Gerenciamento seguindo pmbok

Categories: Trabalhos

0

CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GUIA PMBOK ) Quarta Ediçao UM GUIA DO Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia Edição ISBN: 978-1-933890-70-8 Swip to page Publicado por: Project Management Newtown Square, pe 4610-356-4600 Fax: 4 Internet: www. pmi. o 1 or 428 s Boulevard CJA. Telefone: tomercare@pmi. org 02008 Project Management Institute, Inc. Todos os direitos reservados. “PMI”, o logotipo do PMI, “PMP”, o logotipo do PMP, “PMBOK”, “PgMX, “Project Management Journal”, “PM Network” e o logotipo do PMI Today são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

The Quarter Globe Design é uma arca comercial do Project Management Institute, Inc. para obter uma lista completa das marcas do PMI, entre em contato com o Departamento jurídico do PMI. O Departamento de publicações do PMI agradece o envio de correções e comentários sobre seus livros. Sintase a vontade para enviar comentários sobre erros tipográficos, de formatação ou outros erros. Simplesmente faça uma cópia da página relevante do livro, marque o erro E-mail: book. rders@pmi. org Impresso nos Estados Unidos da América. Nenhuma parte deste trabalho poderá ser reproduzida ou transmitida em qualquer forma ou por qualquer meio, letrônlco, manual, fotocópa, gravação ou por qualquer sistema de armazenamento e recuperação de informações sem prévia autorização por escrito do editor. O papel utilizado neste livro está em conformidade com a Norma para papéis permanentes emitida pela Organização nacional de normalização de informaçoes 09. 8—1984). 10987654321 ThlS copy is a PMI member benefit, not for distribution, sale or reproduction. NOTA As publicações de diretrizes e normas do Project Management Institute, Inc. (PMI), das quais este documento faz parte, são preparadas através de um processo voluntário de esenvolvimento de normas de consenso. Esse processo reúne voluntários elou busca os pontos de vista de pessoas interessadas nos tópicos cobertos por esta publicação.

Embora o PMI administre o processo e estabeleça as regras para promover a imparcialidade no desenvolvimento do consenso, ele não redige o documento e não testa, avalia ou confirma de forma independente a exatidão ou a integridade de quaisquer informações ou a solidez de quaisquer opiniões contidas em suas publicações de diretrizes e normas. O PMI se isenta de responsabilidade por quaisquer lesões pessoais, anos a propriedades ou outros danos de qualquer natureza, especiais, indiretos, consequenciais ou compensatórios, direta ou indiretamente resultantes da publicação, uso de aplicação ou confiança neste documento.

O PMI se isenta de responsabilidade e não dá garantia expressa ou implícita quanto à exatidão ou integridade de quaisquer informa ões publicadas neste documento e tam PAGF 7 OF quanto à exatidão ou integridade de quaisquer informações publicadas neste documento e também se Isenta de responsabilidade e não dá garantia de que as informações deste documento atenderão a quaisquer objetivos ou ecessidades específicas. O PMI não se responsabiliza por garantir o desempenho de quaisquer produtos ou serviços de fornecedores ou fabricantes específicos com base nesta norma ou guia.

Ao publicar e disponibilizar este documento, o PMI não está se responsabilizando pelo fornecimento de serviços profissionais ou outros tipos de serviços para qualquer pessoa ou entidade ou em nome de qualquer pessoa ou entidade nem está se responsabilizando pela realização de qualquer tarefa que uma pessoa ou entidade precise realizar para outra pessoa. Qualquer pessoa que utilize este documento deve se basear m sua própria opinião independente ou, dependendo do caso, buscar a orientação de um profissional competente, adotando uma dose razoável de cuidado em quaisquer circunstâncias. ? poss[vel que estejam disponíveis informações e outras normas sobre os tópicos cobertos por esta publicação a partir de outras fontes, as quais o usuário poderá desejar consultar para obter outros pontos de vista ou informações não cobertas por esta publicação. O PMI não tem poder nem se responsabiliza por controlar ou impor a conformidade com o conteúdo deste documento. O PMI não certifica, testa ou inspeciona produtos, rojetos ou instalações com objetivos de segurança ou saúde.

