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Universidade do Sul de Santa Catarina Campus Virtual Unisul [pic] I Atividade de avaliação a distância (AD) Disciplina: Lógica de Programação I Curso: Professor: Nome do aluno: Data: Orientações: • Procure o profe • Entregue a ativi ar 3 to view nut*ge vidas. • Esta atividade é obrigat ria e tar parte da sua média final. • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questãol (1 ,0): A conversão de números binários para decimais e decimais para binários faz parte do estudo da lógica de rogramação, uma vez que os computadores interpretam unicamente a linguagem binária, ou seja, se houver sinal elétrico é o número 1 e na ausência deste sinal é o número O. A combinação dos números zeros (O) e uns (1) é o que permite ao processador interpretar textos, imagens, vídeos, músicas e todos os recursos utilizados no computador. Abaixo está sendo dada uma sequência de números binários.
Com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina, lógico V (Verdadeiro) e uma proposição falsa possui um valor lógico F (Falso). Vimos também que estas proposições podem se relacionar através de leis básicas, conjunção e disjunção. Para verificar o seu aprendizado sobre esse conteúdo, leia o problema descrito abaixo e faça o que foi pedido: a) Indique as proposições inseridas (existentes) neste texto que resolvem o problema apresentado; b) Faça a tabela verdade, demonstrando as possíveis respostas para o problema Problema: “Edy, um aventureiro, encontra uma trilha e resolve segui-la.
Ao final desta encontra uma casa abandonada. Ao entrar percebe que é a casa de um mago. Ele avista uma pequena porta, parece um caminho secreto. Então ele entra, e segue este caminho. Ao final consegue chegar a uma sala cheia de tubos de ensaio com líquidos coloridos. Logo avista um de cor dourada. Percebe que é a tão famosa poção que transforma objetos em ouro. E resolve pegá-la. Entretanto assim que encosta nesta, a porta se fecha, deixando-o trancado.
Edy lembra de ter ouvido uma história parecida e que para sair deve encontrar a chave da porta e digitar o código secreto, ou então encontrar uma outra saída secreta, que é um portal aglco” Pergunta: Edy consegue sair? Justifique sua resposta Questão 3 (3,0) : No livro didático, vimos como elaborar algoritmos pseudocódigo simples, usando os comandos sequenciais e os comandos condicionais. Agora, elabore um algoritmo pseudoc PAGFarl(F3 simples, usando os comandos sequenciais e os comandos condicionais.
Agora, elabore um algoritmo pseudocódigo para resolver o problema abaixo: “No reino Marmoca, para que uma donzela possa se casar, ela deve ter 3 pretendentes. um destes deverá passar no teste de adivinhação para se tornar o noivo. Acreditava-se que amor era uma questão de sorte. Neste teste, a donzela escolhe um número qualquer. Após, cada pretendente tem uma chance para acertar o número escolhido pela donzela.
Casa-se com a donzela o primeiro pretendente que acertar o número escolhido por ela. Caso nenhum dos pretendentes acerte o numero escolhido, a donzela deve ficar solteira por pelo menos mais um ano”. Faça um algoritmo para auxiliar no teste de adivinhação. Este deve permitir a digitação do numero escolhido pela donzela, os nomes e os números escolhidos por cada pretendente. Ao final, deve ser mostrada uma mensagem indicando se a donzela irá se casar ou não.
Caso ela se case, informe o número do pretendente que se tornará noivo. Questão 4 (4,0) : Foi visto em nosso livro didático como elaborar algoritmos pseudocódigo interessantes. Foram apresentas técnicas para facilitar a repetição de processos. Com base neste conhecimento, elabore um algoritmo pseudocódigo para ler 10 números. Para cada numero digitado, mostre o seu dobro se for par e o seu triplo se for ímpar. PAGF3ÜF3