Estagio espaços educativos
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO- CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO.. 03 2 IDENTIFICAÇAO DA INSTITUIÇAO ESTAGIADA.. 04 3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DAS ATIV NSTITUIÇAO…. 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS… REFERÊNCIAS………… 15 1 INTRODUÇAO 4 p NA 05 14 A aprendizagem é um processo amplo que pode ocorrer nos mais diversos lugares, não só dentro das escolas.
Muitos são os espaços educativos nao escolares, como os hospitais, as Organizações não Governamentais, entre outras instituições. Dessa forma, sempre é possível aprender, basta a disposição e bertura para isso (FARFUS, 2009). Desde a sua fundação, a Associação Vida Viva iniciou sua assistência aos pacientes a partir da comprovação do diagnóstico de câncer pelo de exame de biópsia.
No entanto hoje, qualquer pessoa que ainda não tenha certeza da doença pode procurar -lal Studia especialistas, está no fato de que muitos pacientes chegam “muito tarde” para iniciar o tratamento. Outra meta da entidade é evitar que pessoas sejam mal orientadas e até percam dinheiro pagando por serviços que em nada ajudarão na eventualidade Com este estágio pretende-se compreender a importância da resença de novos espaços educativos não formais na sociedade. Este estágio também apresenta o papel do pedagogo e sua atuação nestes novos espaços.
A metodologia a ser desenvolvida para a elaboração do trabalho trata-se de uma pesquisa de bibliografias de livros, revistas especializadas e artigos de internet, onde foi realizada uma análise reflexiva para a construção do trabalho, além da observação participativa dentro de um espaço educativo não- formal do município de Campos Gerais. O espaço educativo escolhido para a realização do estágio foi a Associação Vida Viva, uma instituição destinada a prestar ssistência a pessoas portadoras de câncer. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA Nome: Associação dos Voluntários-Vida Viva Missão: Ajudar pessoas que tem o câncer Objetivos: A associação dos Voluntários Vida Viva tem como objetivo a arrecadação de dinheiro para o tratamento das pessoas com diagnostico do câncer e seu encaminhamento para tratamentos e acompanhamento médicos. Equipe pedagógico-administrativa: Diretora Presidente: Cimara A. P. Gomes Vice-presidente: Beatriz P. C. Silva. 1a Tesoureira: Renata Martins. a Secretaria: Lígia Ma de Abreu. 2a Secretária: Luzia Pereira. 0F 14 Secretária: Luzia Pereira. Formação da equipe: A diretora é formada em pedagogia e os demais tem formação universitária e cursos técnicos. A equipe pedagógica administrativa é formada por cinco pessoas, não tendo como contar os demais à associação possui muitos voluntários e pessoas que ajudam na arrecadação de dinheiro, palestrantes, médicos, fisioterapeuta, psicóloga entre outras.
Horário de funcionamento: A associação funciona de segunda a sexta-feira das 8hs á 18hs e aos sábados das 8hs ás 12hs. Público-alvo: A associação procura atender todas as pessoas a luta contra a prevenção do câncer jovens, adultos e idosos, os voluntários fazem palestras nas escolas, mas sua principal meta é o atendimento a pessoas com diagnostico do câncer que necessitam de orientação e apoio. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA INSTITUIÇAO A Associação Vida Viva foi fundada, em 13 de janeiro de 2006, pela comerciante Cimara Aparecida Pichara Gomes que, na ocasião, enfrentava o câncer pela segunda vez e que durante o tratamento, conheceu o trabalho de outras entidades de apoio a pacientes oncológicos decidindo assim se dedicar à causa logo ue se restabelecesse da doença.
E tendo em vista o grande número de pessoas com câncer em nossa cidade, convidou algumas amigas, onde a maioria delas já passou por esta triste realidade, e fundaram a associação “Vida Viva” em Campos-Gerais que é uma Entidade Beneficente, filantrópica e de Utilidade Pública, sem fins lucrativos, politicos ou religiosos, que sobrevive somente pelo ato solidário, que se tornou possível graças ao a Oio da o ula 30F religiosos, que sobrevive somente pelo ato solidário, que se tornou possível graças ao apoio da população de Campos Gerais,
Córrego do Ouro e agora Campo do Meio, onde esse esforço em conjunto permite a ampliação da qualidade e da quantidade dos serviços que a Entidade oferece aos pacientes cadastrados. ATIVIDADES A finalidade do trabalho desta instituição é buscar a conscientização de toda comunidade para prestar assistência aos pacientes portadores de câncer com o objetivo de assistir ao paciente em diversos aspectos: Fisico – auxiliar com cestas básicas, frutas, verduras e suplementos alimentares durante o tratamento, colchões especiais, fraldas geriátricas, cadeiras de banho e rodas, emédios, exames e consultas que nao são doadas pelo SUS.