Quaisquer certificações ou outras declarações de conformidade com quaisquer informações relacionadas à saúde ou à segurança neste documento não deverão ser atribuídas ao PMI e são de responsabilidade exclusiva do certificador ou declarante. PREFACIO DA QUART PAGF 3 OF PMI e são de responsabilidade exclusiva do certificador ou declarante. PREFACIO DA QUARTA EDIÇAO Este documento substitui o Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK@) – Terceira edição.

Desde a sua publicação, o Project Management Institute (PMI) ecebeu milhares de recomendações valiosas para melhorias do Guia PMBOK@ – Terceira edição, que foram revisadas e, quando adequado, incorporadas à quarta edição. Como resultado dessas inserções e do crescimento do Conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, os voluntários do PMI prepararam uma versão atualizada do Guia PMBOK@. O termo de abertura do projeto para a atualização do Guia PMBOK@ — Terceira edição era para: 1 . Revisar a norma, de modo a não conflitar com nenhuma outra norma do PMI. . Assegurar que as informações contidas na norma fossem consistentes em termos de conceito e claras m sua redação, e que a terminologia fosse bem definida e congruente com a das outras publicações. 3. Pesquisar o modo como os ciclos de vida estão sendo usados em projetos no momento e revisá-los ou expandi-los, conforme necessário. 4. Examlnar os cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos e os 44 processos de descrição de gerenciamento de projetos para determinar se a combinação, exclusão ou adição de novos processos acrescentaria clareza à norma. . Assegurar que atualizações à Área de conhecimento sejam congruentes com o trabalho realizado para definir os processos, as entradas as saídas definidos pelo grupo de normas. As principais diferenças entre a Terceira e a Quarta edições são resumidas a seguir: 1 . Todos os nomes de processos estão no formato verbo-substantivo. 2. Foi empregada uma abordagem padrão ? discussão de fatores estão no formato verbo-substantivo. 2. Foi empregada uma abordagem padrão à discussão de fatores ambientais da empresa e de ativos de processos organizacionais. 3.

Foi empregada uma abordagem padrão à discussão de mudanças, ações preventivas e corretivas e reparos de defeitos. 4. O número de processos foi reduzido de 44 para 42. Dois processos foram excluídos, ois foram adicionados e seis foram reconfigurados em quatro processos na Área de conhecimento em gerenciamento de aquisições do projeto. 5. A fim de proporcionar clareza, uma distinção foi feita entre o plano de gerenciamento do projeto e os documentos de projeto usados para gerenciá-lo. 6. A distinção entre as informações no Termo de abertura do projeto e na Declaração do escopo do projeto foi esclarecida. . Os diagramas de fluxo do processo no início dos Capítulos 4 a 12 foram excluídos. 8. Um diagrama de fluxo de dados foi criado para cada processo para mostrar os processos relacionados às uas entradas e saídas. g. Um novo apêndice foi adicionado para abordar as principais habilidades interpessoais usadas por um gerente de projetos durante o gerenciamento. O Guia PMBOK@ – Quarta edição mantém a organização da terceira edição, sendo organizado em três seções: A Seção 1, A estrutura do gerenciamento de projetos, oferece uma base à compreensão do gerenciamento de projetos.

Há dois capítulos nesta seção. O Capítulo 1, Introdução, apresenta uma base e o objetivo da norma. Ele define em que consiste um projeto e discute o gerenciamento de projetos e a relação entre erenciamento de projetos, de programas e de portfólios. O papel do gerente de projetos também é discutido. O Capitulo 2, Ciclo de vida e organização do projeto, fornece uma visão geral do PAGF s OF discutido. O Capítulo 2, Ciclo de vida e organização do projeto, fornece uma visão geral do ciclo de vida do projeto e de sua relação com o ciclo de vida do produto.

Ele descreve as fases e a relação não so entre elas, mas com o própno projeto. Também inclui uma visão geral da estrutura organizacional que pode influenciar o projeto e a maneira como este é gerenciado. A Seção 2, A norma de gerenciamento de projetos, define s processos de gerenciamento de projetos, bem como as entradas e saídas de cada processo. O Capítulo 3, Processos de gerenciamento de projetos e um projeto, define os cinco grupos de processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e controle e Encerramento.

