Evolução histórica e social da gestão de pessoas

Categories: Trabalhos

0

“EVOLUÇÃO HISTÓRICA E SOCIAL DA GESTÃO DE PESSOAS”. O mundo está mudando a cada dia e de forma intensa; a área de recursos humanos vem passando por constante transição e atualmente as empresas vêm sofrendo grandes desafios tanto de natureza ambiental quanto organizacional em função de fatores como a evolução da comunicação, mudanças econômicas, culturais, sociais, da globalização, da concorrência mundial, do rápido desenvolvimento tecnológico, etc.

Em função dessas mudanças percebem a necessidade de se adaptar para manter-se no mercado. Em função disso humanos vem passa uma atuação predo ais modernos, inclu a pessoa nao mais co OF2 Swipe view next nte de recursos sformações, de rac al para modelos que passa a ver peças-chave do novo sistema, como parceiro e parte do patrimônio da organização transformando sua inteligência em peça chave para que a organização adquira vantagem competitiva, constituindo dessa forma o capital intelectual da organização.

O termo gestão ganha cada vez mais espaço, substituindo aos poucos o termo administração de recursos humanos. As empresas passaram a considerar os profissionais como colaboradores e os mesmos são muitas vezes incentivados a articipar nas tomadas de decisões e apóiam os processos de mudanças, sendo vistos então como parceiros estratégicos e não mais apenas como recursos produtivos, com isso, as organizações ajustam as exigências trabalhi Swige to vlew next page trabalhistas à realidade do mercado, surgindo novas formas de trabalho.

Nota-se então que a área de recursos humanos ou gestão de pessoas é de suma importância nas organizações, pois com as mudanças que vão desde os processos burocráticos tradicionais aos novos conceitos, vendo os colaboradores como o principal tivo das organizações, ela se transformou de “fonte de custos” para uma posição estratégica; percebendo que o diferencial competitivo está no capital humano e na capacidade que a empresa tem de possuir profissionais competentes com grande equilibrio emocional, o modelo de gestão de pessoas tem papel fundamental diante dos processos de mudança organizacional, suas tendências e desafios. ? preciso que as organizações saibam lidar com estas transformações e que estejam preparadas para diferenciar-se no mercado sendo efetivamente competitivas correspondendo às novas exigências. Por fim, vale ressaltar que os conceitos de desenvolvimento dos indivíduos e das organizações estão ligados, assim, a gestão de pessoas pode ser vista também como um dos meios da competitividade de qualquer organização.

Referências bibliográficas: FLEURY, A. C. C. ; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2004. (Parte – cap. 3: páginas 57 – 68) MASCARENHAS, A. O. Gestão estratégica de pessoas: evolução, teoria e crítica. São Paulo: Cengage Learning, 2008. Capítulo 1: páginas 3- 30.

O mito da caverna resumo crítico

0

“0 MITO DA CAVERNA” RESUMO CRÍTICO Durante sua vida de filósofo, Platão desenvolveu diversas obras que serviram de inspiração para

Read More

Tipos de pericia

0

PERНCIA JUDICIAL No Cуdigo de Processo Civil de 1939, a Perнcia Judicial й tratada no Tнtulo VIII – Das Provas

Read More