Social – Visitas de acompanhamento aos pacientes, levando apoio, solidariedade, conforto espiritual e material, carinho e experiências vividas. A Vida Viva ainda oferece aos pacientes o acompanhamento de fisioterapeuta, nutricionista e dentista. Os pacientes têm encontros quinzenais todas as quintas- feiras a noite e recebem informações sobre o que é o câncer, suas formas de tratamento, além de receberem orientações sobre seus direitos como pacientes, dentre essas informações, observamos algumas delas, que serão descritas a seguir:
O que é o câncer: Câncer ou neoplasia, ou tumor maligno é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito ag AGE 4 4 regiões do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontrolaveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas.
Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se ultiplicam. Todos os cânceres têm o potencial de invasão ou de metastatizaçáo, mas cada tipo específico tem características clínicas e biológicas, que devem ser estudadas para um adequado diagnóstico, tratamento e acompanhamento. Esta doença tem um período de evolução duradouro, podendo, muitas vezes, levar anos para evoluir até ser descoberta. Atualmente, foi identificada mais de cem tipos desta doença, sendo que a maioria tem cura (benignos), desde que identificados num estágio inicial e tratados de forma correta.
Estimativas de casos no mundo: Em 2005, de um total de 58 ilhões de mortes ocorridas no mundo, o câncer foi responsável por 7,6 milhões, o que representou 13% de todas as mortes. Os principais tipos de câncer com maior mortalidade foram: pulmão, estômago, fígado, cólon e mama. Do total de óbitos por câncer ocorridos em 2005, mais de 70% ocorreram em países de média ou baixa renda. Estima-se que em 2020 0 número de casos novos anuais seja da ordem de 15 milhões.
Cerca de 60% destes novos casos ocorrerão em países em desenvolvimento. No Brasil, as estimativas para o ano de 2009, apontam que ocorrerão 466. 730 casos novos de câncer. Os tipos mais ncidentes, à exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, serão os cânceres de próstata e de pulmão no sexo masculino e os cânceres de mama e de colo do útero no sexo fe 4 cânceres de próstata e de pulmão no sexo masculino e os canceres de mama e de colo do útero no sexo feminino, acompanhando o mesmo perfil da magnitude observada no mundo.
Tipos de câncer: Câncer de próstata; Câncer de mama; Câncer de pulmão; Câncer colo retal; Câncer de estomago; Câncer de colo de útero; Câncer de esôfago; Câncer de bexiga; Câncer de rim; Câncer de testículo; Câncer de fígado; Câncer de âncreas; Câncer de ovário; Câncer de tireóide; Câncer de pele; Câncer cerebral; Tumores do sistema nervoso central / tumores cerebrais; Câncer de boca; Câncer do endométrio; Mieloma múltiplo; Câncer infantil; Leucemia; Linfomas; Tumores Ósseos; Sarcoma. Prevenção: Atualmente houve vários progressos na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.
A prevenção do câncer com exames que podem diagnosticar um câncer logo no seu inicio é muito importante para o processo de cura do tumor. É comum ouvirmos pessoas dizerem que não fazem exames de rotina por medo de descobrir que têm câncer. Por meio de xames clínicos ou laboratoriais, os indivíduos são classificados em suspeitos ou não de ter câncer, são os chamados exames de rastreamento (screening). Esses exames preventivos são realizados para detectar o câncer, mas a grande maioria das pessoas examinadas nao apresenta a doença.
Exames de rotina são Importantes e, geralmente, trazem um grande alívio para as pessoas, principalmente para aquelas de alto risco para o desenvolvimento de câncer. Quanto antes qualquer doença seja identificada, principalmente doenças que põem em risco a vida das pessoas, maiores são as chances e as oportunidades de cura e também de obr 6 4 a Vida das pessoas, maiores são as chances e as oportunidades de cura e também de sobrevida, com uma qualidade de vida melhor. A maioria dos exames preventivos não diz se você tem câncer ou não.
O que eles fazem é indicar condições anormais, que podem ser causadas pelo câncer ou ainda que possam ser precursoras do câncer. Por isso mesmo são chamados preventivos. O intuito é prevenir o desenvolvimento da doença e garantir as boas condições físicas e emocionais. O câncer causado pelo cigarro ou tabagismo em geral e pelo consumo de bebida alcoólica pode ser plenamente prevenido. A prevenção de alguns tipos de câncer, que estão relacionados a hábitos alimentares e dietas, também é bastante viável.
Pesquisas científicas indicam que um terço das mortes por câncer, aproximadamente, estão relacionadas a neoplasias malignas causadas por fatores dietéticos. Câncer de pele pode ser prevenido pela proteção contra os raios solares. A realização de exames específicos pode detectar o câncer de mama, colo de útero, cólon, próstata, testículo, reto, língua, boca e pele em estágios iniciais, quando o tratamento é mais facilmente bem sucedido. Isto sem falar nos auto-exames de mama e pele que ambém podem resultar no diagnóstico precoce de tumores e facilitar o tratamento e o processo de cura do câncer.
