Gestão familiar
Empresa Familiar Brasileira Na empresa familiar prevalecem os aspectos emocionais na tomada de decisão. Geralmente, na empresa familiar, o processo de decisão é centralizado, lento e improvisado. Na empresa familiar, a tendência é considerar os aspectos relacionados a confiança e lealdade das pessoas para a provisão de cargos ou promoções. A empresa familiar brasileira apresenta traços da cultura do Brasil que influenciam as relações de poder e da cultura da empresa.
Planejamento – identificar políticas e programas que reflitam seus valores, criar uma visão de f – construir um enten negoclo; – focar a empresa; – criar estratégias par OF2 p tas de familia e de – promover o crescimento das futuras gerações; – compreender os fatores críticos para o crescimento de longo prazo; – ajuda a construir o comprometimento familiar de longo prazo; – melhorar a coordenação, a direção e o controle das atividades do negócio; – explorar os sistemas de negócio e de família juntos, fazendo com que se criem estruturas baseadas nos valores, nas metas, nos desafios e nas oportunidades da empresa, do mercado, da amília e dos indivíduos, segundo Tondo (2008). – Planejamento O planejamento estratégico permite que a empresa familiar melhore a organização, a direção e o controle das atividades do negoc. o. – – O gestor deve explicitar as questões fundamentais da empresa mercado e quais são os principais concorrentes.
O planejamento estratégico constrói um entendimento comum das metas de família e de negócio, como também, ajuda a construir o comprometimento familiar a longo prazo. O planejamento estratégico nas empresas familiares foca o planejamento da propriedade e da sucessão. – Toda atividade de planejamento nas empresas resulta de decisões presentes tomadas a partir do exame de seu impacto no futuro, pois o planejamento visa implicações futuras de decisões presentes. – Sucessão – Na sucessão profissional pessoas de fora da família são contratadas para ocupar os cargos de direção da empresa familiar, sendo que os membros da família passam a fazer parte de um Conselho. A sucessão familiar acontece quando uma geração dá espaço para que outra geração assuma o comando, ou seja, o controle da empresa passa às mãos de um outro membro da família. O processo sucessório da empresa familiar deve ser preparado e planejado. – Podem ser implantadas algumas ações preventivas que facilitam o processo sucessório e evitam os conflitos, e que envolvem o sucedido, o sucessor, a família e a empresa. – Conflito – O conflito é inerente as ações empresariais. Porém se este for bem administrado não é prejudicial a empresa. A negociação é uma das formas de administrar um conflito de maneira construtiva. Com a negociação é possível solucionar um conflito de forma a preservar, ampliar e fortalecer a continuidade do relacionamento entre as parte