Gestão do suprimento

Categories: Trabalhos

0

Gestão do suprimento Premium gyene1001 05, 2012 31 pazes UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal CÍCERO GOMES DE SOUZA ENEDILSON MAROCCO LISIANE GONÇALVES to view nut*ge A IMPORTÂNCIA DAS RMAÇÃO NA GESTÃO DO SUPRIMENTO NO SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO – SAAE DE SÃO GABRIEL DO OESTE,’MS Características gerais da empresa em 8 2. 1. 1 Histórico da 2. 1. 2 Missão da empresa.. 2. . 3 Visão da 2. 1. 4 Produtos e serviços da empresa. 2. 1. 5 Mercado de atuação da 2. 1. 6 Estrutura administrativa da empresa… . 1. 2 Dinâmica de funcionamento…….. 10 2. 2 Diagnóstico da situação atual da 2. 3 Alternativas para a solução do problema…. 2. 3. 1 Análise do cenário das soluções propostas. 2. 3. 2 Ações necessárias para implementar as soluções 9 ….. 21 3 CONSIDERAÇOES FINAIS • • • • • • • • • • • • • 29 REFERENCIAS… 1 PAGF 31 1 INTRODUÇÃO A logística, em síntese, é definida como responsável pela colocação dos produtos e serviços no tempo, forma e lugar certos, na quantidade e qualidade desejada, compreendendo um conjunto de atividades de planejamento e apoio operacional, que torna razoável a afirmação de que, nos dias atuais, a logistlca vem ganhando importância crescente às organizações, pois a utilização de tecnologias voltadas para a facilitação da comunicação mais ampla e rápida a longa distância, vem disseminando uma demanda da exigência de atendimentos com prazos cada vez mais curtos de forma eficiente e satisfatória, resultando no aumento do fluxo de atividades no fornecimento de produtos e serviços, para tanto, sendo necessário a utilização de boa qualidade de serviço logístico com vista para o acertado Nível de Serviço estabelecido. Por tudo isso, a logística, tornou- se determinante na competitividade das organizações, sendo um fator que pode gerar o sucesso ou fracasso nessas organizações.

Inserido neste contexto, ressalta-se o conceito de administração de materiais, resumido como: atividades de planejamento, execução e controle de materiais ad uiridos e usados por uma organização ou órgão públ certo, na quantidade de implantações de métodos e tecnologias e seus benefícios para a instituição, consistindo em atingir o objetivo principal do setor de compras: comprar de forma eficiente todos os produtos, bens serviços para a produção e funcionamento da organização, buscando atender a população e usuários (clientes internos e externos) de forma eficiente, utilizando-se dos sistemas de informação e procedimentos automatizados, da melhor forma seguindo as normas balizadoras dos processos e contratos da administração pública. Os sistemas de informação abrangem todas as ferramentas que a tecnologia da informação disponibiliza para o controle e gerenciamento dos fluxos de informações de uma organização. (BALLOU, 1993, p278). Em face de todo o exposto, surge a INDAGAÇÃO. als os efeitos, resultados e reações decorrentes da implantação e utilização do sistema integrado da gestão de suprimentos na administração do SAAE de São Gabriel do Oeste apresentam mediante expectativa da proposta e finalidade do sistema e ao longo da obtenção dos resultados? A resposta mais coerente para esse questionamento é que as implantações e mudanças na rotina e utilização do sistema certamente enfrentam dificuldades, resistências e limitações do sistema e dos atores envolvidos, não obstante visar melhores resultados comparados aos resultados obtidos nos rocedimentos anteriores a esta informatização e reestruturação organizacional de processos e de compras, restando insatisfatório.

Cabe ressaltar que o “calcanhar de Aquiles” num processo de mudanças nas rotinas anteriores ao sistema proposto, configuradas por ponderações de procedimentos existentes e implementações e implantações de novos métodos em uma organização, indubitavelmente é a resistência de aceitação dos atores envolvidos no processo de mudança atores envolvidos no processo de mudanças, principalmente quando se trata de administração pública, pelo fato da existência e fatores limitadores no processo de declsbes, como exemplo as legislações, fatores políticos, processos burocráticos e até mesmo pela influência comportamental de agentes públicos sob resquícios das características do Estado Herdado. Tornando-se mais patente a resistência e repúdio às mudanças, quando se trata de implantações focadas na informatização e padronização de procedimentos integrados, coordenados em busca da obtenção de resultados positivos decorrentes das implantações.

