Fau-usp
FAU – USP Dados: Obra: FAIJ-USP Projeto: João Batista Vilanova Artigas e o Engenheiro Carlos Cascaldi, construção: – 1969 Área: 18600 m2 Revestimento de fachadas e área interna: Concreto Armado Localização: Rua do Iago, 876 na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, no Butantã. A FAU USP se tornou uma referencia na década de 1960 pela inovação das estrutur acabamento da Univ área interna são em um acabamento mai queimado”. OFY Swipe as usadas. O a sua fachada e sua parte interna ssa de “cimento
São dois os revestimentos dos pisos da universidade, temos piso resinado na cor caramelo e um piso emborrachado “plorigroma”. Uma das características da estrutura empregada na FAU e que ela foi pensada junto com a arquitetura, a forma com que os pilares internos foram dispostos possibilitam o que haja uma integração plena entre todos que frequentam a universidade, ou seja, no centro da FAU, onde temos o grande salão caramelo foi feita uma grande área sem pi Swige to víew next page pilares, tornando o local aberto e arejado.
A área onde estão ispostos os pavimentos e uma area aberta porem onde todos os pilares estão alocados, entretanto não interfere na comunicação e no espaço do local, mantendo sempre a idéia do Artigas que é “permitir maior grau de convivência, comunicação e sem portas de entrada”. Temos um total de seis pavimentos, todos eles ligados por rampas. Uma das questões que tornam o projeto mais intrigante e que os pavimentos parecem estar na mesma altura.
Ao olhar as plantas entende-se de primeira vista que temos 3 pavimentos, entretanto temos 7 pavimentos sendo um subsolo e mais 6 avimentos, todos eles ligados por rampas de baixa inclinação. Arquitetonicamente falando temos a impressão de um único plano, tornando assim os ambientes mais interativos. Se analisarmos pelos corte da FAO, podemos perceber que a parte superior é reservada aos alunos e professores, e os andares mais baixos estão o restaurante, museu, biblioteca, auditório e espaço para atividades abertas.
A forma da FAU vista de cima trata-se de um grande retangulo em concreto, sustentado por pilares em forma de trapézios duplos apoiados no solo rande retangulo em concreto, sustentado por pilares em forma de trapézios duplos apoiados no solo. O uso do concreto usado não foi só uma solução mais barata, mas sim uma forma de acabamento e o do uso de materiais que permitiam grandes vãos. São oito pavimentos intermediários com 38 pilares internos (colunas) e mais 14 perimetrais (seção piramidal). A cobertura da FAU e feita com 900 Domus de 2,5×2,5 de fibra de vidro que iluminam toda sua extensão por iluminação zenital.
Iluminação artificial segue a horizontalidade do prédio. Nos estúdios essa iluminação é rebaixada por se tratar do pé direito duplo, sendo focada nas pranchetas. As esquadrias auto portante com vidros transparentes desenvolvidas pelo próprio arquiteto exclusivamente para o edifici0 da FALI. 07 lances de rampa suave e larga com gradil de ferro Na parte interior, principalmente nas empenas, o tratamento do concreto é um pouco diferente, se trata de um esmero, semelhante à um mármore, solicitado por Artigas para que houvesse uma distinção entre o externo e interno do edifício 3