Estudo de caso desenvolvimento organizacional

Categories: Trabalhos

0

Desenvolvimento Organizacional A empresa KL Papelaria, empresa comercial especializada em venda de material escolar, possui 30 funcionários, 2 diretores proprietários, e atua neste ramo há 20 anos. Esta passando por uma crise de amadurecimento e crescimento. E os sintomas desta crise evidenciam-se nas seguintes questões: Financeiro: a empresa tem um capital de 600 mil reais em bens moveis e imóveis, mais 200 mil em estoque. Teve um faturamento liquido anual médio, nos últimos 5 anos de 240 mil reais, o que resulta em 20 mil reais líquidos mês.

Porém enfrenta Swpe to page uma dívida com o Ba uros mensais de 10. 200 mil reais, e os cu Gestão de Pessoal: o uma pesquisa motiv org s fix , o que lhe acarreta ruto mensal e de o de 180 mil reais. LIFLA realizaram ontraram os seguintes índices: Remuneração e Benefícios 43%, Segurança e Estabilidade, 97%, Condições de Trabalho 35%, relação com os colegas 85%, relação com a chefia 42%, e os fatores motivacionais apresentaram: responsabilidade 78%, reconhecimento 38%, promoção 45%, tipo de trabalho 75%, realização e satisfação 63%.

Oportunidade de Expansão: O Dr. Roberto, um dos diretores proprietários, realizou um estudo de mercado que aponta para portunidade de crescimento com a abertura de uma filial no Plano Piloto, na região próxima as escolas particulares, com um acréscimo de cliente, em 12 m meses, de 50%, sendo que atualmente a empresa possui 3 mil clientes, sendo que 250 são considerados clientes fiéis e efetuam as compras semestrais, nos últimos 4 anos, sempre na KL papelaria. orém para expandir-se necessita de um investimento de 350 mil reais. Outra questão apontada em seu estudo indica que a empresa poderia ampliar a oferta de serviços aos clientes, agregando a venda de livros de literatura geral, com um pequeno uditório ou salas de leitura que poderiam servir para instalar uma espécie de café literário, servindo cafés, sucos e bebidas em geral com lanches e organizando eventos literários, eventos musicais, com o lançamento de livros, revistas, atraindo um publico mais jovem.

Marketing: a empresa desenvolve as seguintes estratégias de marketing; envio de listas de material escolar para as escolas privadas próximas, e panfletos distribuídos (10 mil/ trimestralmente) na cidade. Existe uma percepção, por parte do Dr. Ricardo, outro sócio proprietário, de que estas estratégias e marketing não são suficientes se a empresa de fato deseja crescer e se manter no mercado. Reestruturação Física: O atual espaço ocupado pela empresa já não permite uma reorganização do estoque, atendimento aos clientes que chegam em grande quantidade nos períodos de inicio das aulas, causando um certo tumulto.

O estoque de mercadorias da empresa, embora bem conservado e totalmente informatizado, não esteja bem distribuído, conforme falou Maria, funcionaria encarregada do controle de estoque. Sabe-se que a ampliação de espaço nesta região Maria, funcionaria encarregada do controle de estoque. Sabe-se que a ampliação de espaço nesta região onde funciona a empresa custa cerca de 150 mil reais para 100m2.

Clientes: uma pesqulsa realizada pelos alunos da UFI_A, para uma amostra de 50 clientes fidelizados, demonstrou as seguintes questões: 75% reclamam da demora na entrega do material adquirido na empresa, 55% responderam que seria uma ótima idéia ampliar os serviços oferecidos aos clientes, entre eles: 72% instalar um serviço de call center nos per(odos de maior pico de vendas, 85% envio de listas de material por correio eletrônico, 65% aproveitamento de reuniões de pais nas escolas para ivulgar novos materiais, promoções e condições de pagamento.

E 58% responderam que o atendimento poderia ser melhor, e 73% não gostam de ir as compras no período que antecede o inicio das aulas. A partir da Teoria do Desenvolvimento Organizacional, e com as informações acima realize: 1) Diagnóstico: situação atual da empresa nos diferentes aspectos, setores ou departamentos. 2) Situação Desejada: faça um Planejamento para a empresa, cltando as grande linhas de ação para cada área 3) Método ou Características do DO: O que deve ser feito para chegar a Situação Desejada. Diagnóstico da empresa KL: Setor Financeiro (+) Bens móveis e imóveis: 600 mil + 200 mil reais. (+) Médio faturamento líquido: 20 mil reais/mês. (-) Dívida 150 mll reais + 10,5 mil/mês de juros. (-) Custo fixo de 180 mil reais. Setor de Gestão de pessoal Pesquisa motivacional Remuneração e B PAGF3rl(F8 fixo de 180 mil reais. pesquisa motivacional Remuneração e Benefícios 43% Segurança e Estabilidade 97% Condições de Trabalho Relação com os colegas Relação com a chefia Fatores motivacionais 85% 42% Responsabilidade Reconhecimento Promoção Tipo de trabalho 78% 75% Realização e satisfação 63%.

