Gestao de pessoas
INTRODUÇAO Empresas devem manter um indice de satisfação de seus colaboradores para conseguirem uma boa produtividade. Mas isso não é fácil, é preciso ter um bom plano de Gestão de Pessoas e seguir algumas “regras imprescindíveis”. Por isso que algumas empresas às vezes são chamadas de “nossa segunda casa”. DESENVOLVIMENTO Respondendo as questões: 01) Se você fosse Diretor de Recursos Humanos da Apsen Farmacêutica, que outras ações implementaria na empresa, para melhorar e ampliar a satisfação dos funcionários? R: Implantaria um sis OF3 empresa.
Acho inter ar,t_, W•. nent page lucros todo mês, em acontece em alguma ação dos lucros da articiparem dos al do ano, como os funcionários se empenhariam todo mês, para participarem do benefício mesmo que fosse pequeno, mais já seria algo a mais no salário. Outro benefício que ajudaria muito os funcionários seria a empresa ajudar elou promover financiamentos para a construção da casa própria do colaborador. Creio que não são todos os funcionários que possuem uma casa própria e isso seria de muito interesse deles. 2) As empresas são reconhecidas, por diversas vezes, como “nossa segunda casa”. Muitas vezes passamos mais tempo nas empresas, do que com nossas famílias. Para tentar garantir a satisfação, motivação e retenção dos funcionários, as empresas buscam cada vez mais aumentar sua eficiência e saúde organizacionais. Dentro deste contexto, de ter uma empresa eficiente, ainda é preciso -lal Studia ocupar-se com algumas regras imprescindíveis para atualização dentro deste conturbado mundo organizacional.
Pesquise em seu material didático do Módulo I e em outras fontes de referência quais são estas “regras imprescindíveis”, cite e descreva pelo menos 5 (cinco) delas. R: Algumas delas: “A organização deve ter um programa eficiente para o recrutamento e o desenvolvimento de talentos”. Isso significa que é preciso filtrar bem os novos funcionários de uma empresa, para evitar problemas de funcionários insatisfeitos. É preciso também investir em treinamento dos já funcionários, pois eles podem mostrar algum talento que possa ser aproveitado melhor e outro setor, por exemplo. Deve ter um ambiente hospitaleiro e incentivador. Sem dúvida que em um ambiente agradável os colaboradores de uma empresa produziriam mais, com uma equipe os incentivem ambém, mais para Isso é preciso ter algo a oferecer, como alguns benefícios. O incentivo seria nulo sem ter o que oferecer. “Deve ter, em sua cultura interna e em sua estrutura, uma firme disposição para autocrítica”. A empresa deve estar preparada para sugestões e mudanças, vindas de todos os seus funcionários.
Assim ela pode se ajustar ao plano de gestão adequado e desejado pelos seus colaboradores. “Deve desenvolver alguns meios para combater o processo de rotinização de comportamentos”. É preciso tomar alguns cuidados para que os funcionários não se desanimem pela sua otina e seus movimentos repetitivos. Algumas empresas e indústrias fazem trocas de posições, evitando assim a rotinização dos funcionários. “Deve proporcionar um clima de apoio e livre d posições, evitando assim a rotinização dos funcionários. Deve proporcionar um clima de apoio e livre de ameaças”. Para o colaborador não sentir nenhuma ameaça ele precisa do contrário: do apoio da empresa. Isso seria o desejo da maioria dos trabalhadores: trabalhar sem nenhuma ameaça e com todo o apoio da empresa. para isso acontecer é preciso muita onfiança no funcionário, não basta apoiá-lo em tudo se ele não for competente em suas tarefas, por isso é preciso de um bom treinamento e recrutamento. 3) Considerando sua percepção como futuro Tecnólogo em Processos Gerencias, qual imagem você identifica com relação às práticas adotadas pela Apsen Farmacêutica? Justifique sua resposta. R: Eu identifico a imagem de uma empresa modelo, moderna e hospitaleira. Essa empresa colocou seus colaboradores na frente dos lucros, e viu que dava certo. passou então a tratar seu pessoal como o item mais valioso na empresa, quanto mais eles nvestiam neles, mais satisfeitos ficariam, em consequência mais lucros teriam.
CONCLUSÃO Acredito que a APSEN é o modelo para as empresas de um futuro próximo, que logo várias irão seguir seus passos, pois ela comprovou e publicou seu sucesso de forma espetacular, investindo em seu bem maior: seus colaboradores. REFERENCIAS • “ASPEN FARMACÊUTICA – Preocupação com a qualidade de vida e o desenvolvimento das pessoas”, Case preparado pelas professoras Denise Von Poses e Marcia Portazio, de Janeiro de 2007. • Apostila do curso de Processos Gerenciais, Módulo I – Unopar Virtual 3