -Bens substitutos (Pepsi e coca-cola, Skol e antártica, feijão e soja, sabão Omo e minerva, chá e café). 2. 3 Produto Elástico e Ineslático -Produto Elástico-quando uma alteração no preço faz aumentar ou diminuir mais que proporcionalmente a quantidade ofertada ou demanda do produto.
Ex: carne frango peixe qualquer produto substituíveis, e por razões obvias se o preço sobe digamos que as essoas tende a optar por outros. – Produto Inelástico-aquele em que o grau de sustentabilidade do consumidor a alteração do seu valor é irrisório. Ex: Combustíveis independente do preço o povo é obrigado a abastecer o carro. 3. Microeconomia Maximização de lucro: ocorre quando a diferença (Receita Total – Custos Totais) são maximizados. O ponto de máximo lucro ocorre onde a distância entre a curva de receita total e custo total é maxma.
Em termos simples, a ” m lucros ” como o próprio disponíveis, e deles tirar o máximo proveito, máximo beneficio. Um exemplo prático, seria não necessariamente a venda de odos os produtos que a empresa elaborou (por causa do stock estratégico que cada empresa deve ter, para fazer frente a possíveis necessidades futuras… encomendas, etc. ) mas sim, a obtenção do proveito racional. Vender mais; ao maior preço (sem deixar de ser competitiva); com os menores custos . gastos… se possivel vender também aquilo que não faz parte da sua atividade ordinária originaria por exemplo lucros extraordinários! O objetivo: as firmas procuram maximizar seus lucros, dado sua tecnologia, preço do trabalho, preço do capital, preço dos recursos naturais, e preço da terra. Maximizar lucro, porém, pode Slgnlflcar aumento da produção. Exemplos de maximização de Lucros 1 -Exemplo clássico Coca-cola- Quanto você estaria disposto a pagar por uma lata do refrigerante gelado em um estádio num dia de sol?
E qual o valor que você dá ao produto num dia frio e chuvoso? Em entrevista à Revista Veja em 1999, o então presidente da Coca-Ccla, Douglas Ivester afirmou que estaria nos planos da companhia uma máquina que ajustasse o preço da latinha em função da temperatura externa, pois, segundo ele, “essa é uma situação clássica de oferta e procura A Coca-cola é um produto cuja tilidade varia de momento para momento. 2-Exemplo prático Uma das formas mais simples de conseguir maxlmizar o lucro é através do chamado leilão holandês.
Neste modelo, o leiloeiro (vendedor) define a priori o preço máximo e o mínimo de venda. Ele inicia o leilão oferecendo o pr PAGF3DF11 Ele inicia o leilão oferecendo o produto pelo preço máximo e rapidamente vai baixando o preço até atingir o seu preço mínimo. Assim, o leiloeiro consegue maximizar seu lucro. 4. Formação de mercado Em sua acepção primitiva, a palavra mercado diz a um lugar determinado onde os agentes econômicos realizam suas ransações. O mercado permanece por tradição, como um lugar definido para o encontro de produtores e consumidores.
O conceito de mercado não se refere aos locais onde as transações dos bens e serviços ocorrem, mas às forças que definem a oferta e a procura correspondentes. A concorrência é grande no meio de mercado, temos tipos clássicos neste meio conturbado, como o monopólio, oligopólio, monopsônio e oligopsônio. 4. 1 Monopólio O Monopólio tem como referencia um único vendedor com o controle total sobre um ramo de atividade, definido do grego, como MONO *um* POLIST *vendedor* E ele o único produtor a sua indústria, não existindo qualquer indústria que produza um bem sucedâneo aproximado do seu produto.
Hoje em dia, os verdadeiros monopólios são raros e apenas surgem porque existem barreiras de acesso ao mercado. De fato, existe apenas devido alguma de forma de proteção governamental, que resulta na formação de um monopólio artificial ou monopólio legal; ou dividido ao aproveitamento de economia de escala, que resulta na formação de um monopólio natural.
Para explicar, podemos fazer referencia ao exemplo de uma companhia farmacêutica que, eventualmente, descubra um novo medicamento maravilhoso, a qual seria ompanhia farmacêutica que, eventualmente, descubra um novo medicamento maravilhoso, a qual seria quase que automaticamente protegida por uma patente que lhe daria o controle monopolístico sobre esse medlcamento durante certo numero de anos. 4. 2 Oligopólio “Oligopólio significa” poucos vendedores. Poucos, neste contexto, podem ser 2,5 ou IO empresas. O aspecto importante do oligopólio e o de que cada empresa, individualmente, pode influenciar o preço de mercado.
