Enfermagem

Categories: Trabalhos

0

Faculdade Paraense de Ensino LIXO HOSPITALAR Belém 2012 Professor: Ernesto Trabalho de Saúde Ambiental e Vigilância Sanitária Equipe: Ananda Amorim Luci Selma lêda Nogueira Gleiziete dos Reis Sílvia da Silva Lixo Hospitalar INTRODUÇÃO ar 3 Swipe to page Os res(duos de serviços de saúde (RSS), comumente associados à denominação lixo hospitalar ou resíduo hospitalar, é o nome que se dá aos resíduos originários de ações em hospitais.

São divididos em: resíduos sólidos; resíduos em estado sólido ou semi-sólido e líquido cujas particularidades tornem inviável seu lançamento na rede pública de esgotos. Representam uma fonte de riscos à saúde humana e ao meio ambiente, devido principalmente à falta de adoção de procedimentos técnicos adequados no manejo das diferentes frações sólidas e líquidas geradas, como materiais biológicos contaminados e objetos perfurocortantes, peças GRUPO C: (REJEITOS RADIOATIVOS) Res(duos que apresentam risco potencial a saúde devido a presença de agentes radioativos.

Ex: Resíduos contamnados com radiação. GRUPO D. (RESÍDUOS COMUM) Todos que não se enquadram nos grupos descritos antes, têm características similares o dos resíduos domésticos comuns. Ex: Papel, latas, garrafas plásticas, vidro, cascas de frutas e legumes, restos alimentares e frascos de soro. GRUPO E: (RESÍDUOS PERFUROCORTANTES) Objetos e instrumentos contendo cantos, bordas, pontas ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ou perfurar. Ex: Lâminas, agulhas descartáveis, scalp, ampolas quebradas, introdutor de jelco, etc.

ACONDICIONAMENTO IDENTIFICAÇÃO RESÍDUOS INFECTANTES: saco branco leitoso, de acordo com a NBR 9190 e 9191 (ABNT) RESÍDUO QUÍMICO: Recipiente rígido, elou embalagens compatíveis com o conteúdo. RESÍDUOS RADIOATIVOS: Conforme resolução CNEN-NE 6. 05. RESÍDUO COMUM: Saco plástico comum elou várias cores, menos branco, obedecendo à coleta seletiva. RESÍDUO PERFUROCORTANTE: Recipiente rígido. NBR 13. 853/97(ABNT) COLETA SELETIVA Resíduo parece tudo igual… Mas, não é! Veja os tipos de materiais que existem e o que pode ser feito com eles.

MATERIAIS: Orgânico: restos de alimen e frutas e legumes, nem tudo pode ser reaproveitado. Quando isso acontece o material é considerado rejeito. Sua eliminação exige muito cuidado para não agredir o meio ambiente. São objetos como lâmpadas, pilhas, baterias de celular… coleta seletiva é justamente isso: Separar resíduos por ategoria, para que cada um tenha seu destino correto. Mas na hora de fazer a separação do resíduo são necessários alguns pequenos cuidados, para tornar o processo realmente eficiente.

CORES PARA A IDENTIFICAÇAO É fundamental sempre colocar cada resíduo no coletor adequado. Os coletores estão disponiveis em cada setor do hospital. RECICLAGEM Reciclagem é o resultado de uma série de atividades através das quais materiais que se tornariam lixo são reaproveitados como matéria-prima na manufatura de bens. VANTAGENS DA RECICLAGEM: Diminuição da quantidade de lixo a ser enterrado. VAumento da vida útil dos aterros. -‘Preservação de recursos naturais. VRedução da matéria prima retirada do meio ambiente. /Economia de energia. ‘Diminuição da poluição do ar e das águas. v/Preservaçao ambiental. VGeração de empregos por indústrias recicladoras É IMPORTANTE você SABER: Que desde o dia 19 de Novembro de 2009 está em vigor a Lei Estadual no 7. 328, sancionada pela Ex Governadora Ana Júlia Carepa, tornando obrigatória a coleta Seletiva dos materiais recicláveis gerados em todos os órgãos de administração direta e indireta. TIPOS DE RESÍDUOS E TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO

Xxxxadqweqfqwf

0

Output do HLM (8a encontro – 21 Imar/12) exercнcio de Notas de matemбtica – Influкncia do Desempenho dos alunos ou

Read More

Obrigação tributaria

0

OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA Fato Gerador: é o que faz nascer a obrigação tributária, podendo ser esta obrigação principal ou acessória. Os

Read More