Economia

Categories: Trabalhos

0

O sucesso estrondoso da montadora japonesa Toyota, nova líder mundial de um setor cuja história se confunde com a do próprio apitalismo, serve para embaralhar tais convicções – e para lembrar que não há, afina Swipe to view next page afinal, um único modelo de corporação moderna. No que diz respeito aos elementos indispensáveis dos novos tempos, a Toyota faz quase o oposto de tudo que se preconizou.

Por exemplo: não usava premiações para o mais “iluminado” da equipe, ao invés disso, adota a premiação para recompensar o trabalho em equipe. O tedioso processo consensual também é percebível na Toyota que não se preocupa em gastar mais tempo e dinheiro para ter uma excelência na qualidade, pois a “a lenta – mas coerente – artaruga causa menos perda e é muito mais desejável do que a lebre veloz”, escreveu o engenheiro Taiichi Ohno, o lendário inventor do chamado “modelo Toyota de produção”.

Além da excelência em qualidade outro ponte forte na empresa é a sua cultura. Esse “apego” a cultura da Toyota resulta em produção enxuta, logística superafiada, e os carros que fazem sucesso com o consumidor . Todos os funcionários sabemexatamente quais os princípios e os valores da empresa, o que é de extrema importância para que a Toyota perpetue seu estilo de trabalho.

Contrariando a maioria das empresas, onde o principal motor do crescimento é o reconhecimento do sucesso individual – que se manifesta no pagamento de bônus atrelados ao cumprimento de metas, em programas de opções de ações e na ascensão meteórica na carreira -, na Toyota o que move os funcionários é a certeza de que é possível fazer mais e melhor a cada dia, o chamado kaizen. Além das razões já apresentadas há uma grande preocupação com o futuro, e tudo na Toyota é estudado por anos, para atingir assim, a perfeição. Que outras teorias da admin perfeição. 2) Que outras teorias da administração podem ser vistas na Toyota? O sistema de produção da Toyota, conhecido como lean manufacturing system ou Just in Time System, é uma das maiores contribuições ao mundo empresarial. Esses conceitos foram apresentados ao mundo pela Toyota ao introduzir as seguintes idéias: a)jidoka (automação com toque humano), que consiste em verificar uma falha no exato momento e sua percepção, ou seja, parar toda a produção toda vez que um problema ocorre.

Com isso consegue-se prevenir a produção de outros objetos com possíveis defeitos; b) just in time, que é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo baseada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção,se tornando na base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores como a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos. contínuo. Assim, a Toyota estabeleceu um ovo benchmark de produção efetiva e rápida de veículos de alta qualidade, com o objetivo fundamental de satisfazer os clientes.

Isso a levou a produzir carros de reconhecida excelência, como o Lexus, Camry, Corolla, Prius, dentre outros. Inovar é um processo. No caso da Toyota, a liderança que tem obtido no mercado internacional se deve a um movimento constante de novas idéias. Trata-se de uma empresa que busca a inovação através de anos de estuda, que olha e pensa o futuro hoje, para que a empresa possa atuar com bom desempenho no futuro. O conceito de inovar faz parte dos valores da empresa, em razão desempenho no futuro.

O conceito de inovar faz parte dos valores da empresa, em razão do seu histórico, orientação e, principalmente, na prática das idéias implementadas. A empresa foi fundada por Sakichi Toyoda como uma empresa artesanal, mas durante cinco décadas, a Toyota dedicou-se a aperfeiçoar seu método de trabalho, tornando a produção cada vez enxuta e eficiente. Aos poucos, virou referência não apenas para outras montadoras – mas também para mpresas de outros setores, casos de Alcoa e Bosch, duas de suas seguidoras. A partir daí ficou reconhecido o modelo Toyota de administrar. diferencial da Toyota no que diz respeito a psicologia organizacional é devido a gestão de pessoas, que por sua vez é a responsável pela excelência de organizações bem-sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena era da Informação. O fato de a Toyota tratar seus funcionários omo indispensáveis e altamente qualificados dando oportunidade para o crescimento pessoal de cada um, que se reflete no todo da organização.

Uma vez que as pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações, e estas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar sucesso, incontestável é a tese de que empregados felizes produzem mais e melhor. O sucesso pessoal de cada funcionário é estimulado pela Toyota, que investe alto em treinamentos e qualificações. A empresa está sempre buscando novos projetos, inovando em tecnologia, sem contudo, nir tecnologia com esforço humano. A área de recursos humanos deixou tecnologia, sem contudo, unir tecnologia com esforço humano.

A área de recursos humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro de uma organização. Há pouco tempo atrás, o departamento de RH atuava de forma mecanicista, onde a visão do empregado prevalecia ? obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado. Hoje o cenário é diferente, os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. A gestão de pessoas visa à valorização dos profissionais e do ser humano.

Dimenssões funcionais gestao de pessoas

0

CAP. 1 – CONTEXTUALIZAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS Devido às intensas mudanças observadas no macroambiente organizacional e à necessidade crescente

Read More

Vias nervosas

0

INTRODUÇÃO O Sistema Nervoso Central necessita de um mecanismo que o conecte ao Sistema Nervoso Periférico. Este mecanismo se processa

Read More