Interação e interatividade na educação a distância

Categories: Trabalhos

0

Interação e Interatividade na Educação a Distância Diante de tantos recursos tecnológicos, principalmente a internet, o educador não sabe como utiliza-los adequadamente em sala de aula. Se a tecnologia esta ai para transformar a maneira de trabalhar, o educador precisa se preparar para ajustar-se com as novas maneiras de ensinar. Não apenas utilizar tais ferramentas informáticas como seu inimigo.

O uso da rede de computadores a internet e de canais de comunicação está cada vez mais interativos, com isso o ensino- aprendizagem está s OF4 do que os educadores renovem as Sem deixar que as Swipetoview nentp práticas tradicionais sua forma de ensino pois o aluno deve e p ducador valorizar gia ao seu favor, que a cada dia se desenvolve mais. E com o apoio escolar e de profissional na educação esse desenvolvimento cresce com o conhecimento e responsabilidade.

Para formar cidadãos com senso critico com imaginação e capacidade de memorizar e classificar os procedimentos e estratégias para o uso correto da Tecnologia da nformaçao e Comunicação (TIC). Tudo isso pode ser usado para elevar os conhecimentos tanto para alunos como educadores. As vantagens se destacam com acesso a to todos a produtividade de ensino convencional e as oportunidades de formação continuada.

A interação é essencial para o processo de ensino e aprendizagem, a educação a distância é um processo de ensino e aprendizagem onde o professor e o aluno estão em espaço e tempo diferentes, onde o suporte técnico de comunicação se destacam, o e-mail possibilita a troca de mensagens socioafetivo, aproximando as pessoas possibilitando que elas interajam e se comuniquem, ensinando e aprendendo umas com as outras.

Sendo uma forma barata de se comunicar, ácil e rápida, o telefone celular também muito usado pelos jovens para troca de mensagens. Essas tecnologias podem ser uteis e complementares para a educação a Distância. O uso da tecnologia deve ser mais um recurso para o professor, não esquecendo que temos bons livros e materiais pedagógicos e que a tecnologia não está ai para substituí-los e sim para somar na construção social, do conhecimento.

A internet tem o poder de conectar pessoas que querem aprender melhor com um sistema de troca de informações onde todos podem receber informações, nviar suas ideias de aprendizado, suas dúvidas e comentários. A participação de cada individuo é indispensável, aprender junto a fazer trabalhos se aperfeiçoando cada vez mais, isso se torna algo prazeroso, tanto para professores como para alunos, tudo isso faz crescer em aprendizagem e conhe crescer em aprendizagem e conhecimentos.

No ensino a distância o professor deve orientar os alunos a participar de apresentações para superar as Inibições do mundo virtual, pois isso é essencial no ensino a distância, onde é a tecnologia que acelera o processo de aprendizagem. As tecnologias precisam ser vistas como geradoras de oportunidades, para professores e alunos, e não como algo que visa a indiferença ou falta de responsabilidade, onde muitos usam ao seu próprio beneficio, ou para se esconder, ou agredir com mensagens outras pessoas.

O encontro desses dois sujeitos, de um lado a atividade humana e do outro a retroação da máquina sobre o individuo, deve ser usada com responsabilidade a seu favor, se assim for, a humanidade terá em suas mãos uma grande aliada para o desenvolvimento. A educação a distância deve ser tomada com interesse do aluno, ois o mesmo vai precisar que tenha um bom desempenho e muita força de vontade em fazer os trabalhos a distancia com estudos on-line. Com o ambiente virtual de aprendizagem é possível acessar os conteúdos e as informações relativas ao curso.

O acesso à internet será possível aproveitar o potencial pedagógico do computador por meio de troca de mensagens da oferta de materiais complementares em bate-papo e em fóruns de discussão, além da troca de 3 da oferta de materiais complementares em bate-papo e em fóruns de discussão, além da troca de questionamento e orientações. Assim o ambiente virtual será mais uma opção pedagógica para relacionamento do aluno com o seu tutor e com os outros atores envolvidos no curso.

Análise Critica Educação á Distância A proposta é inovadora do ponto de Vista da modalidade de ensino-aprendizagem. Uma experiência que, sendo a primeira para muitos deve ser tomada como desafiadora e motivadora. A educação à distância, nesse sentido, torna mais acessível à educação formal e ajuda a repensar a tradição pedagógica. Outro aspecto importante a ser levado em consideração é o que os cursistas não são mais crianças.

Neste momento estão aprendendo na condição de adulto, onde já adquirem experiência de vida e profissional, é identificado com uma função dentro da escola e da educação, que quer ampliar seu campo de conhecimento. O cursista da Educação à Distância precisará ser auto motivado, ser capaz de organizar seu tempo, saber estudar de forma independente, ser curioso e saber pesquisar, saber transformar as informações em materiais de conhecimentos, ser capaz de trabalhar em grupo, além de ser disciplinado, responsável e estar consciente da necessidade de aprendizagem constante. 4DF4

Nbr 100067

0

Cópia não autorizada MAIO 1995 NBR 10067 Princípios gerais de representação em desenho técnico ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas sede:

Read More

Minas de carvão

0

Cooperminas São dez mil trabalhadores em minas subterrâneas no Brasil. Enfrentam um dos trabalhos mais perigosos do mundo: a extração

Read More