Gestão por categoria de produto
Capítulo. 04 “Apresentação das empresas Castelo e Palhinha” Teve seu início do funcionamento em Outubro de 1 905, produzindo vinagre, bebidas destiladas, groselha e licores. Ali permaneceu até meados de 1946, quando passou a ter sede própria. por volta de 1968, ocorreu o falecimento do Sr. Victorino, ocasião em que a empresa passou a ser administrada pelos seus familiares. Infortunamente a empresa começou a entrar em declínio passando por dificuldades e comprometendo todo o seu desempenho. O Sr.
Antonio gorin juntamente com os senhores Xisto Stefano Cereser adquiriram a marca Realizado o neg unidade fabril da em PACE 1 or12 to view nut*ge udio Zambon, e Outubro de 1968. Cão da nova bu, na cidade de Jundiaí, no Estado de São Paulo. Onde passou a produzir exclusivamente o vinagre com a marca Castelo. Passado alguns anos houve a dissolução da sociedade original. Em junho de 1973, inauguraram a nova unidade industrial com inicio da produção de vinagre com grande inovação, ou seja, utilização de garrafas plásticas.
Com o passar dos anos houve modificações constantes tanto societárias como a nível industrial, até que o ano de 1980 ficou marcado pela realização da primeira grande reforma industrial om o aumento da área construída para atendimento das necessidades da época. Em 1982 ocorreu outra alteração em que a Castelo inovou através do lançamento de uma embalagem mais moderna feita de PVC. Os anos se passaram e a empresa acompanhou todos o os períodos de crescimento culminando com a liderança de mercado da categoria que é mantida até os dias atuais.
Como decorrência do sucesso da Castelo, a sua evolução passa a ser pautada com o lançamento de novos produtos que acompanham os anseios e necessidades de seus tradicionais consumidores. Assim, a Castelo hoje é considerada uma das ais importantes indústrias de alimentos importantes industrias de alimentos, comercializando além do seu tradicional Vinagre de Vinho Clássico, os Vinagres Balsâmicos, Molhos para Salada, Conservas e uma gama de condimentos e temperos largamente consumidos.
Buscando aliar tecnologia, produção e tradição a Palhinha especializou-se na produção de um vinagre de qualidade, molhos, condimento e temperos a empresa cresceu rapidamente se tornando uma referência na produção de vinagres diversos. Sua linha hoje engloba desde os tradicionais de vinho branco e tinto até os de álcool, maçã e a linha saborizada. Com matéria-prima rigorosamente selecionada, sua moderna fábrica, localizada em Jundiaí as margens da rodovia Anhanguera em um local p ivilegiado, tem como prioridade agradar o paladar do mais exigente consumidor.
A Palhinha é hoje uma das maiores produtoras e distribuidoras de Vinagre do País exportando para vários países e responsável por uma grande fatia do mercado interno. E como tal o cuidado com a tradição e com a qualidade é um dos principais valores da empresa. No dia 02 de Setembro de 2011 em Jundiaí SP, duas pioneiras do ramo alimentício estão unindo forças para atuar juntas no ercado de produção de vinagres e seguimentos, a fim de ganhar maior competitividade no mercado. 2 As empresas vinagre Castelo e Palhinha situadas as margens da rodovia anhanguera entre os km 55 e 62 Vão dar origem a mais nova rede de distribuição de vinagres e condimentos alimentícios, “Anhanguera Foods LTDA”. A Anhanguera Foods LTDA com sede no distrito industrial de Jundiaí FAZGRAN, assumira a partir de outubro, a comercialização dos produtos das respectivas marcas, e será a responsável dona de uma produção anual de 450 mil litros de vinagre Castelo e Palhinha.
