Educacao na grecia
A Educação na Antiga Grécia A educação grega estava centrada na formação integral – corpo e espirito – a ênfase da educação se demandava mais, ora para o preparo militar ou esportivo, ora para o debate intelectual conforme a época e o lugar. Quando não existia a escrita, a educação era dada pelas famílias seguindo a tradição religiosa, os jovens da elite eram deixados a cargo dos preceptores.
A concepção homérica previa dois momentos educativos na vida das crianças e jovens das classes sociais dominantes: o fazer e o falar. Aquele designava sobre a guerra; enquanto este, ? olitica. Isto é, os indivíduos da classe dominante – apenas os filhos dela tinham o guerreiros na juvent ar 6 desses dois moment er to view constituir o homem deveria ter como fin escola – eram lhice. A prática ssencial para Oda a educação do poder.
Com o surgimento das Polis nascem as primeiras escolas, mas mesmo com o aparecimento da oferta escolar, a educação permanecia elitizada atendia principalmente os filhos da antiga nobreza e os pertencentes a famílias de comerciantes ricos. Na sociedade escravagista grega existia o “Ócio digno”, que significava dispor de empo livre, privilegio de quem não precisava cuidar do sustento, mas não se deve confundir o “Ócio dlgno” com o “fazer nada”, ele alude a ocupar-se com as funções de governar, pensar, guerrear.
A educação fisica que era predominantemente militar começa a s Swipe to nex: page ser orientada para os esportes, o hipismo era um esporte elegante e restrito aos mais abastados, pois era de manutenção cara, com o passar do tempo o atletismo ampliou a participação do público que frequentava os ginásios, nessas escolas voltadas mais para os esportes o ensino das letras e dos cálculos levou ais tempo para se disseminar.
O aspecto comum às polis gregas era o de que a transmissão de cultura nao era prerrogativa somente das escolas ou das famílias, as Polis continuavam educando nas inúmeras atividades coletivas, reuniões políticas, administrativas e jurídicas, nos jogos, nas artes e na arquitetura, nas representações dramáticas. Na Grécia Antiga o teatro era a escola de todos os cidadãos, a educação grega tinha duas finalidades ou objetivos: desenvolver o cidadão fiel ao estado e formar o homem com plena harmonia e domínio de si, prepará-lo para a cidadania e os deveres cívicos.
Com caráter na essência militar, a educação espartana incluía o aprendizado do oficio das armas, e se limitava quase exclusivamente ao treinamento militar. Até os doze anos as crianças espartanas recebiam uma educação mais lúdica par assim dizer, aprendiam música e poesia, depois a educação física se transformava em um treino militar, tinham que suportar frio, fome, dormir sem conforto algum, vestir-se de forma simples, a educação moral dava ênfase a obediência, a aceitação dos castigos físicos e o respeito aos mais velhos, privilegiava a vida comunitária.
O ideal de cavalheiro dos tempos homéricos foi substituído pelo devotamento ao estado, o ensino da poesia e da música tornou-se quase nulo. Os e música tornou-se quase nulo. Os espartanos não apreciavam os debates e nem os discursos longos, vem daí a expressão lacônica, maneira breve e concisa de falar ou escrever, pois a região onde viviam era a Lacônia.
Entre as cidades da Grécia Antiga, as da Lacónia foram as que mais ofereceram atenção as mulheres, elas participavam das atividades físicas, corridas, lançamento de disco, exercícios de salto e dança, eram algumas das atividades por elas raticadas, nos jogos e festividades os espartanos gostavam de mostrar a força e a beleza dos seus corpos bem treinados. A educação tornou-se aberta a coletividade, o número de crianças aumentou muito então e necessário um local onde possam se dedicar ao estudo, dai e que surge a escola.
Nesse local as crianças aprendiam: música, ginástica e o alfabeto, a disciplina era mantida com o uso do chicote, a violência fisica era normal nas relações entre alunos e mestres, de ambas as partes. Entre os mestres tinha: o citarista (mestre de música), o pedotriba (mestre e ginástica), o gramatista (mestre das letras e do alfabeto) e o pedagogo, um escravo que era encarregado de levar a bagagem do seu pupilo, acompanhá-lo, ensinar-lhe boas maneiras ajudá- lo a repetir as lições e decorar os poemas.
A educação elementar completava-se em torno dos 13 anos, os mais pobres iam à busca de algum ofício, enquanto que os abastados eram encaminhados ao ginásio. Com o passar do tempo foi surgindo à discussão literária que abriu espaço para outros assuntos tais como: matemática, geometria e astronomia, com a PAGF3rl(F6 matemática, geometria e astronomia, com a criação de ibliotecas e salas de aula, o local ganhou ares de escola secundária.
