Etnografia
O ensino itinerante como suporte para a inclusão de pessoas com necessidades especiais As pessoas vivem de forma diferente, tendo cultura e línguas diferentes. A inclusão de alunos com necessidades especiais tem muitos obstáculos, dentre eles a ausência de conteúdos específicos para essa realidade nos cursos de formação de professores. O objetivo do professor itinerante é assessorar as escolas que possuem alunos com necessidades e produzir material para o ensino desse aluno.
Também vão até a casa dos alunos que são impedidos de ir até a escola. O texto nos mostra um pouco do rabalho dos profess a pesquisa etnográfic porque permite que em que vai trabalhar. e entrevistas, filmagen ar 3 Swipe to page Ias. Foi escolhido e desse trabalho, nheça a área do participante, conhecida como a pesquisa social e interpretativa. Tem o contato direto do investigador com a situação investigada, o que a torna complexa, pois o investigador tem seus valores e crenças o que afetam a construção da pesquisa.
Para que isso aconteça o mínimo possivel é preciso que o investigador seja flexível e sensível a cada momento de sua pesquisa, porque no caso do nosso texto que está sendo pesquisado são pessoas, e cada uma tem sua visão diferente do assunto. A etnografia é um instrumento utilizado para o estudo de grupos socialmente excluídos, que tem ajudado na formulação de estratégias ao proporcionar uma melhor compreensão da realidade e ajuda 5wlpe to vlew nexl page a mostrar maneiras para a intervenção.
O professor deve ter em mente que o ato de ensinar varia de acordo com o local e a cultura. Por isso uma pesquisa educacional que busca compreender o cotidlano dos alunos deve levar em consideração a sociedade em que ele está inserido. ara ser um professor itinerante independe de sua formação inicial, basta estar inserido em uma rede pública de ensino. Este profissional é avaliado pela sua sensibilidade em lidar com pessoas de necessidade especiais. ? utilizado seminários, reuniões, cursos, entre outros para sua formação. Mas o conhecimento só chega com a prática. Para que todos os professores fossem capacitados para trabalhar com pessoas especiais seria preciso modificar todo o sistema de formação de professores, o que demoraria muito. Portanto para a inclusão desses alunos seria necessário a capacitação de rofessores paralelamente. O trabalho itinerante mostra aos professores uma oportunidade de construírem novas formas de atuar em sua profissão. ? um trabalho que difere de uma escola para outra, pois cada uma possui dificuldades diferentes, como por exemplo: professores que lecionam em várias escolas devido ao número pequeno dos mesmos; a variedade de dificuldades especiais; entre outras coisas. Mas a resistência do quadro de funcionários da escola ? inclusão pode ser um dos maiores obstáculos. A relação entre professores regulares e itinerantes favorecem inclusão de alunos com necessidades especiais e ajuda os professores regulares com os demais alunos, pois traz segurança para que eles possam lidar com esses novos alunos.
O professor itinerante também está traz segurança para que eles possam lidar com esses novos alunos. O professor itinerante também está presente ao lado das famaias desses alunos dando suporte e segurança para esses famlliares. O trabalho do professor itinerante não limita-se somente ? inclusão do aluno à escola regular, mas precisa se preocupar com os problemas comuns da vida escolar, para melhor lidar com os lunos e professores regulares. O seu trabalho desenvolve uma mobilização inclusiva, pois ele está sempre presente ajudando nas dúvidas de pessoas comuns.
Sendo assim ele favorece mudanças nas práticas escolares, além de capacitar e ajudar professores regulares na integração de alunos. O professor itinerante tem um papel importante fora da escola, que é mostrar para os pais e a sociedade a capacidade que essas crianças possuem. Com essa pesquisa, ficou comprovado a importância do professor itinerante por auxiliar o professor da turma, promover adaptação de material escolar, orientar as famílias e atender o aluno individualmente.
Por estes e inúmeros outros motivos podemos ver a importância da capacitação de professores itinerantes, para ajudar a desmitificar preconceitos da sociedade para com essas pessoas especiais. Pois a maioria dos professores não se sentem preparados para ensinar essas crianças. Todos temos o direito à educação, e o professor tem o dever a ser cumprido que é de ensinar, respeitando os limites e capacidades de cada pessoa, pois com um pouco de paciência e perseverança podemos chegar à uma sociedade de igualdade para todos.