Formação de preço

Categories: Trabalhos

0

INTRODUÇAO Desde o século XX se observa a preocupação dos gestores com a formação do preço de seus produtos e serviços, pois dentre as atribuições gerenciais de maior relevância em uma empresa este processo se destaca devido seu caráter estratégico. O preço de um produto pode quantificar, através do valor de um produto acabado, todos os custos embutidos no processo de transformação que começa a partir da modificação da matéria- prima até o término do processo de fabricação e distribuição.

Os preços de um produto ou serviço tendem a seguir os praticados no merca e preços de um pro do mercado, essa de uma vez que seguir u conhecer seus custo I OF7 Swipe nentp endo que a formação is focada em fatores reta apreciação, ercado sem esultado da empresa ao ponto de inviabilizar o negócio. Dessa forma, no processo de formação de preço de um serviço a organização deve considerar as condições de mercado e seus custos, para assim poder fixar preços adequados. para que possa ser calculado adequadamente o preço de venda dos produtos de uma empresa, é preciso determinar alguns fatores que influenciam os custos da empresa.

E para rganizar esses dados é necessário utilizar diversas técnicas e conhecimentos para determinar a melhor maneira de calcular os custos e formar assim o preço de vendas dos produtos e serviços. para conhecer os elementos que compõem o preço de venda, são necessários procedimentos organizacionais que informem -lal Studia empresas estabelecem com o ambiente no qual estão inseridas, pois qualquer decisão sobre o preço de venda poderá provocar alterações em todas as áreas da empresa e consequentemente neste relacionamentos .

Os preços atuam mais diretamente sobre determinadas áreas: ompras, estoque, custos, marketing, vendas e finanças. O preço é porta de entrada dos recursos financeiros da empresa. Atualmente muitos fatores agregam-se ao cálculo do custo dos produtos ou serviços para a formação e definição do preço de venda. O fator principal é a sensação do consumidor em analisar o preço e decidir individualmente a sua disposição em adquirir o produto ou serviço.

FORMAÇAO DE PREÇO Pode-se definir preço como a quantidade de dinheiro, bens ou serviços que deve ser dada para se adquirir o uso ou a propriedade de outro produto ou serviço. Segundo Bernardi (1998), o principal fator para uma correta formação de preços é a informação, pois a formação de preços é um sistema, o qual deve ser alimentado com informações precisas e detalhadas, seus elementos, composição e tratamento, para que as diversas variáveis de ordem econômica sejam corretamente consideradas e a decisão seja de boa qualidade.

Nesse sentido, a contabilidade desempenha papel fundamental no processo de formação de preço, pois as informações produzidas por ela são fundamentais para auxiliar os gestores na construção dos preços dos produtos e serviços. Entende-se como preço de venda o valor monetário que a empresa cobra de seus clientes em uma transação comercial. Este valor deverá ser suficiente ra ue a empresa cubra todos os gastos que forem nece olocar os produtos, necessários para colocar os produtos, mercadorias ou serviços ? disposição do mercado.

Os custos são elementos que influenciam os preços e são considerados como a espinha dorsal da teoria custos, que tem como fundamento básico à formação do preço de venda e considera os seguintes itens: a natureza, o comportamento, a classificação, o sistema de acumulação, o método de custeio, o istema de custeio, a relação custo, volume e lucro e avaliação de investimento. Neste contexto, a política de formação de preços da empresa deve estar em sintonia com a missão da empresas.

No momento em que os efeitos econômicos são considerados na formação do preço, busca resposta na teoria econômica e em seus elementos para planejar, controlar, executar uma política de precificação que atenda os objetivos do empreendimento. Deste modo, a teoria econômica tem como base os seguintes conceitos, lei da procura; elasticidade – preço da demanda; lei da oferta; quilíbrio; a interação da oferta e procura; estruturas de mercado; teoria da produção e custos de produção.

Ao Considerar estes fatores econômicos, a entidade tende adequar-se a um mercado altamente competitivo. Porém, deve considerar os custos que dão suporte necessário a construção de padrões, orçamentos e diversas formas de previsões. O que possibilita acompanhar e comparar o que efetivamente aconteceu com o que foi definido como padrão, orçado e etc.

Portanto, pode-se considerar que o preço do produto deva ser constituído a partir de uma análise do cenário e das partículas ue interagem com a entidade dentro um enfoque sistêmico, ou seja, o ambiente interno e externo No mundo real, nao existe um método objetivo para precificaçao de produtos, ficando a 3 externo No mundo real, não existe um método objetivo para precificação de produtos, ficando a mesma sujeita a fatores subjetivos, como opiniões e impressões pessoais.

Assim, mesmo grandes companhias que dispõem de recursos financeiros abundantes e equipe profissional capacitada estão sujeitas a não compreenderem o comportamento real do consumidor frente a diversas situações de ordem conjuntural, psicológica, etc. Tal situação traz como consequência à empresa o risco de desconhecer a postura de seus clientes e do mercado em concordância aos preços estipulados e à atribuição de valores aos produtos. Existem dois métodos de formação de preço não baseado em custo.

São elas: formação de preço baseado no mercado e formação de preço baseado em concorrentes. Na formação de preço baseado no mercado, a empresa poderá decidir pela fixação dos preços, deixando como prioridade, uma menor atenção aos seus próprios custos ou à procura de seus produtos. Ou seja, para tal, a mesma formará seu preço baseado a “percepção dos consumidores com relação ao valor do produto, e nao os custos do vendedor”.

