Introdução à psicologia

Categories: Trabalhos

0

N RODUÇÃO À PSICOLOGIA Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano, as interações dos organismos com o seu ambiente. Dependendo do enfoque e conhecimento que está sendo utilizado, a psicologia pode ter vários conceitos, dentre eles: ciência que estuda os seres humanos e seus processos psíquicos. Todorov (1999) definiu a psicologia como sendo a ciência que estuda a mente e o comportamento humano. Para que a definição seja inteligível, é necessário saber o que é mente e o que é comportamento.

O conceito “ciência que estuda o comportamento humano” pode ser completo se ente conceitos de ciência, descrever o que é ciê ia, e quem é esse home complexo, mais filos psicologia aqui apresentado. OF3 os aprofundar nos m. Se soubermos ento humano gia (caso mais o o conceito de O conhecimento do senso comum é intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros. É um conhecimento importante porque sem ele a nossa vida no dia-a-dia seria muito complicada. O senso comum percorre um caminho que vai do hábito à tradição, que passa de geração para geração.

Integra de um modo o conhecimento humano. A utilização de termos como ‘rapaz complexado’, ‘mulher louca’, ‘menino hiperativo’ expressa a comunicação do senso comum acerca do comportamento humano, que muitas vezes nao ocorre de maneira científica. Os termos podem até ser da psicologia científica, mas são usados sem a preocupação de definir as palavras. Ciência é um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou -lal Studia aspectos da realidade obtidos por meio de metodologia científica. Quando buscamos definir, descrever ou prever comportamentos, estamos fazendo ciência.

O cientista do comportamento (da sicologia) não fica satisfeito com conceitos generalizados e rotulados (complexado, louco, “nasceu assim”) sem compromisso e apenas baseados em ‘achismos’ e observações superficiais. Ele quer obsewações sistematizadas, conhecimento metodológico, experimentado, testado, comprovado. Ex: ‘mulher louca’, o que é loucura? Quais os sintomas? Que tipo de loucura? Quando fazemos ciência, baseamo-nos na realidade cotidiana e pensamos sobre ela. Quando bem utilizada, a ciência permite que o saber seja transmitido, verificado, utilizado e desenvolvido.

Skinner, no livro Ciência e comportamento humano, diz que ciência é uma disposição de tratar com os fatos, de preferência, e não com o que se possa ser dito sobre eles. Aceitar os fatos, mesmo quando eles são opostos aos desejos. Então, por que a psicologia é ciência: O psicólogo contribui para a produção do conhecimento científico da psicologia através da: observação, descrição e análise dos processos comportamentais. Algumas características que descrevem a psicologia como uma ciencia são: Objeto específico de estudo = homem (no sentido mais amplo).

Entretanto, é preciso saber que a concepção do homem que o profissional carrega consigo, “contamina” Inevitavelmente a sua pesquisa em psicologia. Linguagem precisa 2 ao utiliza termos do senso e técnicas específicas = entrevistas estruturais, testes, técnicas de terapia, dentre outras, obtidas de maneiras programadas, sistemáticas e controladas, para que se permita a verificação da validade da ciência e permitindo a reprodução da experiência. Processo cumulativo do conhecimento = Um novo conhecimento é produzido sempre a partir de algo anteriormente desenvolvido.

Negam-se, reafirmam-se, descobrem-se novos aspectos, e assim a ciência avança. Objetividade = possibilidade de verificação com o máximo de isenção de emoção possível. Comportamento, relações funcionais e meio ambiente: Comportamento: Ações – evento público Pensamentos — evento privado Sentimentos – evento privado 1 – Eventos públicos (agir) Conjunto de comportamentos visíveis desenvolvidos pelo organismo. Ex: escrever, andar, beijar. 2 3 – Eventos privados (sentir e pensar) Sentir – Emoções – Sensações – Sentimentos Pensar – Pensamentos – Conceitos 3

Problemas na africa

0

*A África é um país pobre: A África é o continente mais pobre do mundo. O avanço de epidemias e

Read More

Tetralogia de fallot

0

INTRODUÇAO A maioria das doenças cardíacas na infância é devida a malformação congênita, problema no desenvolvimento do coração que fazem

Read More