Por isso, dependerá do gestor público realizar adequadas mudanças e suas aceitações pelos atores envolvidos, tuando com as características de um líder, quando pelo viés organizacional tenha como objetivo principal, influenciar um determinado grupo de pessoas envolvidas em um interesse comum, nesse caso denominados de “atores”, a fazer o que se deseja que seja feito, excetuado o uso do poder ou influência coercitiva, ofertando as reais e necessárias condições de trabalho, verificando se as ferramentas de trabalho estão correspondendo às expectativas. 1. 2 Objetivos • Objetivo geral O presente trabalho tem por objetivo geral, demonstrar a importância de um estudo de viabilidade de aperfeiçoamento e um sistema informatizado de gestão a fim de promover racionalização de procedimentos e sinergias operacionais.

Para tanto, integrando cada com onente necessário para resultar na eficiência e eficácia da rimentos, mediante PAGF s 1 relacionamento com fornecedores e clientes externos e internos. • Objetivos específicos Os objetivos específicos desse estudo consistem em avaliar os procedimentos e ferramentas atualmente utilizadas, traçando um paralelo da operacionalidade e situação antes e depois da implantação do sistema integrado da gestão de suprimentos, onsiderando conceitos e métodos de autores inerentes ao tema em tela, com vista à utilização e reflexos do sistema em cada setor envolvido, especialmente com relação ao setor de compras, neste estudo de caso do SAAE de São Gabriel do Oeste. arametrizar o método de gestão do setor de compras, o gerenciamento do sistema em questão e a administração de materiais, consoantes teorias e seus processos de implementação junto ao atual funcionamento da cadeia de suprimento do SAAE de São Gabriel do Oeste, abrangendo desde a solicitação da compra até a chegada do produto ao estoque, lém do fluxo desses processos dentro do sistema integrado da gestão de suprimentos, que é o utilizado pela administração para consistentes tomadas de decisões de adequações que resultem da melhor forma na qualidade de gestão de suprimentos, observando as mudanças, com vista nas vantagens que as alterações gradativamente possam trazer à administração.

No mesmo sentido, atentar para o desempenho das tecnologias e dos procedimentos nos processos de aquisições de produtos e serviços e o nível de satisfação no relacionamento com os clientes externos, internos e com os fornecedores, bem como comportamento e o acolhimento dos atores às mudanças das rotinas anteriores ao sistema, pois como já foi mencionado, substituições e implementações de procedimentos de um sistema na rotina de trabalho não são bem vistos nem são facilmente aderidos pelos que resistem por divers trabalho não são bem vistos nem são facilmente aderidos pelos que resistem por diversas razões às mudanças imperiosas. Tudo isso considerando a utilização de tecnologias atuais e conceitos de gestão de compras, cabíveis, além de aperfeiçoamento de processos, contando com o auxílio de literatura e novas endências ligadas ao assunto. 1. 3 Procedimentos metodológicos O método de investigação utilizado neste trabalho é o método do estudo de caso. Segundo Vianna (2001, p. 0) um estudo de caso “objetiva um estudo detalhado, profundo ou exaustivo de um objeto ou situação, contexto ou indivíduo, uma única fonte de documentos, acontecimentos específicos e outras situações, sempre de forma a permitir o entendimento em sua totalidade” O método do estudo de caso é adequado neste trabalho, pois em sua pesquisa empírica busca-se descrever e analisar a gestão o suprimento, levando em consideração o contexto empresarial em que ocorre. A opção pela investigação do funcionamento da gestão de suprimentos está ligada diretamente à logística. A logística é estruturada por uma vasta gama de vários elementos informacionais, caracterizada como um fluxo de informações extenso (FLEURY et al. , 2000, p. 286). Neste fluxo a análise do histórico das transações e elementos da logística, combinados às técnicas estruturadas, permite alimentar com informações, os diversos métodos científicos que podem ser utilizados como ase para formulação das propostas de resolução do referido problema identificado na administração do SAAE de São Gabriel do Oeste.