Dos 15 aos 18 anos a educação assume outra dimensão, surge a Efebia, instituição de ensino militar, com o fim do serviço militar em Atenas, a Efebia, se constitui a escola onde se ensina filosofia e literatura. A partir das novas exigências da Polis, essa formação têm que ter finalidades cívicas, a preparação para a cidadania, é essa consciência faz sentir a necessidade de um novo tipo de educação, pois ginástica e música já não satisfazem as novas exigências sociais e politicas.
Segundo o egislador Sólon: As crianças devem, antes de tudo, aprender a nadar e a ler; em seguida, os pobres devem exercitar-se na agricultura ou em uma indústria qualquer, ao passo que os ricos devem se preocupar com a musica e a equitação, e entrega-se a filosofia, á caca e a frequência aos ginásios. Com os sofistas (séc. V a. C), teve inicio um tipo de educação superior, pois eles profissionalizaram os mestres e a didática ampliando as disciplinas de estudo.
Eram professores que ofereciam o ensino da virtude, da Arete politica em troca de dinheiro, transformam a educação em arte ou técnica da qual les são mestres e capazes de ensinar seus alunos. Estava incluído ai a formação do homem público, do dirigente de estado, para que tivesse êxito na carreira era necessário dominar a arte de convencer com discursos persuasivos, bons argumentos para justificar suas posições enfim dominar a retórica, a dialética e a oratória sofisticas PAGF para justificar suas posições enfim dominar a retórica, a dialética e a oratória sofisticas.
Para se contrapor aos ideais sofistas surge outro conceito de educação conhecido como: Paidéia, que busca formar o homem nas suas varias esferas (polltica, social, ultural, educativa), e desse conceito que nasce o pensamento da educação como episteme, não mais como práxis. Na Paidéia está presente a idéia da educação do homem como um ser autentico, ou seja, a educação total da pessoa física, moral, estética, religiosa e política. Ela constitui um ideal de cultura baseado na idéia de que a comunidade e o individuo são responsáveis um pelo outro, se integrando,transformando e evoluindo, um a partir do outro.
Seu objetivo é transmitir um ideal social coletivo, para que todos se sintam parte da comunidade, responsáveis elas realizações e pelo futuro da mesma. Ao final do séc. IV a. C inicia-se a decadência das cidades-estado à cultura grega se funde com a das civilizações que a dominam, dando origem ao Helenismo, nesse período a Paidéia se torna enciclopédia, ou seja, educação geral. À medida que se ampliavam os ensinos teóricos restringiam-se os físicos, nos grupos denominados superiores predominava o saber erudito, as questões metafísicas e politicas deram lugar a temas éticos, ficando distanciados do cotidiano.
O conteúdo se caracteriza pelas “sete artes liberais”, três disciplinas umanísticas (gramática, retórica e dialética) e quatro científicas (aritmética, música, geometria e astronomia) a esse conteúdo deve se acrescentar o estudo da filosofia. Surgem muitas escolas e da união de algumas como conteúdo deve se acrescentar o estudo da filosofia. Surgem muitas escolas e da união de algumas como (Academia e Liceu), é formada a universidade de Atenas, lugar de importante desenvolvimento intelectual.
A Grécia clássica pode ser considerada o berço da pedagogia, porque é onde surge ? primeira reflexão acerca da ação pedagógica é essas reflexões rão influenciar por séculos a educação e a cultura do mundo ocidental. Os povos do Oriente acreditavam que a origem da educação era divina, o conhecimento deles se resumia a seus próprios costumes e crenças, é isso impedia uma reflexão mais profunda sobre a educação, pois ela era fruto da sua organização social e teocrática.
Na Grécia clássica, a razão se opõe ao conhecimento meramente rellgioso e místico, a concepção de educação se resume a inteligência crítica e à liberdade de pensamento. A educação formal propriamente dita teve inicio na Grécia Antiga, o descobrimento do valor do ser humano ndependente de toda autoridade religiosa, o reconhecimento da razão, da inteligência crítica libertada dos dogmas, a criação da cidadania, a organização política, a criação da liberdade individual e política dentro da lei e do estado; a invenção da poesia épica, da história, literatura dramática, filosofia e ciências físicas.
O reconhecmento do valor da educação na vida social e individual, a educação pública e humana em sua integridade física, intelectual, ética e estética, são valores que nos foram ensinados pelos gregos. Assim era a educação na Antiga Grécia.