Desta forma, o preço de venda praticado pela empresa poderá ser igual, menor ou maior do que o praticado no mercado, dependendo dos objetivos e das inferências que deduz sobre as possíveis influências que podem lhe causar os componentes do sistema em que está inserida. para isso, antes de formar preço e definir suas políticas de vendas, as empresas deverão fazer um diagnóstico, o mais completo possível, acerca do mercado em que atuam, do ambiente externo em que estão inseridas, da concorrência, além e outros fatores que possam vir a influenciar o preço final.

Já na formação de preço b ncor 4 fatores que possam vir a influenciar o preço final. Já na formação de preço baseado nos concorrentes, muitas vezes, a tomada de decisão dos consumidores está intimamente ligada à simples comparação do preço de um produto com outro do concorrente. Tal julgamento tem como premissa a não percepção por parte do cliente da diferença existente entre dois produtos, por esses serem semelhantes, proporcionarem os mesmo s benefícios, agregarem o mesmo beneficio ou simples esconhecimento desse benefício por parte dos consumidores.

Com isso, a empresa tende a direcionar sua formação de preço aos concorrentes, sendo que, geralmente, os pequenos seguem os líderes, mudando seus preços quando os preços da lider mudam. O problema quanto a este modelo de preço é o fato que a empresa, ao copiar do concorrente o preço a ser cobrado, estará absorvendo possíveis ineficiências ou eficiências da empresa copiada. Para ser precisa tal formação, ambas deveriam ter a mesma estrutura de capital, mão-de-obra, entre outros, fato praticamente impossível de acontecer.

Se o preço for muito alto inibirá a venda, e se o preço for muito baixo, poderá não cobrir os custos. Normalmente a formação de preço é representada por um Mark up, que é uma taxa pré-determinada que se adiciona sobre a base, com o objetivo de determinar o preço de venda. MARK UP O Mark-up consiste, basicamente, na adição ao custo unitário do produto ou serviço de uma margem de contribuição fixa que cubra seus custos e despesas para a obtenção do preço de venda, ou seja, é um índice aplicado sobre os custos de um bem ou serviço para a formação do preço de venda.

Essa margem eve ser suficientemente boa ara cobrir suas despesas e gerar, ainda, um S venda. Essa margem deve ser suficientemente boa para cobrir suas despesas e gerar, ainda, um lucro satisfatório. Para chegar a um número correto do Mark up é necessário calcular o valor tendo como base diversas questões. Deve-se levar em conta aspectos como preços das mercadorias a serem revendidas, despesas variáveis, despesas fixas e a margem de lucro. Despesas variáveis: São entendidas como os gastos decorrentes das vendas.

Por exemplo, tributos diretos e indiretos, comissões, fretes, propagandas e etc. Despesas fixas: são conceituadas como os gastos que obrigatoriamente existirão. Por exemplo, aluguéis das edificações, parte fixa dos salários dos funcionários, etc. Margem de lucro: é o valor que a empresa entende ser suficiente para atender as seguintes finalidades, remuneração do capital investido, reinvestimento na própria empresa, outros investimentos de curto e longo prazo, distribuição aos sócios e empregados, etc.

PREÇO DE VENDA (PV) = CUSTO LÍQUIDO/ 100 – DE GASTOS VARIAVEIS SOBRE VENDA + % DE DESPESAS FIXAS SOBRE VENDA + MARGEM DE LUCRO DESEJADA) / 100 O preço a ser cobrado do cliente deve possibilitar a satisfação das necessidades do negócio para que, ao final do mês, os produtos, mercadorias ou serviços vendidos tenham gerado recursos para cobrir todos os custos com um lucro liquido.

CONSIDERAÇÕES FINAIS O preço de venda é fator c obrevivência de preços e fundamental para a sobrevivência e crescimento de qualquer empresa ou empreendimento, independentemente do tamanho do negocio ou da área de atuação. A formação de preços de venda importa na decisão da empresa de uma metodologia a ser adotada que fica, na prática na dependência o tipo de decisão que a empresa precisa tomar. É importante observar que todos os dados que vão formar o preço de venda estão nos documentos ou nas demonstrações contábeis da empresa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS MARTINS, O; MORAES, V. O processo de formação de preço de serviços no Terceiro Setor: um estudo de caso no Estado da Paraíba. 2009. XVI Congresso Brasileiro de Custos – Fortaleza, 2009. BERNARDI, L A. Política e formação de preços: uma abordagem competitiva sistêmica e integrada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998. BIASIO, R, et al. Avaliação do método utilizado para a definição o preço de venda: um estudo de caso em uma empresa comercial varejista do vestuário de Caxias do Sul.

VII Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração, 201 0. SOUZA, A; AVELAR, E; BOINA, T. Gestao de custos e formaçao de preço em empresas de produção por encomenda: estudos de casos. RIC – Revista de Informação Contábil. 2008 REZENDE, A et al. Análise de comportamento dos preços de medicamentos na cidade de São Paulo. 30 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo, 2003. COELHO, F. Formaçao de rio regulatório. Um

Led’s e novas formas

0

LINHA DE MANGUEIRAS DE BORRACHA pvc CATÁ OGO 2008 BRASIL LINHA DE MANGUEIRAS DE BORRACHA E pvc Sempre mudando, para

Read More

Fluxogramas

0

Exercício Fluxograma Confeccione os fluxogramas dos processos descritos a seguir: 1 – Você é o responsável pelo churrasco da turma.

Read More