Fotossintese
OBTENÇÃO DE MATÉRIA PELOS SERES AUTOTRÓFICOS FOTOSSÍNTESE: UM PROCESSO DE AUTOTROFIA Processo de biossíntese, que envolve a utilização da energia luminosa na produção de substâncias orgânicas, a partir de C02 e H20, com a libertação de oxigénio (02). L] Ocorre exclusivamente nos seres vivos que possuem pigmentos fotossintéticos, capazes de captar energia luminosa. FOTOSSINTESE: UM PROCESSO DE AUTOTROFIA Importância da Fotossíntese para os Seres Vivos C]
Produz substâncias substâncias inorgânicas. orgânicas a partir de LI Transforma a ener (ATP), que fica armaz (ex. glicose). OF2 quimica • rgânicos sintetizados S. wp view nent page LI Produz o oxigénio, essencial para a sobrevivência da maioria dos seres vivos. EQUAÇÃO GERAL DA FOTOSSINTESE (1842): C02 Energia luminosa Clorofilas cnH2non + 6 H20 + 6 02 Fotossíntese: estruturas envolvidas Parede celular Núcleo Vacúolo 2 H20 electrões. As clorofilas são os mais abundantes e conferem a cor erde.
Captação da Energia Luminosa Comprimento de onda (nm) Alta energia Baixa energia Trajecto da luz solar que incide nas folhas Radiação incidente (Luz visível – entre os 380 – 750 nm) Radiação reflectida Radiação absorvida Radiação transmitida Energia Luminosa e a Fotossíntese Experiências de Engelmann (1883) Espirogira (alga filamentosa) Actividade 2 — página 99 Nas plantas, as clorofilas a e b são os pigmentos mais eficientes na absorção da energia luminosa.