Estruturas organizacionais

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE Dê CAXIAS DO SUL CAMPUS UNIVERSITARIO DA REGIAO DOS VINHEDOS CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS BRUNA LAZZARI CHEIENE GALLINA BENTO GONÇALVES, 20 DE ABRIL DE 2012. INTRODUÇÃO A organização da em resultados positivos. um bom planejamen para que esta tarefa sa ar 7 to view ância para que haja ue a empresa tenha lura organizacional Com este trabalho queremos mostrar o que é essa estrutura organizacional dentro de um modo geral, mostrando suas formalidades e informalidades e até mesmo a interação entre ambas.

A estrutura organizacional é fundamental para empresas e pequeno, médio, e principalmente grande porte, pois para ser feita uma boa distribuição de cargos para uma quantidade expressiva quantidade de funcionários é necessário ter critérios de avaliação para exercer a sua função adequadamente.

Estruturas organizacionais A estrutura é um arranjo dos elementos constituídos de uma organização, ou seja, é a forma mediante a qual estão integrados e se apresentam os elementos componentes de uma empresa. A Estrutura Organizacional constitui o elo entre as orientações têm algumas características como: Alto nível de ormalização; unidade de comando; especialização elevada; comunicação vertical; utilização de formas tradicionais de departamentalização.

Estrutura Linear ou Militar: É um tipo de estrutura baseado na organização dos antigos exércitos, tendo as seguintes características: a chefia é fonte exclusiva de autoridade; as ordens seguem pela via hierárquica; cada empregado recebe ordens de um só chefe imediato. -Vantagens Aplicação simples, fácil transmissão de ordens e recebimento de informações, definição clara dos deveres e responsabilidades, eclsbes rápidas, fácil manutenção da disciplina e balxo custo de administração. Desvantagens Não favorecer a especialização, organização rígida, sobrecarregar a direção, exigir chefes excepcionais, não favorecer o espírito de equipe e a excessiva centralização dificulta a substituição do chefe. Estrutura Funcional: É fundamentado na técnica da supervisão funcional, tendo sido planejada para implantar as ideias de Taylor e tem larga aplicação na base organização, em que prevalece a especialização.

Esse sistema se caracteriza por separar as funções e preparação das de execução e receber um mesmo trabalhador ordem de mais de um encarregado. Promoção da especialização e o aperfeiçoamento, possibilidade de melhores salários e maior rendimento, maior facilidade de adaptação das capacidades e aptidões à função, promoção da cooperação e o trabalho em equipe, é mais econômica a médio e longo prazo e torna a organização de produção mais flexível.

Dificil aplicação que requer maior habilidade gerencial requer maior e mais difícil coordenação, difícil manutenção da disciplina, divisão PAGFarl(F7 abilidade gerencial requer maior e mais difícil coordenação, difícil manutenção da disciplina, divisão de controle, dificuldade na formação de chefes administrativos e elevado custo. Estrutura Staff-and-line: Essa estrutura segue as caracteristlcas básicas da estrutura linear, distinguindo-se desta pela existência de órgãos de staff junto aos gerentes de linha, os quais tem a função de assessoramento e de aconselhamento ao executivo ao qual estão ligados.

Caracteriza-se pelo que os dirigentes podem dispor, em todos os níveis, segundo as necessidades da organização, de um órgão de estudos, pesquisas, etc. denominado staff com a finalidade de lhes prestarem assessoramento; O staff exerce somente autoridade de ideias, exceto quanto ao pessoal de sua estrutura interna, que é integral; o staff pode ser unipessoal, multipessoal, com estrutura em linha ou colegiada.

Facilitar a participação de especialistas em qualquer ponto de linha hierárquica, possibilitar melhor controle da quantidade e da qualidade, tornar a organização facilmente adaptável a suas necessidades, favorecer a execução do trabalho das unidades de linha, utilizar em maior grau a divisão do trabalho e promover maior eficiência. Requerer hábil coordenação das orientações emanadas do staff, as sugestões, às vezes, confundem-se com as ordens ou entram em conflito com estas, o staff tende a superar a autoridade dos chefes de linha e os órgãos de execução reagem contra as sugestões do staff.

Estrutura tipo comissão ou colegiada: Na chefia colegiada, não existe mais um grande chefe tomando as decisões politicas e estratégicas da empresa, mas uma pluralidade de membros, de diferentes profissões, di PAGF3rl(F7 diferentes profissões, dividindo responsabilidades, competindo a esse grupo o poder decisório maior. Caracteriza-se por ter direção plural ou colegiada: a tomada de decisões pertence ao grupo; a responsabilidade da execução é impessoal; poderes restritos dos membros; situa-se em nível hierárquico superior, as ordens partem de um grupo para cada empregado, mas cada empregado só tem um chefe imediato.

Facilitar a participação de especialistas, julgamento impessoal e pontos de vista mais gerais. Fraqueza na direção de operações cotidianas, decisões mais demoradas e responsabilidade mais diluída. Estruturas Modernas Estrutura com base em função: Podemos conceituar a estrutura om base em função como aquela em que as atividades interdependentes, que se encadeiam num propósito dominante da empresa, são agrupadas num órgão especifico, constituindo a grande unidade setonal da instituição.

Suas caracteristicas são: É unidimensional, pois sua base é exclusivamente a função principal; cada área dedica se ao desenvolvimento de uma única função; baseada na especialização, mas em nível de função principal; objetivo permanente, exigindo um meio ambiente estável; longo prazo, dado que mais voltada para produção repetitiva em grandes quantidades.

