Eficiencia e eficácia sob a ótica da organização

Categories: Trabalhos

0

Eficácia e eficiência sob a ótica das organizações. Eficiência e eficácia seriam apenas duas palavras normais se não as observássemos sobre o contexto da administração. Quando analisamos essas palavras sobre a ótica organizacional, elas tomam um novo sentido, ou melhor dizendo, uma nova conotação. Essa conotação que esses termos ganham é de fundamental importância para que em sua aplicação na prática se obtenham os melhores resultados. É imprescindível que se compreenda exatamente o que significa eficiência e eficácia.

Segundo o psicólogo especializado em administração de mpresas, Bernardo Leite Moreira: “As diferenças entre esses to dois conceitos pode extremamente impo considerado o “pai d afirmar: “eficiência é são as coisas certas”. realmente são OF3 nt mini onceituado autor, cd a”, é categórico em ira correta, eficácia Itado depende de “fazer certo as coisas certas”. Segundo registrado pelo Dicionário Houaiss; eficácia, em administração, é a qualidade ou característica de quem ou do que, num nível de chefia, de -lal Studia de planeamento, chega realmente à consecução de um objetivo.

E a eficiência; em administração, qualidade ou característica e quem ou do que, num nível operacional, cumpre as suas obrigações e funções quanto a normas e padrões. Apesar das definições do dicionário Houaiss relacionarem ambos conceitos em níveis organizacionais diferentes, como se fossem independentes, eficácia e eficiência estão intimamente ligados se pensarmos em um arranjo sistemático de pessoas reunidas para alcançar um propósito especifico.

Uma organização ideal seria ao mesmo tempo eficaz e eficiente, de modo que as suas ações (métodos e procedimentos) aplicadas aos recursos (materiais e ntelectuais) obtenham o máximo de aproveitamento (eficiência). Uma vez que esse conjunto de ações fossem eficientes, obteriam êxito na conquista de um objetivo maior, ou seja, a meta, essa por sua vez, se fosse alcançada provaria que a organização fo eficaz ao planejar, organizar, dirigir e controlar.

Uma exemplo grosseiro que ilustra de forma clara o que esses conceitos significam é o de uma equipe de vendas. Suponhamos que uma equipe de vendas tenha uma meta a cumprir, vender “x” unidades de um determinado produto em um determinado período de tempo. eta a cumprir, vender “X’ unidades de um determinado produto em um determinado período de tempo. para tal, eles poderão utilizar uma infinidade de opções e maneiras de agir.

Se tomarem a decisão certa, a mais inteligente (maior aproveitamento) para o negócio, voltada para atingir a meta, então eles estarão sendo eficientes e se essas medidas de fato os levarem a atingir a meta estabelecida (alcançar o objetivo) então seriam uma equipe eficiente e eficaz. Acredito que nenhuma frase pode descrever melhor essa relação entre os meios adequados e as finalidades metas), como a que o filósofo político florentino Nicolau Maquiavel citou em sua obra “O príncipe”, que diz que: “Os fins justificam os meios”.

Fazendo uma interpretação coerente dessa máxima de Maquiavel é possível dizer que de certa forma, Maquiavel sintetizou uma idéia primitiva da relação entre eficiência e eficácia de acordo com sua visão política. 1) EFICIÊNCIA é: fazer certo; o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz. 2) EFICÁCIA é: a coisa certa; o resultado; o objetivo: aquilo para que se faz, isto é, a sua Missão! 3

Economia e mercados globalizados

0

QUALIDADES DA LIDERANÇA [pic] Numa pesquisa com 2. 600 altos executivos, planejada para identificar as características da liderança de alto

Read More

Portfólio tst

0

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA – SEDUC E SI O MEDIO I TEGRADO – EMI ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇAO PROFISSIO AL

Read More