Os oligopolistas pertencem a duas categorias. Em primeiro, um oligopolista pode ser um dos poucos produtores que produzem em bem idêntico (ou quase). Assim, se aço de A, que abastece a área de Nova lorque, e muito semelhante ao de B, então, a redução dos preços de B fará com que os consumidores abandonem A e passem a comprar B. Nem A nem 3 poderão chamar-se monopolistas. Contudo, se o numero de vendedores for pequeno, cada um deles pode ter efeito considerados sobre o preço de mercado. Um exemplo são os vôos entre Nova lorque e Chicago, feitos por qualquer uma das poucas companhias aéreas que asseguram esta ligação.
No oligopólio, tanto as quantidades ofertadas como os preços são fixados entre as empresas por meio de conluios ou cartéis. O artel e uma organização formal ou informal de produtos dentro de um setor que determina a política de preços para todas as empresas que a ele pertencem. Um exemplo claro e combatido são os postos de gasolina, onde o preço não tem variações, se tem e muito pequena. O consumidor não tem alternativas. 4. 3 Monopsonio Monopsonio e uma forma de mercado com apenas um comprador, chamado d comprador, chamado de monopsonista, e inumeros vendedores.
E um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do monopólio, onde existe apenas um vendedor e vários compradores. O termo foi introduzido por Joan Robinson. Um onopsonista tem poder de mercado, devido ao fato de poder influenciar os preços de determinado bem, variando apenas a quantidade comprada. Os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta. Um exemplo são os produtores de leite, onde vendem seus produtos para cooperativas, e também as empresas de reciclagem. 4. 4 Oligopsonio Oligopsonio e uma forma de mercado com poucos compradores, chamados de oligopsonistas, e inúmeros vendedores. m tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do oligopólio, onde existe apenas alguns vendedores e vários compradores. Os oligopsonistas tem poder de mercado, devido ao fato de oderem influenciar os preços de determinado bem, variando apenas a quantidade comprada. Os seus ganhos dependem da alasticidade da oferta. Seria uma situação intermediaria entre a de monopsonio e a de mercado plenamente competitivo. Um exemplo e o mercado de cacau, onde três firmas ( Cargill, Archer Daniels Midland e Callebaut ) compram a maior parte dos grãos de cacau, geralmente produzido por pequenos agricultores de países menos desenvolvidos.
Fazendo um resumo sobre o Monopólio e Oligopólio os consumidores finais tem que se adequar com a concorrência imperfeita dos fabricantes, e vendedores, devido ao controle e preço, em alguns casos sem concorrência, também estão a mercer do vendedores, devido ao controle de preço, em alguns casos sem concorrência, também estão a mercer dos governos que controlam os impostos fazendo com que os fabricantes aumentem os custos e transmitam para o preço final.
Com relação ao Monopsonio e oligopsonio, e uma guerra entre os compradores e vendedores, os vendedores tem que se submeter ao controle abusivo de preço dos compradores de insumo, os vendedores produzem a matéria prima, tem despesas de mão de obra, dificuldade com climas variados, se não tiver uma lta produção ele se volta a vender barato e ate mesmo sem lucros compatíveis com o mercado. Então quando vendidos os compradores colocam estes produtos no mercado com os preços elevados, fazendo que a maior fatia dos lucros fiquem para eles. 5. Comportamento da Demanda e da Oferta 5. Demanda e Oferta- demanda é a quantidade de um bem ou serviço que um consumidor deseja e está disposto a adquirir por determinado preço e em determinado momento. Oferta é a quantidade de bens ou serviços que se produz e se oferece no mercado, por determinado preço e em determinado período de tempo. A demanda depende de fatores, como por exemplo: – Preferência do consumidor – se o consumidor mudar sua preferência, a demanda pelo bem ou serviço será afetada. Poder de compra do consumidor – se o consumidor não tiver condições financeiras para adquirir o bem ou o serviço, a demanda não existe em termos econômicos.
