Eletricidade basica
A estrutura do átomo é semelhante a do Sistema Solar, consistindo em um núcleo, onde fica concentrada a massa, como o Sol, e em partículas girando ao seu redor, denominadas elétrons, equivalentes aos planetas. Como o Sistema Solar, o átomo possui grandes espaços vazios, que podem ser atravessados por partículas menores do que ele. O núcleo do átomo é formado por partículas de carga positiva, chamadas prótons, e de partículas de mesmo tamanho, mas sem carga. Denominadas nêutrons. O número de prótons ou número atômico identifica um elemento químico, omandando seu comportamento em relação aos outros elementos.
O elemento químico natural mais simples, o hidrogênio, possui apenas um próton, contudo o número de nêutrons pode ser variável e sua quantidade irá definir dif Swipe to view next page diferentes isótopos, e um determinado elemento químico pode existir com diferentes números de nêutrons. Um exemplo disso é o caso do urânio, que na natureza aparece sob a forma de três isótopos, que são: Urânio-234, U-235 e 238. Além dos 3 conhecidos estados (Sólido, Líquido e Gasoso) existem mais 3 estados cientificamente comprovados:
Plasma, Condensado Bose-Einstein e o Gás Fermiônico. O estado da arte é o nível mais alto de desenvolvimento, seja de um aparelho, de uma técnica ou de uma área científica, alcançado em um tempo definido, como “Este novo televisor reflete o estado da arte em tecnologia de projeção”, O “estado da arte” indica, portanto, o ponto em que o produto em questão deixa de ser um projeto técnico para se tornar uma obra-prima. 20 comente sobre os efeitos fisiológicos da corrente elétrica. Efeito fisiológico: corresponde à passagem da corrente elétrica por organismos vivos.
A corrente elétrica age diretamente no sistema nervoso, provocando contrações musculares; quando isso ocorre, dizemos que houve um choque elétrico. A condição básica para se levar um choque é estar sob uma diferença de potencial (D. D. P), capaz de fazer com que circule uma corrente tal que provoque efeitos no organismo. O pior caso de choque é aquele que de origina quando uma corrente elétrica entra pela mão de uma pessoa e sai pela outra. Nesse caso, atravessando o tórax da ponta a ponta, ela tem grande chance d e sai pela outra.
Nesse caso, atravessando o tórax da ponta a ponta, ela tem grande chance de afetar o coração e a respiração. O valor mínimo de intensidade de corrente que se pode perceber pela sensação de cócegas ou formigamento leve é 1 mA. Entretanto, com uma corrente de intensidade IO mA, a pessoa já perde o controle dos músculos, sendo difícil abrir a mão e livrar-se do contato (tetanização). O valor mortal está compreendido entre 1 0 m e 3 A, aproximadamente. Nesses valores, a corrente, atravessado o tórax, atinge o coração com intensidade suficiente ara modificar seu ritmo (fibrilação ventriculada).
Cada efeito fisiológico que o choque elétrico produz no ser humano: TETANIZAÇAO: é a paralisia muscular provocada pela circulação de corrente através dos nervos que controlam os músculos. A corrente supera os impulsos elétricos que são enviados pela mente e os anula, podendo bloquear um membro ou o corpo inteiro, e de nada vale neste caso a consciência do indivíduo e a sua vontade de interromper o contato. PARADA RESPIRATÓRIA: quando estão envolvidos na tetanização os músculos dos pulmões, isto é, os músculos eitorais são bloqueados e pára a função vital da respiração.
Isto se trata de uma grave emergência, pois todos nós sabemos que o humano não agüenta muito mais que 2 minutos sem respirar. 30 fale sobre eletromagnetismo. Os fenômenos magnéticos são conhecidos desde a antiguidade. Nessa época, já se utilizava eletromagnetismo. Os fenômenos magnéticos são conhecidos desde a antiguidade. Nessa época, já se utilizava certa pedra que tinham a propriedade de atrair pedaços de ferro, na orientação da rota a seguir nas grandes viagens. O vocábulo magnetismo é devido a uma região chamada Magnésia, localizada na Turquia, local onde estas pedras foram encontradas.
Tais pedras , quando suspensas por seus centros de massa, orientavam – se sempre no sentido norte – sul. Eram constituídas do oxido de ferro e denominadas magnetita; atualmente recebem o nome genérico de imã natural. Posteriormente, descobriu-se a possibilidade de fabricar imãs artificiais. Os imãs artificiais são, normalmente barras de ferro ou aço, às quais se transmite a propriedade magnética. Levam vantagem sobre os imãs naturais por ter um maior poder atrativo e poderem receber as formas mais adequadas ao seu uso. Todo imã apresenta dois pólos, o pólo norte e o pólo sul. pic] Pólos Magnéticos de mesmo nome se repelem. Pólos magnéticos de nomes contrários se atraem. 2. Substâncias magnéticas As substancias magnéticas podem ser classificadas pela sua facilidade de imantação (fenômeno de indução magnética de um corpo através d um imã). Os tenômenos magnéticos são conhecidos desde a antiguidade. Nessa época, jã se utilizava certa pedra que tinham a 2. 1 Substâncias ferromagnéticos São aquelas cujos imãs elementares se orientam facilmente quando submetidos a ação de um corpo magnético. rientam facilmente quando submetidos a ação de um corpo magnético. Exemplos: ferro, níquel, cobalto e algumas ligas metálicas. 2. 2 Substâncias paramagnéticas São aquela cujos os imãs elementares não se orientam facilmente sob a ação de um campo magnético. Imantação pouco intensa. Exemplos: platina, plástico, madeira, óleo e etc. 2. 3 Substâncias diamagnéticas São aquela cujos os imãs elementares se orientam em sentido contrario ao vetor indução magnética, sendo, portanto repelidas pelo imã que criou o campo magnético.
Exemplos: bismuto, cobre, ouro, prata, chumbo, e etc.. 40 questões sobre as duas as leis de Kirchhoff. | 0) Dado o circuito da figura, determinar à corrente l, a potência dissipada pelo Resistor R2. Assumindo que a corrente flui no sentido anti-horário a variável de 2. 3 Substancias diamagnéticas Assumindo que a corrente flui no sentido anti-horário e definindo a variável de Corrente de acordo, a lei de Kirchhoff para tensão produz a equação: Portanto, a magnitude da corrente é de 2 A, porém ela flui no sentido horário.