A melhor prevenção é sempre estar atenta às modificações de nosso organismo, consultar regularmente o médico, fazer os testes e exames que forem necessarios e evitar hábitos que fazem mal à saúde, como o fumo e o álcool. Tratamento: O tratamento eficaz do câncer deve visar não somente o tumor primário, mas também os tumores que podem 4 tratamento eficaz do câncer deve visar não somente o tumor primário, mas também os tumores que podem ter se espalhado ara outras partes do corpo, isto é, quando houve metástases.
Por isso, a cirurgia e a radioterapia de áreas específicas do corpo são frequentemente combinadas com a quimioterapia, que afeta todo o organismo. Existem três tipos considerados básicos para o tratamento contra o câncer. São eles: cirurgia, radioterapia e quimioterapia. A cirurgia costuma ser o tratamento mais efetivo para a cura do cancer, mas diferentes tipos de câncer são tratados de maneiras distintas. Tanto a radioterapia quanto a quimioterapia são capazes de destruir os tumores malignos, sem abalar os tecidos vizinhos normais.
Os tratamentos que têm a cura como propósitos são chamados de tratamentos “radicais”. Os tratamentos direcionados para aliviar os sintomas ou prolongar a vida são chamados de paliativos. As orientações fornecidas aos pacientes foram as seguintes: O diagnóstico de câncer é sempre traumático. Multas pessoas têm medo de fazer exames, justamente pelo temor do resultado. Na maioria das vezes, o diagnóstico da doença chega abalando todos os aspectos da vida, ou seja, aspectos sociais, familiar, relacionamentos, trabalho, físico, emocional, espiritual.
Hoje a idéia é trocar o desespero pela busca de informações. Quanto mais uma pessoa doente está informada, melhores decisões ela pode tomar. E tem mais chance de ter bons resultados aquele que tem opiniões bem fundamentadas para discussão com seu médico. A partir disso, você se vê diante de situações novas nas quais jamais pensou que um dia teria que en 80F 14 partir disso, você se vê diante de situações novas nas quais jamais pensou que um dia teria que enfrentar.
Frente ao diagnóstico do câncer e de todas as mudanças que acompanham este momento, muitos são os questionamentos e dúvidas que passam a permear a sua Vida. De uma hora pra outra a sensação ? de que tudo mudou e a pergunta que permanece é: E agora, o que fazer? Sabemos que existem pacientes que preferem nao ler e nao se Informar a respeito do câncer. Não se preocupe, afinal, cada pessoa reage de uma forma e essas diferenças precisam ser respeitadas.
Para você que faz parte deste time de pacientes que prefere não se aprofundar a respeito do tratamento, nós selecionamos algumas informações que são básicas e fundamentais para você neste momento da sua vida. – Converse com o seu médico e evite levar dúvidas pra casa. – Procure um psicólogo (ou um psico-oncologista). Não deixe seus entimentos de lado, eles precisam de muita atenção. – Visite o dentista antes de começar a quimioterapia. – Saiba que altos e baixos podem acontecer. Alguns dias você estará disposto (a), outros não…
Respeite suas vontades, mas não deixe de comer. uma boa dica é você consultar uma nutricionista. – Aprenda a pedir e aceitar ajuda. – Leia sobre os Direitos dos pacientes com câncer. – Não deixe de conversar com a sua família. Ela é fundamental neste momento. – Se possível, faça exercícios ffsicos elou exercícios mentais: Leia um livro, ouça uma música que lhe agrada ou assista uma oa comédia. – Saiba que você pode ter qualidade na sua vida, mesmo durante o tratamento do câncer. Procure Saiba que você pode ter qualidade na sua Vida, mesmo durante o tratamento do câncer.
Procure realmente se distrair e fazer outras coisas, sempre respeitando os seus novos limites. Orientações fornecidas aos pacientes sobre seus direitos: É direito do paciente com câncer conhecer e ter acesso a seu prontuário e a toda documentação acumulada durante o tratamento desde atestados, laudos até resultados de exames. É com essa documentação que os pacientes com câncer rão comprovar tudo aquilo que precisarem pedir aos órgãos públicos como Receita Federal, Estadual e INSS ou às entidades privadas como bancos e planos de saúde. ? muito importante que os pacientes com câncer tenham em mãos as vias originais de seus laudos médicos, exames, atestados, biópsias, radiografias e tomografias. Guarde-os muito bem. Caso você não tenha consigo algum documento médico, saiba que todos os dados dos prontuários médicos dos pacientes são arquivados e protegidos pelo Código de Ética Médica. O paciente com câncer (ou algum familiar) pode ter acesso às informações rquivadas. O primeiro passo para entrar com qualquer pedido é ter em mãos a documentação pessoal e médica, com cópias autenticadas.
Você precisará para requer diversos beneficios a que você tem direito, tais como: Aposentadoria por invalidez; Aquisição de automóveis; Auxilio doença; Fundo de garantia – FGTS; Isenção de ICMS; Imposto de Renda; IPI e IOF; IPVA; Pis/Pasep; Previdência privada; Quitação da casa própria; Renda mensal vitalícia ou Amparo social L. O. A. S. ; Tratamento fora do domicilio. Orientações para a família e amigos: Entendemos o quão dificil 0 DF 14