A operação facilitará a distribuição dos produtos no Brasil e uma boa parte no mercado internacional. Contara com colaboradores de ambas as empresas e abrirá mais 100 vagas de empregos em diversos setores. As marcas de cada uma irão permanecer as principais mudanças se aplicarão nas linhas de produção, onde os produtos do grupo serão fabricados em uma mesma linha, levando um pequeno logotipo no verso da embalagem, simbolizando a nova parceria.
A mudança vem ao encontro da estratégia da Castelo e da palhinha de oferecer ao mercado, produtos típicos das marcas em um só centro de distribuição, ganhando muito mais lucros ara produzir e diminuindo o custo para distribuir. A perspectiva financeira e estratégica da fusão apresenta inúmeras vantagens e com a integração das duas empresas bem administradas, os ganhos sinérgicos resultantes foram grandes, por se tratar de uma fusão entre duas empresas que atuavam no mesmo segmento de mercado.
Outras estratégias foram renovar a frota já que agora as demandas serão dobradas e com isso ampliar a particpaç¿o no mercado brasileiro e aumentar a 19 agora as demandas serão dobradas e com isso ampliar a participação no mercado brasileiro e aumentar as exportações, riando a categoria de vinagres brasileiros no mercado internacional, já que as marcas são próprias e licenciadas são altamente conhecidas no país, e as marcas de exportação são bem renomadas em tais mercados.
Além da ampla rede de distribuição no Brasil e no mercado externo, será uma das únicas companhias com rede de distribuição própria capaz de distribuir vinagres e produtos das linhas de condimentos em praticamente qualquer região do Brasil. Ademais, exportaram produtos para mais de 40 países, e dará inicio ao desenvolvmento de uma rede de distribuição própria a Argentina, onde vai ser vendido diretamente a companhias de processamento de alimentos e de empresas de serviços alimentícios (Foods service), bem como a distribuidores locais.
Sua capacidade de distribuição própria e a experiência em logística permitiram-se expandir os negócios tanto no mercado interno quanto no mercado externo, resultando em aumento nos volumes de venda e ampliação de linhas de produto. A produção será feita muito abaixo dos custos normais, pois pagará menos por uma produção maior e o mercado em expansão prova que juntas vão possuir uma vantagem ompetitiva sobre produtores localizados. Em função dos custos de mão-de-obra, de modo geral mais baixos, e dos ganhos com eficiência em produção no Brasil.
Também alcançaram escala e qualidade de produção que permitirá concorrer de maneira eficaz com os principais produtores no Brasil e em outros países. “A reconhecida capacidade operacional que terá a Anhanguera Foods levou a efetuar a junção de Foods levou a efetuar a junção de nossas operações, facilitando assim, as sinergias logísticas no estado de W’ aponta o diretor de Supply Chain da Castelo. Outra questão destacada foi a eficácia a distribuição dos produtos com a otimização dos veículos.
Foram investidos R$ 7 milhões na aquisição de frota própria para atender a crescente demanda de serviços no mercado interno, com a compra de 30 caminhões nos modelos Worker 9-150 e Constellation 15. 180, leve e semipesado, com capacidade volumetrica de 20 a 30% maior que a oferecida no mercado. Estima-se que a frota alcançará uma produtividade de 160%, realizando mais de uma viagem dia, onde somente nos primeiros três meses, o atendimento será acima do esperado. Esta expertise torna a cadeia de distribuição mais produtiva e com menor custo.
Com esta parceria, soma resultados. Vão ser aproximadamente 25 mil entregas por mês, sendo que cada marca ainda mantém suas características específicas de comercialização e distribuição Vai ser implantada uma série de programas destinados a manter e aprimorar a eficiência de custos, como o programa de atendmento total, visando aperfeiçoar o canal de fornecimento mediante a integração das funções de pedidos, produção, gestão de estoques e fornecimento a clientes.