Nesse contexto, para a elaboração do estudo de caso, optou-se pela utilização coerente de pesquisas a respeito da implantação de sistemas de informação na logística, partindo do princípio que o referido fenômeno pode ser definido como viabili PAGF 7 31 informação na logística, partindo do princípio que o referido fenômeno pode ser definido como viabilização de processos internos de gestão de materiais. As metodologias utilizadas foram pesquisa bibliográfica e o levantamento de informações junto aos atores envolvidos nos processos e após a revisão da literatura utilizada e essas pesquisas de informações, o trabalho seguirá pelos seguintes passos: • Análises de situações e procedimentos com os responsáveis e envolvidos no processo de aquisições e contratos do SAAE de São Gabriel do Oeste; • Observar se todos os processos de implantação, operacionalização e funcionamento do sistema integralizado de gestão de suprimentos nos setores e os motivos para a tomada de decisão dessa implantação de sistemas.

Com isso, podemos responder a pergunta chave do projeto que é o problema que temos em questão; • Por fim faremos o estudo da situação antes e depois da implantação do sistema e suas repercussões, contendo as informações necessárias para a conclusão do problema em questão. Com essas ações, identificamos e conhecemos os pontos fracos e fortes existentes no referenciado sistema. É importante ressaltar que essas etapas seguidas serão adotadas por servirem como caminho para se conhecer todos os processos adotados pela entidade. Assim sendo, agregarão valor a este trabalho, por ratar-se de uma forma prática de acompanhar um estudo de caso e por conceder o conhecimento detalhado do modelo de gestão de suprimentos que é utilizado no SAAE de São Gabriel do Oeste.

A aplicação se dará no diagnóstico dos procedimentos atuais dos setores de licitação e compras e de contabilidade. Com o intuito de apurar todos os procedimentos que estão sendo efetuados, atualmente, pelos técnicos dos setores envolvidos, elaboraremos um ques sendo efetuados, atualmente, pelos técnicos dos setores envolvidos, elaboraremos um questionário com a finalidade de pontar as tarefas, como estão sendo desenvolvidas nos setores, quais os resultados obtidos, quais os problemas verificados, para que seja possível propor soluções e principalmente dar subsídios para melhor atuação do controle interno. O questionário será desenvolvido por setor, onde será aplicado em etapas, juntamente com os técnicos de cada área.

Enfatizamos que as anotações realizadas serão de suma importância, podendo propiciar melhorias no próprio setor envolvido, tanto no andamento dos documentos (caso seja apontado falhas), aprimoramento dos sistemas de companhamento (se existe, se não dispõe, se estão condizente com o volume atividades a serem acompanhadas), deficiência na quantidade de pessoal técnico no setor para desenvolver a contento as suas atividades e outras apontadas. Resumidamente, para a realização deste estudo de caso, utilizamos como metodologia, a aplicação questionários, pesquisa bibliográfica e documental que possam nos auxiliar a propor alternativas de solução do problema identificado na instituição objeto deste estudo de caso. 2 DESENVOLVIMENTO 2. 1 Características gerais da empresa em estudo 2. 1. 1 Histórico da empresa Em 13 de setembro de 1982 através do Decreto Municipal Água e Esgoto – SAAE n. 002,’82 é criado o servi direito público ou privado, as obras relativas à construção, ampliação ou remodelação do sistema público de abastecimento de água e esgoto sanitário; • Operar, manter, conservar e explorar dlretamente os serviços de água e de esgoto sanitário; • Lançar, arrecadar e fiscalizar as tarifas decorrentes dos serviços de água e esgoto; • Lançar e arrecadar a contribuição de melhoria exigível em razão de obras a executar; • Promover estudos e pesquisas para o aperfeiçoamento de seus erviços e manter intercâmbio que atuem no campo de saneamento; • promover atividades de combate à poluição dos cursos de água do município; • Exercer quaisquer outras atividades relacionadas com os públicos de água potável e esgoto sanitário, compatíveis com suas finalidades. 2. 1. 2 Missão da empresa Oferecer produtos e serviços de saneamento com qualidade, contribuindo para a preservação do meio ambiente. 2. 1. 3 Visão da empresa Ser reconhecida nacionalmente como modelo de empresa municipal de saneamento, auto sustentável, comprometida com a comunidade e com o meio ambiente.

Fichamento

0

Influências Filosóficas nas Abordagens: • Psicanálise A trajetória e historia da psicanálise está indissociavelmente ligada à vida de Freud. A

Read More

Portinari

0

PORTINARI. “Guerra e paz” Em 1952,0 então Secretário Geral da ONU, Sr. Trygve Lie, sugere que cada nação membro da

Read More