Este capítulo mapeia as Áreas de conhecmento em gerenclamento de projetos para os grupos específicos de processos de gerenciamento . A Seção 3, As áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos, descreve as Áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos; lista os processos de gerenciamento de projetos e define as entradas, s ferramentas e técnicas e as saídas de cada área. Cada um dos nove capitulos concentra-se em uma Área de conhecimento específica. O Capítulo 4, Gerenciamento de integração do projeto, define os processos e as atividades que integram os diversos elementos do gerenciamento de projetos.

Este capítulo inclul: • Desenvolver o termo de abertura do projeto; • Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto; • Orientar e gerenciar a execução do projeto; • Monitorar e controlar o trabalho do projeto; • Realizar o controle integrado de mudanças; • Encerrar o projeto ou a fase. O Capítulo 5, Gerenciamento do escopo do projeto, descreve os processos relativos à garantia de que o projeto inclua todo o trabalho ne PAGF projeto inclua todo o trabalho necessário, e apenas o trabalho necessário, para que seja terminado com sucesso.

Este capítulo inclui: • Coletar requisitos; • Definir o escopo; • Criar EAP; • Verificar o escopo; • Controlar o escopo. O Capítulo 6, Gerenciamento de tempo do projeto, se concentra nos processos relativos ao término do projeto no prazo correto. Este capítulo inclui: • Definir atividades; • Sequenciar atividades; • Estimar ecursos da atividade; Estimar durações da atividade; Desenvolver o cronograma; Controlar cronograma.

O Capítulo 7, Gerenciamento de custos do projeto, descreve os processos envolvidos em planejamento, estimativa, determinação do orçamento e controle de custos, de modo que o projeto termine dentro do orçamento aprovado. Este capítulo inclui: • Estimar custos; • Determinar o orçamento; • Controlar custos. O Capítulo 8, Gerenciamento da qualidade do projeto, descreve os processos envolvidos no planejamento, monitoramento, controle e na garantia de que o projeto satisfará os requisitos de qualidade specificados.

Este capítulo inclui: • Planejar a qualidade; • Realizar a garantia da qualidade; • Realizar o controle da qualidade. O Capítulo g, Gerenciamento de recursos humanos do projeto, descreve os processos envolvidos no planejamento, contratação ou mobilização, desenvolvimento e gerenciamento da equipe do projeto. Este capítulo inclui: • Desenvolver o plano de recursos humanos; • Contratar ou mobilizar a equipe do projeto; • Desenvolver a equipe do projeto; • Gerenciar a equipe do projeto.

O Capítulo 10, Gerenciamento das comunicações do projeto, dentifica os processos relativos à geração, coleta, disseminaçã das comunicações do projeto, identifica os processos relativos à geração, coleta, disseminação, armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna e apropriada. Este captulo inclui: • Identificar as partes interessadas; • planejar as comunicações; • Distribuir informações; • Gerenciar as expectativas das partes interessadas • Relatar desempenho.

O Capítulo 1 1, Gerenciamento de riscos do projeto, descreve os processos envolvidos em identificação, análise e controle dos iscos do projeto. Este capítulo inclui: • Planejar o gerenciamento de riscos; • Identificar riscos; • Realizar análise qualitativa de riscos; • Realizar análise quantitativa de riscos; • Planejar respostas aos riscos; • Monitorar e controlar riscos. O Capítulo 12, Gerenciamento de aquisições do projeto, descreve os processos envolvidos na compra ou aquisição de produtos, serviços ou resultados para o projeto.

Este capítulo inclui: • Planejar aquisições; • Conduzir aquisições; • Administrar aquisições; • Encerrar aquisições; Apêndices Glossário O Guia PMBOK@ — Quarta edição foi apresentado em um documento preliminar no início de 2008. Muitos dos comentários enviados pelos revisores foram incorporados nesta edição final. Seção A estrutura do gerenciamento de projetos Capítulo 1 Capítulo 2 Introdução Ciclo de vida e organização do projeto Capítulo 1 Introdução O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK@) é uma norma reconhecida para a profissão de gerenciamento de projetos.

