Grout
FACULDADE DO VALE DO IPOJUCA to view nut*ge CONCRETO GROUT H EVERTO DIAS JOSÉ OSMAR ROBERTA RICARDO ora auto adensação, baixa retração e sem emissão de exsudação ou segregação. Em seu estado seco pode chegar a resistências aproximadas a 25 Mpa nas primeiras vinte quatro horas. Sua classificação báslca é a mineral e a orgânica que são definidas através das bases utilizadas em sua composição. É utilizado, geralmente, para reparos em geral e preenchimentos de vazios.
GROU Utiliza-se o termo grout para definir uma mistura com aracterísticas de argamassa e concreto, utilizado para o preenchimento de um vazio e reparos dlversos. Os grout são compostos de uma mistura de aglomerantes, agregados e aditivos com várias funções e particularidades. Após a mistura a hidratação devem apresentar fluidez, consistência tipo bombeável, baixa ou nenhuma retração e não deve apresentar segregação e exsudação acentuada.
Esse material normalmente é comercializado na forma pré-dosada, sendo cogente a adição de água que é mencionada e também o procedimento de mistura. Os tipos de grout podem ser definidos através do tipo de aglomerante utilizado: 1 -Grout mineral: à base minerais, recebem uma classificação de acordo com a utilização preponderante. Encontram-se no mercado denominações do tipo: de uso geral, de construção, de uso industrial, para injeção, de reparo, de uso submerso, para altas temperaturas, entre outras.
Os grout de base mineral podem ser classificados pelo tamanho do agregado: njetáveis — agregado muito fino: partículas menores que 75 mícron • Argamassa – agregado miúdo: máxima característica menor ou igual a 4,8 mm Micro concreto – pedrisco ou brita O: dimensão máxima característica menor ou ig à base de resina ou polímeros. Os grautes orgânicos mais comuns têm a base em epóxi, podendo também ser de base furânica, base fenólica e base poliéster.
Esta ultima mais adotada para fixação de chumbadores e ancoragens. Em todos os casos, a resina é combinada com um endurecedor à base de aminas e poliamidas, agregados selecionados e adições. Dentre as vantagens dos grautes resinados pode ser enumerada, além da resistência mecânica e a capacidade de suportar vibrações, a boa desão das resinas ao concreto e ao aço. 6 A desvantagem técnica da base orgânica fica por conta da resistência térmica. O preço é outro fator negativo.
Utiliza-se o grout na fixação de equipamentos à base, fixação de pilares, postes e de estruturas metálicas, trabalhos de concretagem e de reparo em condições submersas, injeção de bainhas de pro tensão, preenchimento de juntas de concretagem (vãos estreitos ou regiões de grande concentração de armaduras),solidarizaçao de elementos pré-fabricados, fixação e trilhos de metrô, trens e pontes rolantes, reparos profundos localizados (espessura superior a 2,5 cm),reparo de ninhos de concretagem, reconstituição de seções danificadas, trabalhos de reforço estrutural, preenchimento de cavidades e orifícios, etc.
Podem ser enumeradas algumas vantagens de um grout, em relação a um concreto comum modificado com aditivo super plastificante: • Maior facilidade para preencher vazios e cavidades com elevada concentração de armaduras, sem deixar vazios ou bolsões de ar • Menores prazos de execução ?? Maior proteção contra a corrosão, devido à baixa permeabilidade, destacando-se ue em geral, nas seções de reparo ou reforço estrutur os cobrimentos menores PAGF30Fd seções de reparo ou reforço estrutural são utilizados cobrimentos menores Expectativa de uma melhor qualidade nos trabalhos e consequente alto desempenho dos elementos grauteados, sob severas condições de serviço 7 CONCLUSÃO Grout é um material composto por aglomerantes, agregados e aditivos especiais, que tem como destaque sua elevada resistência mecânica. Ele se caracteriza por ser auto adensável, ermitindo sua aplicação no preenchimento de vazios e juntos de alvenaria estrutural. Outros pontos fortes de sua utilização estão na recuperação de estruturas, na fixação de equipamentos, no reparo de pisos, entre outros. No mercado, podemos comprá- lo em grandes volumes ou em pequenas embalagens, para adicionar água, misturar e aplicar. Podem ser “virados na obra” desde que se tenha o conhecimento e os materiais necessários para este tipo de operação. Chegam a atingir resistências superiores a 25 MPa em 24 horas e a passar dos 50 MPa aos 28 dias.