Espaço educativo
INTRODUÇAO A aprendizagem é um processo amplo que pode ocorrer nos mais diversos lugares, não só dentro da escola; mais nos espaços não escolares como as: igrejas, sede das comunidades, hospitais e organizações não governamentais, entre outras instituições. O estagio é uma atividade onde o aluno de pedagogia vai testar os seus conhecimentos adquiridos na teoria, adequando a teoria com a prática pedagógica. Mostrando que a aprendizagem não acontece somente na escola, mais em outros espaços dentro da comunidade.
O estagio será realizado em um espaço pela comunidade e pela diretoria da escola da comunidade, pois o spaço faz parte da e espaço contempla as bordado e os filhos c dominó; e mantem vi que merece destaqu OF5 Swipe v da individual. Este linária, costura e eira, campeonato de juninas. O assunto como estagiaria? Junto com a responsável pelo espaço resolvemos trabalhar com as mães o valor da higiene corporal, pois percebi que as mesmas precisam levantar a sua autoestima, como melhorar sua aparência, pois mesmo para frequentar o espaço, não tinham o habito de arrumar o cabelo, as unhas e vestir uma roupa limpinha.
Eu junto com a dirigente do espaço. Concordamos a trabalhar com higiene corporal e dando dicas para melhorar parência, estimulando assim a vaidade e a autoestima. O espaço educativo é mais uma oportunidade, aprender uma atividade que possa Swige to víew next page gerar uma renda, como sugerimos a planejar um curso de manicure e costura cozinha alternativa. Este projeto foi lançado pela equipe que dirige o espaço e representantes da comunidade porque o espaço educativo é mais um ambiente de transformação e de dar oportunidade para todos que ali procura uma oportunidade de aprender.
CARACTERIZAÇAO DA INSTITUIÇAO ESTAGIADA O espaço funciona todos os dias atendendo as mães e a comunidade, com atendimento médico marcação de exames, acinas, cesta básica a fim de melhorar a autoestima esta gente sofrida que trabalham nos sítios da redondeza para trazer o sustento para sua família. A equipe é formada pelos voluntários da própria comunidade, um padre e a diretora da escola da comunidade, onde o padre conseguiu construir com doações, 50 casas de tijolos e derrubando as de taipa para melhorar as vidas dessas famílias.
A comunidade esta si mobilizando para construir um espaço maior pois a mesma esta inserida em duas salas anexadas a escola e usa a capela que também fica junto da escola para reuniões e cultos religiosos, e na frente da capela tem um espaço ue serve para as crianças praticar esportes. A equipe pedagógica administrativa é de responsabilidade da diretoria da “ESCOLA MAURILIO DO ESPIRITO SANTO”, as pessoas que trabalham são voluntarias e a equipe não é permanente sempre está mudando.
Os que estão à frente do funcionamento: pedagoga, o padre, a cozinheira da escola que no turno oposto da folga dela dar curso de culinária o “projeto letra que da aula” de alfabetização a noite (EJA). As técnicas de e dar curso de culinária o “projeto letra que da aula” de alfabetização a noite (EJA). As técnicas de enfermagem que uxiliam nos encaminhamentos dos exames e orienta na prevenção de doenças dando palestra sobre a DST, visita as grávidas e passa as orientações que é passada pela enfermeira.
Este espaço educativo esta sobrevivendo com as doações dos bairros vizinhos não recebi verba municipal e nem estadual e federal, é mantido apenas pelo amor, caridade e a bondade de todos os moradores que contribuem com uma quantia para manter essas pessoas mais carentes dessa comunidade de origem quilombola. Segundo “Brandão” (2006). Ninguém escapa da a educação. Em casa, na escola, na rua, na igreja ou na escola de um modo ou de muitos, todos nós nvolvemos pedaços da vida com ela, para aprende ou para ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias nós misturamos a vida com a educação.
Não há uma forma única ou um único modelo de educação e escola o único modelo de educação. 3 honestidade e amor e além do mais a paz. Nestes espaços não há evasão, quando si marca algo, no dia e na hora todos estão presentes, o que mais me encantou foi o companheirismo e a participação de todos em colaborar, para e melhorar a vida de todos. Eu ia observar onde com registro e sede própria, mas como eu estava estagiando na escola próximo a esta comunidade diretora me convidou para fazer o estagio no espaço educativo que ela é responsável e relatou o espaço e como funcionava.
O espaço tem apenas dois anos e vai multo bem, apesar de que este se encontra vinculado à escola (apenas as salas), e a diretora da escola que fica responsável é ela que responde pelo espaço eles tem um projeto muito interessante e nao citarei os nomes das pessoas envolvidas no projeto pois não fui autorizada. Os projetos que eles desenvolvem têm como público alvo, as crianças, os adolescentes, mães e os analfabetos a partir dos 15 anos de idade. As atividades educativas são coerentes à idade e á participação de todos.
O pedagogo no espaço educativo não terá as mesmas condições que teria em uma escola, por que o espaço educativo depende muito de colaboração, o pedagogo tem que trabalhar com o que tem no momento o mesmo tem que fazer um estudo minucioso sobre a comunidade conhecer sua clientela, o que é o que precisa para melhorar a sua qualidade de vida conhecer os pontos críticos da comunidade para elaborar um plano de ação junto com uma equipe que tenha vontade de SI doar sem pensar em ganhar nada em troca, a responsabilidade é muito grande, o pedagogo tem que esta 4DF5 oar sem pensar em ganhar nada em troca, a responsabilidade é muito grande, o pedagogo tem que estar sempre disponível para atender a demanda da sua equipe. CONSIDERAÇOES FINAIS O estagio no espaço educativo foi muito importante para mim, pois entendi que em qualquer ambiente em que exista instrução como troca de saberes capacitação , orientação este ambiente se torna um espaço educativo. Porque educar é promover a liberdade do ser humano é fazer como com que o outro seja capaz de ser dono da sua própria vida. REFERÊNCIAS PERRENOUD, P. práticas pedagógicas, profissao. Lisboa: D. Quixote, 1993. w. w. pedagogia. om. br/artigos/espacoseducativos/ – Acesso no dia 09/03/2012 PLANO DE AULA TEMA: HIGIENE E SAÚDE Justificativa: no mundo globalizado onde a população esta vulnerável a vários tipos de doenças é possível minimizar com algumas ações com a prática de uma boa higiene para manter uma boa saúde a começar no ambiente em que vivem. Objetivos: entender a importância da higiene do ambiente onde vive, reconhecer as consequências da falta de higiene no ambiente. PROPOSTA DE TRABALHO Convidar um técnico da saúde para realizar uma palestra sobre higiene. 10 passo – reunir as donas de casa ue são as mais cuida das mesmas. S