Setor de Marketing * Envio de listas de material escolar para as escolas privadas próximas; * Panfletos distribuídos (10 mil/trimestralmente) na cidade. Obs. : percepção, por parte do Dr. Ricardo, um dos sócios proprietários, de que estas estratégias de marketing não são suficientes se a empresa de fato deseja crescer e se manter no mercado. Clientes Pesquisa realizada: Para uma amostra de 50 clientes fidelizados, demonstrou as seguintes questões: 75% reclamam da demora na entrega do material adquirido na empresa responderam que seria uma ótima idéia ampliar os serviços ferecidos aos clientes. 8% responderam que o atendimento poderia ser melhor 73% não gostam de ir às c ríodo que antecede o AtGF Reestruturação Física: O atual espaço ocupado pela empresa já não permite uma reorganização do estoque, atendimento aos clientes que chegam em grande quantidade nos períodos de inicio das aulas, causando um certo tumulto. O estoque de mercadorias da empresa, embora bem conservado e totalmente informatizado, não está bem distribuído. Sabe-se que a ampliação de espaço nesta região onde funciona a empresa custa cerca de 150 mil reais para

Oportunidade de Expansão: Dr. Roberto, um dos diretores proprietários, realizou um estudo de mercado que aponta para oportunidade de crescimento com a abertura de uma filial no Plano Piloto, na região próxima as escolas particulares e verificou-se: 50% de acréscimo de clientes, em um espaço de 12 meses. Atualmente a empresa possui 3 mil clientes, sendo que 250 são considerados clientes fiéis e efetuam as compras semestrais, nos últimos 4 anos, sempre na KL Papelaria. orém para expandir-se necessita de um investimento de 350 mil reais. Outra questão apontada em seu estudo indica que a empresa oderia ampliar a oferta de serviços aos clientes, agregando a venda de livros de literatura geral, com um pequeno auditório ou salas de leitura que poderiam servir para instalar uma espécie de café literário, servindo cafés, sucos e bebidas em geral com lanches e organizando eventos literários, eventos musicais, com o lançamento de livros, revistas, atraindo um publico mals jovem. – Situação desejada: Setor financeiro * Dívidas de 150 mil reais s de iuros li Situação desejada: * Dívidas de 150 mil reais + 10,5 mil/mês de juros liquidadas; Redução do custo fixo atual de 180 mil reais; Pessoal (funcionários) motivados; * Marketing abrangendo vários públicos com o mínimo de custo; Setor Comercial (Clientes) * Atendimento eficiente ao consumidor; * Sistema de entregas eficaz; * Oferta de serviços mais abrangente. Reestruturação fisica * Estoque ampliado; ‘k Ambiente de atendimento ampliado, evitando tumulto em momentos de aumento de vendas.

Expansão * Lucros aumentados sobre venda de livros, revistas, alimentos, e lanches; * Aumento de clientes, sobretudo mais jovens. 3 – O que deve ser feito para chegar à situação desejada? Deve-se: Analisar profundamente os gastos fixos mensais a fim de reduzi- os, para aumentar o faturamento líquido mensal; Alterar o estilo de trabalho com estoque da empresa, e a empresa passar a trabalhar com estoque mínimo, reduzindo seu estoque em 150 mil reais. Renegociar a dívida com o e forma que facilite ou líquido.

Investir na motivação dos funcionários, com palestras elou psicologia dentro da empresa; Sugerir e criar um sistema de bônus para os funcionários que executarem melhor o seu cargo (recompensa remunerada), e criar um quadro de funcionário do mês (recompensa reconhecimento). Investir em propaganda em rádios, email a empresas e escolas da eglão, oferecendo serviços elou descontos, a fim de aumentar os clientes fiéis; Investir num sistema de cadastro de email de clientes: Um serviço de cadastro de emails para enviar novidades, preços, promoções e propaganda para clientes.

Investir em treinamento dos funcionários no atendimento a clientes; Montar um sistema de entrega eflcaz, ou contratar uma empresa com um bom histórico de eficácia para realizar as entregas e evitar frustrações aos clientes. Oferecer serviço de Call Center nos períodos principalmente entre janeiro e abril, meses de pico de venda de materiais escolares; Fechar convênio com escolas e empresas, para oferecer e indicar a KL aos pais (no caso de escolas), elou oferecer produtos de papelaria com descontos/condições de pagamento diferenciado, com intenção de se obter e fidelizar cada vez mais clientes.

Após a quitar a dívida com o banco ABC, deve-se saber a real necessidade da empresa aumentar seu espaço físico do estoque (iá que a KL reduziu seu es %) e caso Seia realmente em 75%) e caso seja realmente necessário, verificar dentre os bancos disponíveis qual facilita mais o crédito empresarial, a fim de fazer empréstimo para a reestruturação física do estoque da empresa. ra saber quanto de espaço deve-se aumentar para empresa, precisa se analisar a estrutura física da empresa com mais rigor, a fim de que a KL esteja satisfeita por pelo menos mais 10 anos em crescimento (Verificar se 1 é suficiente). Se for o suficiente, pode-se negociar com o banco escolhido o mínimo de juros pra que no final fique o mais próximo de 150 mil reais, podendo ser pagos em 10 vezes de aproximadamente 15 mil reais.

A expansão deve ser realizada junto ou após a estruturação física, e ambas após quitar as dividas iniciais com o banco ABC, pois se a expansão ou a estruturação ser planejada pra antes de quitar s dividas, a KL corre o risco de não conseguir o empréstimo, ou se conseguir, se afundar em d[vidas intermináveis, pois a reestruturação física não oferece um retorno rápido, pois trata- se de uma comodidade ao cliente apenas, e no caso da expansão com o ambiente próprio para leituras, e eventos, teoricamente tem-se um retorno rápido de investimento, mas a KL tena dívidas altíssimas junto ao banco ABC.

Hierarquia Como a KL tem dois sócios proprietários, o ideal seria cada sócio ter suas responsabilidades bem divididas para facilitar o trabalho de ambos, agilizar ao tratar assuntos internos, e externos. PAGF8rl(F8

Resenha do livro o caminho das estrelas

0

RESENHA DO PRIMEIRO PASSO DO LIVRO SOUZA. Cйsar. O caminho das estrelas. Um mapa para transformar sonhos em realidade: Sextane,

Read More

Marketing

0

1. Conceito de documento Registro de uma informação independentemente da natureza do suporte que a contém. Aquele que, produzido ou

Read More