Centro de Serviços Compartilhados, que centraliza as funções corporativas e administrativas; o programa mais Valor, destinado o gerenciamento do uso eficiente de capital fixo e de capital de giro; e o orçamento matricial destinado à melhoria da eficiência na gestão dos gastos e devido à evidênc orçamento matricial destinado à melhoria da eficiência na gestão dos gastos e devido à evidência e importância em fidelizar o cliente, vai ser desenvolvido uma estrutura de prestação de servlços, com qualidade e funcionários capacltados, para uma melhor excelência nos serviços prestados que pode fazer a diferença no concorrido mercado. Será criado o Centro de Relacionamento Cliente/Empresa, para bter informações preciosas de diversos tipos, como vontades, hábitos, possibilidades e, principalmente, expectativas do cliente em relação ao produto/serviço oferecido. Essas informações serão conseguidas de diversas maneiras: através de pesquisas formais, do contato diário, de literatura e também de informações disponlVeis em entidades relacionadas ao setor, como associações, sindicatos etc. assim como na internet. Ou seja, essas informações vão ser de grande importância para influenciar na escolha de fornecedores, os tipos e as quantidades de produtos e serviços oferecidos, os canais de comunicação com mercado, a formação do preço, as instalações da loja e muitos outros fatores. Para transformar seu atendimento em um ativo estratégico, e coerente com seu negócio o SAC passará por mudanças para se torna moderno e atual, pessoas bem mais experientes e que conheçam as marcas vão interagir adequadamente com os clientes e não mais aceitará cartas. O atendimento com seus consumidores vai ser apenas via e-mail, chats ou telefone.
Essa missão estratégica de gerenciar o relacionamento entre Anhanguera Foods e seus principais clientes, surgiu pelo fato de que a internet desempenha importante papel no estreitamento esse relacionamento. Um canal de serviços PAGF 19 internet desempenha importante papel no estreitamento desse relacionamento. Um canal de serviços está disponível aos clientes 24 horas por dia, sete dias por semana, no portal da empresa, facilitando o acesso às informações úteis para a realização de negócios. Os clientes podem fazer suas compras pela internet, obter informações sobre todas as linhas de produtos e saber tudo sobre gerenciamento de categorias, até mesmo com a possibilidade de realizar projetos online sob a supewisào de especialistas da própria Anhanguera F.
Além disso, eles têm a oportunidade de se inteirar sobre os lançamentos e ainda acompanhar a situação do seu pedido (checando dados da nota fiscal, atualizando o cadastro). Um blog e um endereço no Twitter para que as mensagens cheguem diretamente para empresa também foi outro recurso colocado a disposição dos clientes, que muitas vezes reclama na rede social porque sabe que a resposta sera mais rápida. A distribuidora tem uma grande preocupação com seus clientes e colaboradores e principalmente com o meio ambiente, pois sendo assim troçou um plano de ação facilitando o descarte de eus produtos quando necessário, que aumenta a velocidade dia após dia.
Motivado pelo nítido aumento da descartabilidade dos produtos em geral, canais de distribuição reversos pós-consumo devidamente estruturados e organizados estão sendo criados, a fim de evitar o desequilíbrio entre as quantidades descartadas e as reaproveitadas, gerando um enorme crescimento de produtos pós-consumo. A crescente preocupação ecológica da empresa, as novas legislações ambientais, e os novos padrões de competitividade de servlços ao cliente e as preocu serviços ao cliente e as preocupações com a imagem corporativa em incentivado cada vez mais a criação de canais reversos de distribulção que solucionem o problema da quantidade de produtos descartados no meio ambiente. Afirma a logística que; Fluxos de retorno, ou logística reversa, visam à eficiente execução da recuperação de produtos.
Tem como propósitos a redução, a disposição e o gerenciamento de resíduos tóxicos e não tóxicos. Essa preocupação com o fluxo reverso além de diminuir seu impacto prejudicial no contexto ambiental e ecológico serve como fonte de geração de renda para as empresas que contratam ou que efetuam serviços de transporte, firma a empresa. Anhanguera Foods sustenta a afirmação de que a logística reversa pode ser uma ferramenta relevante para implantar programas de produção e consumo sustentáveis”, possuindo como objetivo fundamental reduzir a poluição via substituição de materiais com maior probabilidade de contaminação do meio ambiente.