Centralização de recursos similares a cada função, solidificação da especialização em cada unidade organizaclonal, perspectiva de carreira para profissionais, uniformidade em normas e procedimento; e permite alta qualidade nos produtos, desde que o ambiente seja estável. Na hipótese de vários proi nvolvimento, podem estável.

Na hipótese de vários projetos em desenvolvimento, podem surgir conflitos pela disputa de recursos disponíveis; ênfase na própria especialidade, às vezes, em detrimento dos objetivos dos projetos; do ponto de vista dos projetos, a organização uncional é vista como pouco eficiente e inflexível; inaplicável quando o meio ambiente é instável; não é flexível e não oferece a cooperação interdepartamental.

Estrutura divisional: É aquela em que as atividades, mais vinculadas a um objetivo final especifico, são grupadas em uma mesma unidade organizacional, geralmente denominada “divisão de produção encontrando-se denominações como grupos elou departamentos.

A estrutura divisional caracteriza se por resultar do parcelamento da estrutura com base em função, primitiva, em uma série de órgãos menores, onsiderados, até certo ponto, miniaturas básicas funcionais da empresa; desenvolver uma área de negócios da empresa; objetivos permanentes, atuando mesmo em ambientes instáveis; a divisionalização deve ser acompanhada pela observância de diretrizes gerais comuns e de controles coordenados pela alta administração; a divisionalização pode ser por produto, por área geográfica, por função, processo, serviços ou área de negócios.

Cada gerente, em função do mercado, é orientado para enfatizar em relação a seus produtos problemas de programação, expansão, comercialização, custos e lucratividade; torna mais fácil processo de coordenação, em função do produto, porque o negocio é visto em conjunto e não em partes; melhor histórico de cumprimento de cronogramas e de controle de custos, podendo- se exigir dos gerentes responsabilidades em relação aos lucros, por custos, podendo-se exigir dos gerentes responsabilidades em relação aos lucros, porque são normalmente responsáveis pela programação, produção, vendas e etc.. facilita o emprego de capital especializado, em função dos objetivos, de fácil assimilação pelos investidores. Os custos são elevados podendo reduzir a margem de lucros; acrifica a especialização funcional e as economias de escala, pela diferenciação de produtos e suas estruturas consequentes; é difícil a integração entre múltiplas e diferentes unidades organizacionais e pode assim, levar a uma instabilidade nas estruturas de organização.

Estrutura com base em projeto: Estrutura unidimensional que está voltada para o desenvolvimento de um único gerente; a base da estrutura é o projeto; objetivos e prazos bem definidos; prazo relativamente curto; depende de inovação de produto e sua departamentalização interna é funcional. Unidade de direção, voltada para o objetivo único, que é o desenvolvimento do projeto; desenvolvimento do espírito de corpo, por meio da identificação com o projeto; comunicação informal e o gerente controla todos os recursos de que necessita para desenvolver seu projeto.

Não é bem aceita pela organização permanente, em razão de seu caráter temporário; os meios são duplicados, porque para cada projeto existe uma subestrutura funcional; insegurança no emprego e o profissional pode perder seu lugar na empresa na estrutura permanente. Estrutura Matricial: A estrutura matricial traduz uma excelente lternativa, principalmente para as organizações que internalizaram a solução divisionária de produtos. Tem como características ser multifuncional; ser permanente, sendo tempor PAGFsrl(F7 divisionária de produtos.

Tem como características ser multifuncional; ser permanente, sendo temporários apenas os grupos de cada projeto; é adaptativo, portanto flexível; combina a estrutura hierárquica vertical tradicional com uma estrutura superposta, horizontal, de coordenadores de projetos. Equilíbrio de objetivos, visão dos objetivos dos projetos, desenvolvimento de um forte trabalho de equipe e de equipes ue se identificam com as metas dos projetos, elimina a mão-de- obra ociosa e as extensas cadeiras hierárquicas, o conhecimento especializado pode estar disponível para todos os projetos.

Insucesso na obtenção de coordenação de funções, insegurança entre os membros do projeto já que suas equipes são dispersas após o término de um projeto, não havendo um adequado relacionamento interpessoal. Estrutura Virtual A estrutura virtual é caracterizada pelo uso da tecnologia da informação como base e sustentação para sua formação. Ela usa ferramentas da tecnologia para unir pessoas, processos recursos sem precisar de um espaço fisico para tal.

Essas estruturas são formadas por “parceiros”, que são corporações reais que se unem para atingir um objetivo comum; são organizações em rede e costumam ser temporárias. As organizações virtuais são criadas para se atingir uma meta ou atender a uma necessidade de mercado especifica. São constituídas de duas ou mais empresas diferentes que complementam competências, recursos, conhecimentos e meios para o cumprimento de uma tarefa ou o desenvolvimento de um produto, ultrapassando fronteiras geográficas, temporais e culturais.

Equações diferenciais ordinárias e aplicações

0

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS E APLICAÇÕES Ana Maria S. Luz (anamluz@uol. com. br bolsista PIBIC/CNPQ) e Prof. Dr. Francisco Júlio Sobreira

Read More

Lei da patente

0

ASSUN OS GERAIS A NOVA LEI DE PATENTES, A INDUSTRIA QUIMICA E A UNIVERSIDADE Alexandre de Oliveira Rodrigues* Rua EStáCi0

Read More