Produto interno bruto

Categories: Trabalhos

0

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONSENHOR MESSIAS UNIFEMM – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS Unidade Acadêmica de Ensino de Ciências Gerenciais – UEGE Curso de Engenharia Elétrica org to view nut*ge ADEMIR ALVES SILVA SERGIO HENRIQUE DA SILVA g- Crise Econômica- – 10- PIB Brasileiro 11- Produtividade e quais seus reflexos para a economia bem como para a 12- Produção e Progresso tecnológico—— 13- PIB como medida do bem- 14- índices de inflação e o deflator implícito— 15- Como são somadas mercadorias diferentes no cálculo do PIB? –09 16- Comentário a respeito do que é produtividade e quais seus reflexos ara a economia, bem como para a sociedade-„ — 09 CONCLUSÃO. BI BLIOGRAFIA– -10 PAGFarl(Fq aquilo que é produzido dentro das fronteiras da região ou país. O objetivo deste trabalho será abordar alguns conceitos, dentre eles PIB Nominal e Real, Produção Econômica, Metodologia de Cálculos, produção tecnológica. 1- Definição de PIB – produto Interno Bruto O produto interno bruto (PIB) é um indicador econômico que é amplamente utilizado medir a riqueza criada num país e num determinado ano. ? definido como o valor total da produção nacional de bens e serviços em um determinado país durante um no dado pelo agentes que residem no país. É também a medida do rendmento da produção de um determinado pais. É chamada às vezes a produção econômica anual ou apenas de saída. O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc).

O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, xcluindo da conta todos os bens de consumo de intermedlário (insumos). Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB. PAGF3rl(Fq serviços medidos a preços constantes. É uma medida mais perfe ta do bem-estar econômico, pois leva em conta a produção total de bens e serviços sem a influência da variação nos preços. . 4- Fórmula para cálculos do PIB O valor do PIB é calculado a partir das despesas efetuadas pelos diversos agentes económicos em bens e serviços para tilização final, isto é, aqueles bens e serviços que não vão servir de consumos intermédios na produção de outros bens e serviços, corresponderá à despesa interna (C), a despesa do Estado em bens de consumo “consumo público” (G), despesa das empresas em investimento (l), as exportações, (X) e as importações (M). . 5- principais Setores responsáveis pela produção do pais Indústria: Extrativa Mineral, Transformação, Serviços Industriais de Utilidade Pública e Construção Civil; Agropecuária: Agricultura, Extrativa Vegetal e pecuária; Serviços: Comércio, Transporte, Comunicação, Serviços da Administração Publica e outros servi os. 1. – Produção Econômica internacionais acima de US$ 100 bilhões, aproximando-se da taxa média dos países emergentes, quitou sua divida junto ao FMI configurando uma situação em que os técnicos do país vêem necessário adequar os cálculos para obtenção do PIB aos padrões internacionais, países que seguem as orientações propostas pela ONU, obtém dados mais próximos da realidade e com muito mais credibilidade. 8- Produção, Aumento de Produção e Produtividade O PIB é uma medida de fluxo de produção – produção por unidade de tempo (ano).

Por isso, ele não considera estoques de capital (economia), que em ultima instância são importantes componentes determinantes dos fluxos de produção, como por exemplo: capital social, capital humano, capital natural, nivel de eficiência de instituições. 1. 9- Crise Econômica As crises econômicas são crises do mercado capitalista, de suas estruturas organizacionais, como as empresas e o Estado, seu organizador e planejador geral. Tais crises provocam efeitos destrutivos sobre a vida das pessoas, desorganizando sua participação regular no mercado capitalista, sendo que tal participação é a única forma aceita de vida coletiva.

A vida coletiva é a vida no mercado como agente “econômico”, como membro da produção e do mercado consumidor. to da crise humana, Tais crises provocam o a PAGF5t,Fq Brasileiro 201 0 [pic] Produtividade e quais seus reflexos para a economia bem 1. 11. como para a sociedade Quanto maior o PIB, maior a quantidade de empregos, o giro de mercadoria e a variedade de produtos; Quanto maior a produção, mais fácil de distribuir essa nqueza; A renda circula e todos são beneficiados. 1. 2- Produção e Progresso tecnológico Produção é a atividade da combinação dos fatores de produção ue têm como finalidade satisfazer as necessidades do ser humano. O progresso tecnológico é o elemento propulsor de tudo que existe na modernidade. Nos últimos cem anos, o mundo tem sido tomado por um progresso tecnológico em todos os sentidos, isto é, com o aparecimento do rád10, da televisão, do automóvel, do telefone, do computador, e muitas outras formas de avanços que a sociedade tem presenciado.