Preços de outros bens similares. – Preço do bem ou serviço pois pelos mecanismos comuns do mercado, quanto maior o valor, menor será a quantidade demandada. – Qual mecanismos comuns do mercado, quanto maior o valor, menor será a quantidade demandada. – Qualidade do bem ou serviço. Exemplos: Datas Comemorativas Em datas comemorativas, quando aumenta a demanda e a oferta de produtos, tem que se fazer uma pesquisa de mercado em busca do melhor presente e o menor preço. Nestas épocas do ano, os preços variam muito, devido a procura ser muito alta.
Safra do tomate Devido a grande oferta do produto houve a constatação da variação de preços realizado pela Ceasa no período de 18 a 24 de julho, em comparação com a pesquisa desenvolvida entre 11 e 17 deste mês, a caixa de 25 kg do tomate que custava R$ 56,60 agora pode ser encontrada por R$ 42. O preço em uma economia de mercado é determinado tanto ela oferta como pela procura. O equillbrio de mercado de um bem ou serviço é um ponto único, o qual a quantidade que os consumidores desejam comprar é exatamente igual à quantidade que os produtores desejam vender.
Quando ocorre excesso de oferta, os vendedores acumularão estoques não planejados e terão que diminuir seus preços, concorrendo pelos escassos consumidores. No caso de excesso de demanda, os consumidores estarão dispostos a pagar mais pelos produtos escassos. Consumidores e empresa, sem qualquer interferência do governo, tendem a encontrar sozinhos uma posição de equillbno, ediante o mecanismo de preços, ou seja, da lei da oferta e procura. 6.
Noções de Macroecono moeda, meio de pagamento, na economia. Determinar a quantidade de moeda na economia é função do Conselho Monetário Nacional (CMN), com participação do Banco Central do Brasil (BACEN). Ao determinar a quantidade de dinheiro, tem- se a formação da taxa de juros, ou seja, a taxa de juros pode ser interpretada como sendo o preço do dinheiro. A lógica da política monetária consiste em controlar a oferta de moeda para determinar a taxa de juros de referência do mercado.
O impacto a política monetária nas empresas se dá pelo o controle do nível dos preços através dos mecanismos para diminuição da taxa de inflação o governo reduz a oferta monetária e aumenta a taxa de Juros. 6. 2Política Fiscal consiste na elaboração e organização do orçamento do governo, o qual demonstra as fontes de arrecadação e os gastos públicos a serem efetuados em um determinado período. A política fiscal visa atingir a atividade econômica e assim alcançar dois objetivos inter-relacionados, a saber, estimular a produção, ou seja, crescimento econômico e combater, se for o caso, a elevada taxa de desemprego.
O impacto da politica fiscal nas empresas se dá a elevação da carga tributária sobre nossos bens, quando a demanda supera a capacidade produtiva, os estoques desaparecem e os preços sobem. 6. 3Política Cambial -O mercado de câmbio (divisas) é formado pelos diversos agentes econômicos que compram e vendem moeda estrangeira, conforme suas necessidades. Empresas que vendem mercadorias ou ações no exterior estão aumentando a oferta de moeda estrangeira, em particular o Dólar, pois sua receta ocorre em moeda e PAGFgDF11 oferta de moeda estrangeira, em particular o Dólar, pois sua receita ocorre em moeda estrangeira.
Empresas que compram bens ou ações do exterior estão demandando moeda estrangeira (Dólar), pois seus gastos ocorrem em dólares. Neste sentido, o preço da moeda estrangeira em relação à moeda nacional é determinado neste mercado. Este preço é chamado de taxa de câmbio (R$/US$). 6. 4 Políticas de Renda – é um conjunto de medidas visando a redistribuição de renda e justiça social. Exemplo: rata-se de uma política que visa dar uma garantia de preços ao produtor agrícola, com o propósito de protegê- lo das flutuações do mercado, ou seja, de uma possível queda acentuada dos preços e da renda agrícola.
Se por ocasião da colheita os preços de mercado para aquele determinado produto forem superiores ao preço mínimo, o agricultor vende o seu produto no mercado. Mas se o preço mínimo for superior ao preço do mercado, ficará a cargo do governo determinar se o produtor venderá a produção a ele pelo preço mínimo, ou se o agricultor venderá o seu produto no mercado, ficando a cargo do governo cobrir a diferença de valor apurada entre o valor do produto vendido e o preço mínimo. O primeiro caso convencionou-se chamar de politica de compras, enquanto o segundo cuida de hipótese de política de subsídios. PAGF 11