ESTRUTURAS RELIGIOSAS
ESTRUTURAS RELIGIOSAS: HISTÓRIA DA FORMAÇÃO Desde os primórdios o homem percebeu que existia uma causa maior, um ser supremo, uma Inteligência superior que comandava e regia as leis do universo. De acordo com as observações e percepções de todos os povos que já viveram nesse planeta, Deus, hoje assim chamado, sempre existiu, sempre se fez presente, Interagindo o tempo todo conosco. As culturas foram se estruturando, a evolução do homem foi acontecendo, e de ac niVeis de consciência OF2 se relacionar e enten r D W•. p nent page À medida que escritu onstante dos númeras formas de se ajustando. a surgir, verdadeiros procedimentos para conceber a relação com Deus foram se apresentando, afinal a humanidade precisava de respostas, precisava de algo para se guiar, (o que era uma consequência do nível de consciência baixo da época), porque cada indivíduo precisava de instruções exteriores ou modelos de conduta moral e religiosa. Assim as diferentes religiões foram se edificando no mundo todo, com marcas registradas também do regionalismo que lhes era característico. Os elementos da natureza local também sempre oram estímulos para que essa evolução acontecesse.
Como cada região sempre teve suas particularidades quanto ao clima, cor de pele, aparência física, entre outros aspectos, essas diferenças foram incorporadas de forma marcante nas religiões que se consti -lal Studia constituíam. À medida que o homem comum, (passível de erro e naturalmente imperfeito), foi vislumbrando essa nova forma de se referir a Deus, ele foi moldando e impregnando com seus dogmas e paradigmas essas estruturas religiosas, dando forma a modelos rígidos e cartilhas retas, que comumente exigiam do devoto que eguisse um pensamento pronto e acatasse sem questionar.
Quando a necessidade de controle e poder, (característico no homem ignorante de sua verdadeira essência e iludido com o plano material) foi aparecendo, as religiões foram muito utilizadas para manipulação dos interesses. A consequência foi óbvia; se instalaram na Terra grandes atrasos evolutivos para a nossa consciência espiritual. Já em outras áreas do globo terrestre, as religiões traziam calma, conforto e independência aos povos. Eram utilizadas de maneira sábia, sem corrupções dos egos humanos.
Isso gerava irritação a todos àqueles que queriam ser verdadeiros Deuses encarnados, pois enfraqueciam suas autoridades. Resultado: foram combatidas, reprimidas e atacadas. Sob influências de situações como essas, todas as religiões do mundo foram avançando, procurando multiplicar os ensinamentos de Grandes Mestres que aqui estiveram. No entanto, sempre passadas de geração para geração através da interpretação pessoal dos homens comuns, o que gerou e gera profundas confusões a todas as mentes pobres de discernimento. Por: Bruno J. Gimenes bruno@luzdaserra. com. br