Sua logistica reversa de pós-venda tem como objetivo central e estratégico, a agregação de valor ao produto logístico devolvido, por razões comerciais, erros no processamento dos pedidos, garantia dada pelo fabricante, defeitos no produto (embalagem), acidentes no transporte, entre outros. Assim, dependendo do objetivo estratégico ou motivo de seu retorno, este fluxo se estabelecerá entre os diversos elos da cadeia de distribuição direta. A mesma Coloca a disposição de seus clientes um representante por região, o mesmo vendedor que se responsabilizar pela a venda dos produtos dentro d venda dos produtos dentro de sua área, também é responsável pelo retorno ou descarte apropriado dos produtos, caso venha a vencer ou danificar no mercado, sendo assm, a mesma aceita a devolução de seus produtos em conversa e conforme acordo. Uma bonificação em duplicata ou desconto na sua próxima ompra de produtos da linha.
Dessa forma, além de diferenciar-se pelo serviço prestado ao cliente, ganham fidelidade, credibilidade e satisfação, junto ao mesmo, mantendo assim a competitividade. Repassando aos consumidores que seus produtos não agridem o ambiente, que utilizam matéria prima proveniente de fontes renováveis. Outro grande ênfase da Anhanguera Foods, esta voltado para seus colaboradores e resultados dos mesmos. Devido à competitividade, mudanças e incertezas, por conseguinte, preocupados com desempenhos, tornando- se imprescindível então, que para a obtenção da eficiência e ficácia, a empresa elabore e mantenha sempre atualizado o plano de carreira de seus colaboradores.
O plano de carreira contribuirá para que a empresa não apenas sobreviva neste mercado altamente competitivo, mas faça seu diferencial, se tornando sólida, através de seus colaboradores, a fim de contribuir para o alcance e o desenvolvimento e crescimento de ambos, alcançando diferencial no mercado e gerando o rebento denominado sucesso. A empresa tem plena consciência que a causa maior de sua existência, são seus clientes, sejam no âmbito interno elou externo e por isso, zela e cuida dos mesmos, buscando sempre atisfazer às suas reais necessidades. Verifica que, quando existe a satisfação, existe uma re sempre satisfazer as suas reais necessidades. Verifica que, quando existe a satisfação, existe uma relação de doação, de prazer, de entrega e, como conseqüência, o alcance da produtividade com qualidade. A elaboração do plano de cargos e salários é a base da implantação do programa de plano de carreira dentro da logística.
Ao elaborar esse plano de carreira, a empresa vai fazer um diagnóstico de suas reais necessidades, atentar quanto ? estrutura, política salarial a ser a adotada, salários, cargos, perfis os profissionais coerentes com os cargos, metas, capacidades e competências, visando sempre atender aos objetivos e expectativas da organização e dos profissionals que compõem. As progressões dos colaboradores serão claras e bem definidas, outro destaque será de como e quando o profissional alcançará o crescimento, que vai ser oferecido com total igualdade de oportunidade a quem de direito, valorizando assim cada colaborador e evitando desta forma um descontentamento, o que poderia gerar futuros dissabores.
Pensando no alcance dos resultados, a empresa vai colocar disposição dos funcionários, recursos destinados ? profissionalização e ao aperfeiçoamento profissional, participação nos lucros e resultados (PLR), tíquete elou vale-supermercado, instrução dos filhos, reembolso para cursos de graduação, pós-graduação, plano de saúde e odontológico, que somados com envolvimento e comprometimento irão alcançar o desenvolvimento e crescimento esperado. A empresa vai criar Projetos Sociais internos e externos, dentre esses projetos destacam-se; * Programas de Geração de Renda Familiar; Destinado a capacitação e geração de renda d