Eletroscopios
ESCOLA ESTADUAL DOM JOAO DA MATA AMARAL LUCIVÂNIA DA SILVA ELETROSCOPIOS ESCOLA ESTADUAL DOM JOÃO DA MATA LUCIVANIA DA SILVA Trabalho de pesquisa apresentação à disci ao Professor Valdiran da série 30 turma C 1 INTRODUÇÃO Swip view nent page Este tema tem como objetivo proporcionar ao aluno através de pesquisa conhecer os tipos, função e utilidade do eletroscópio.
Como pode se observar pelo trabalho abaixo exposto que encontraremos, abordaremos de forma simples e objetiva o funcionamento do eletroscópio e suas aplicações, desde sua rigem até os dias atuais. 2 DESENVOLVIMENTO 2. 1 Origem Desde a antiguidade o homem vem estudando matérias que que aprofundou conceitos em magnetismo e eletricidade. Versorium 2. 2 Funcionamento do Eletroscópio O eletroscópio é um dispositivo utilizado na detecção e avaliação de cargas elétricas em excesso/falta num dado corpo, eles diferenciam se um corpo está eletrizado ou não.
Se estiverem eletrizados, tais cargas em excesso ou falta criam potenciais elétricos em relação a terra, desse modo, podem ambém detectar e avaliar potenciais elétricos, a idéia é fazer com que cargas elétricas em excesso no seu interior sejam divididas em duas quantidades iguais, quando se aproxima um corpo eletrizado da esfera condutora, as lâminas de ouro do eletroscópio se abrem, pois o corpo eletrizado induz na esfera condutora, cargas de sinal contrário às dele, produzindo assim a repulsão entre as folhas.
Os eletroscópios detectam apenas se um corpo está ou nao eletrizado, não detectando o tipo de sinal de sua carga. . 3 Tipos de Eletroscópio Os tipos mais comuns de eletroscópio são pêndulo eletrostático e o eletroscópio de folhas. O pêndulo eletrostático faz a verificação de cargas de um corpo estudado, sua função é constatar se há ou não carga presente e qual o valor que essa se encontra, constituído de uma armação fixa onde é prendido um fio, de mater qual o valor que essa se encontra, constituído de uma armação fixa onde é prendido um fio, de material não condutor, a uma bolinha de isopor.
A partir disso aproximamos um objeto ? bolinha para verificar a carga, se houver o deslocamento , o objeto está eletrizado, se ela permanecer em repouso é porque o objeto está neutro, sem carga. O eletroscópio de folhas é feito da seguinte maneira uma garrafa transparente isolante, fechada por uma rolha também isolante, em cima, uma esfera metálica, dentro do seu interior duas finíssimas folhas metálicas, de ouro ou de alumínio. Se o eletroscópio estiver neutro, suas folhas estarão abaixadas.
A proximação de um corpo carregado à esfera superior induz cargas no sistema, e as folhas se separam, por possuírem cargas de mesmo sinal. Se esse corpo carregado tocar a esfera superior, o eletroscópio também ficará eletricamente carregado. 3 CONCLUSÃO Como podemos observar este tipo de trabalho possibilitou ao aluno conhecer o eletroscópio e seus tipos, e que através deste tipo de trabalhos a cada capitulo podemos ver novos horizontes sendo abertos, adquirindo conhecimento e preparando nosso futuro para novos caminhos. 3