Este progresso tem feito bem a humanidade, no entanto, alguns problemas surgem com grande freqüência decorrente de tais crescimentos, que têm surgido com objetivo de m ndiçdes em que os seres ipótese de indicadores de bem-estar baseados em renda e o que esta determina o bem-estar individual. Para calcular o nível de bem-estar social, temos que explicar como cada pessoa valoriza a sua renda e como os níveis individuais são ponderados no todo. 1 . 4 – índices de inflação e o deflator impl[cito índices de Inflação O Cálculo da taxa da inflação pode ser realizado com base em outros índices, havendo com tudo diferenças entre eles. O deflator do PIB mede o preço médio de todos os bens finais produzido internamente, sendo o preço de cada um implicitamente ponderado pelo seu peso (em termos de uantidades transacionadas) no ano corrente. O deflator do consumo privado é também um índice Paasche, mas abrange apenas os preços de bens e serviços (produzidos internamente ou importados) cuja despesa de aquisição é classificada como consumo do setor privado.

O Índice de preços no consumidor é um índice de Laspeyres, medindo o preço médio de bens e serviços (produzidos internamente ou importados), adquiridos por um “consumidor médio”, sendo o preço de cada um ponderado pelo seu peso ( em termos de quantidades transacionadas) no ano base. Como o deflator implícito do PIB é a medida do nível geral de reço, a sua taxa de variação é uma possfiJel medida para a taxa de inflação. É uma forma possível de medir o nível geral de preços, sendo obtido a partir do rácio entre o PIB nominal e o PIB real deflator implícito do PIB. reço apropriado. Calcula-se o valor do PIB real, como resultados da “soma” das componentes deflacionadas. Calcula-se o deflator implícito do PIB como rácio entre PIB PIB Real. Nominal e 1 . 15- Como são somadas mercadorias diferentes no cálculo do PIE? O PIB é uma soma de produtos diferentes, de diferentes mercadorias. para calcular o valor total de bens e serviços iferentes, usamos o preço do mercado como medida de valor, porque este reflete quanto às pessoas estão dispostas a pagar por um determinado bem ou serviço. Suponha que bananas custem 0,50 centavos e o corte de cabelo 5,00 reais.

O PIB desta economia com dois bens seria então: PIB = Pbanana x Qbanana Pccabelo x Qccabelo = (0,50 x 4) + (5,00 x 3) = R$ 17,00 1. 16- Comentário a respeito do que é produtividade e quais seus reflexos para a economia, bem como para a sociedade. Produtividade é minimizar cientificamente o uso de recursos materiais, mão-de-obra, máquinas, equipamentos etc. , para eduzir custos de produção, expandir mercados, aumentar o número de empregados, lutar or aumentos reais de salários e pela melhoria do padrão d resse comum do capital, determinado período de tempo.

A medição do PIB serve como forma de avaliar o desempenho econômico de uma sociedade. Através dessa medida podem-se fazer comparações com outros países e também comparações do mesmo pais em períodos diferentes. Assim temos o quanto cresceu ou diminuiu a produção de um país de um ano para outro. A verificação de crescimento significa que o país como um todo ficou mais rico. O PIB per capita é total do PIB dividido pelo total da população de um país.

Porém, temos que ter presente que o PIB ou o PIB per capitã são medidas econômicas e não podem ser confundidas com medidas de desenvolvimento social. O fato de o país ter tido um crescimento econômico não signlflca obrigatoriamente que ele teve um desenvolvimento social. urge que o pais valorize mais o mercado interno, gerando novos postos de trabalho e estabeleça uma mudança significativa na politica fiscal, tributando mais as pessoas com maior capacidade de pagamento e menos as que têm menor poder aquisitivo. PAGFgrl(Fq

Viciados em música

0

Viciado em Música C. H. Fisher “Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir

Read More

Recursos humanos

0

CONCEITO Dê MERCADO Desde a sua fundação, em 1948, a Bombril passou por diversas fases e reformulações, sempre acompanhando o

Read More