Um padrão é um documento formal que descreve normas, métodos, processos e práticas estabelecidas. Assim como em outras profissões como advocacia, edicina e contabilidade, o conhecimento contido nesse padrão evoluiu a p profissões como advocacia, medicina e contabilidade, o conhecimento contido nesse padrão evoluiu a partir das boas práticas reconhecidas de profissionais de gerenciamento de projetos que contribuíram para o seu desenvolvmento. Os dois primeiros capítulos do Guia PMBOK@ são uma introdução aos principais conceitos no campo de gerenciamento de projetos.

O Capítulo 3 é o padrão para o gerenciamento de projetos. Como tal, ele resume os processos, entradas e saídas que são considerados boas práticas na maioria dos projetos, maior parte das vezes. Os Capítulos de 4 a 12 são o guia para o conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. Eles ampliam as informações do padrão descrevendo as entradas e saldas, bem como as ferramentas e técnicas usadas no gerenciamento de projetos. O Guia PMBOK@ fornece diretrizes para o gerenciamento de projetos individuais.

Ele define o gerenciamento e os conceitos relacionados e descreve o ciclo de vida do gerenciamento de projetos e os processos relacionados. Este capítulo define diversos termos-chave e identifica fatores ambientais externos e organizacionais internos ue cercam ou influenciam o sucesso de um projeto. Um resumo do Guia PMBOK@ é apresentado nas seguintes seções: 1. 1 Objetivo do Guia PMBOK@ 1. 2 0 que é um projeto? 1 0 que é gerenciamento de projetos? 1. 4 Relações entre gerenciamento de projetos, gerenciamento de programas e gerenciamento de portfólios 1. Gerenciamento de projetos e gerenciamento de operações 1. 6 Papel de um gerente de projetos 1 . 7 Conhecimentos em gerenciamento de projetos 1. 8 Fatores ambientais da empresa 1. 1 Objetivo do Guia PMBOK@ A crescente aceitação do gerenciamento de projetos indica que a plicação de conhecimentos, processos, hab aceitação do gerenciamento de projetos indica que a aplicação de conhecimentos, processos, habilidades, ferramentas e técnicas adequados pode ter um impacto significativo no sucesso de um projeto.

O Guia PMBOK@ identifica esse subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento amplamente reconhecido como boa prática. “Amplamente reconhecido” significa que o conhecimento e as práticas descritas são aplicáveis à maioria dos projetos na maior parte do tempo e que existe um consenso em relação ao seu valor e sua utilidade. “Boa prática” significa ue existe um consenso geral de que a aplicação correta dessas habilidades, ferramentas e técnicas pode aumentar as chances de sucesso em uma ampla gama de projetos.

Uma boa prática não slgnlfica que o conhecimento descrito deva ser sempre apllcado uniformemente em todos os casos; a organização elou a equipe de gerenciamento do projeto é responsável por determinar o que é apropriado para um projeto específico. O Guia PMBOK@ também fornece e promove um vocabulário comum dentro da profissão de gerenciamento de projetos para se discutir, escrever e aplicar conceitos de gerenciamento de projetos. Esse vocabulário padrão é um elemento essencial da profissão.

O Project Management Institute (PMI) considera esta norma como uma referência básica de gerenciamento de projetos para seus programas de desenvolvimento profissional e certificações. Como uma referência básica, essa norma não é abrangente nem completa. Ela é mais um guia que uma metodologia. É poss[vel usar metodologias e ferramentas distintas para implementar a estrutura. O Apêndice D discute extensões da área de aplicação e o Apêndice E relaciona fontes de informações adicionais sobre gerenciamento de projetos 10

Lixobô

0

Programa Lixobô. bas Desenvolvido por Márcio José Soares Revista Mecatrônica Fácil Controla robô Lixobô 3 servos: 1 de rotação e

Read More

Instrumentos básicos para medição

0

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA E DE PRODUÇÃO José Jacir Fábio Barollo Sidney Nunes Ricardo Silva de

Read More