Iracema x amor de perdição

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS-CAMPUS IV-JACOBINA- CURSO: LETRAS- HABILITAÇAO EM LINGUA PORTUGUESA COMPONENTE CURRICULAR: TRADIÇÃO E RUPTURA EM LITERATURAS DE LINGUA PORTUGUESA DOCENTE: ADRIANO MENEZES DISCENTES: BEATRIZ OLIVEIRA SANTOS BOMFIM E EULíMPIA COUTINHO MIRANDA.

Análise comparativa entre: AMOR DE PERDIÇAO Jacobina/BA 2011 or6 to view nut*ge BEATRIZ OLIVEIRA SANTOS BOMFIM EULíMPIA COUTINHO MIRANDA Amor de Perdição X Iracema Trabalho solicitado pelo professor Adriano Menezes, como cumprimento da disciplina Tradição e Ruptura em Literaturas e Língua Portuguesa, do curso de licenciatura plena em Letras- Habilitação em Língua Portuguesa, no semestre 2010. 2. Jacobina Iracema x Amor de Perdição Tendo como base as características do Romantismo no Brasil intuito em suas obras descrever o Brasil, o que faz em caráter urbano, regionalista, indianista e histórico.

Camilo Castelo Branco nasceu em Lisboa, considerado modelo de Lingua literária de sua época. Sofre influência de varias tendências da literatura europeia do século XIX, mas é antes de tudo romântico. Ficou órfão muito cedo, sendo criado por parentes, enfrentou muitas dificuldades na infância e dolescência. Teve vários casos amorosos, mas se apaixonou de verdade por uma mulher casada Ana Augusta Plácido. Foram presos por adultério, na cadeia escreveu em quinze dias sua obra mais conhecida Amor de Perdição.

O romance intitulado Iracema narra a triste história de amor entre a india Iracema, a virgem dos lábios de mel, e Martim, o primeiro colonizador português do Ceará. Ambos apaixonam-se, mas, não podem concretizar o amor, por que Iracema guarda o segredo da Jurema. Porém Iracema deixa-se levar pelos encantos de Martim, rompendo com as regras estabelecidas pela sua tribo, tornando-se esposa de Martim. A partir deste momento surgem os conflitos entre as tribos (tabajaras e pitiguaras), por causa do guerreiro Irapuã que não aceita perder sua amada para o colonizador.

Iracema totalmente envolvida neste relacionamento amoroso abandona sua tribo e vai lutar ao lado de Martim contra sua própria tribo. A mesma fica grávida, os sentimentos de Martim começam a esfriar, Iracema sofre muito com isso. Martim começa a sair com frequência para bata começa a sair com frequência para batalhas, ela dar a luz a um menino, qual dá o nome de Moacir que significa filho do meu sofrmento. Iracema enfraquece, Martim retorna da batalha la lhe entrega o filho e morre. Iracema é enterrada à beira do rio.

Martim partiu com seu filho e retornou alguns anos depois trazendo companheiros brancos e um sacerdote para catequisar os índios. Alencar em sua obra vem mostrar a presença do indianismo em nosso país, retratando através da personagem Iracema, a presença do elemento nacional. Deixando claro sua admiração pela natureza brasileira através de elogios e comparações entre Iracema e elementos da mesma. Em Amor de Perdição Camilo vem abordar a história de dois jovens que se apaixonam, porém, suas famílias são inimigas, o ue impede a concretização desse relacionamento.

Percebemos nesta obra, o conflito entre um grande amor vivido por Simão e Tereza e os preconceitos enfrentados, representados nas rivalidades entre as duas famílias. Tais problemas familiares levaram os jovens à separação, ao desespero e até mesmo a morte. No meio desse conflito Simão conhece Mariana que velo a lhe ajudar nos momentos mais difíceis, amando-o em segredo, chegando a sacrificar sua própria vida por esse amor não correspondido. É possível perceber nesta obra desabafo com marcas da vivência do autor que têm a alma sofrida.

Encontramos na história dos PAGF3rl(F6 desabafo com marcas da vivência do autor que têm a alma sofrida. Encontramos na história dos dois romances conflitos. Em Amor de perdição entre duas famílias rivais, Botelho e Albuquerque, e em Iracema entre povos, tribos, tabajara e pitiguara. Ambos têm o final trágico com morte dos personagens. Em Amor de Perdição, morrem Simão, Tereza e Mariana; e em Iracema há a morte da mesma. A personagem idealizada por José de Alencar rompe com as tradições da sua tribo para viver o seu grande amor.

Tereza a personagem de Camilo, envolvida pela coragem que caracteriza os personagens românticos, rompe com os adrões da sociedade de sua época e vai contra os princípios famlliares em defesa de seus sentimentos. Assim podemos constatar que nas duas obras os personagens colocam o amor acima de qualquer coisa. As duas obras são escritas em terceira pessoa, onde existe a presença de um narrador observador, isto é, um narrador que atribui características aos personagens a partir do que pode observar de seus sentimentos e ações comportamentais.

Mas em alguns momentos o narrador chega a se revelar na primeira pessoa. O autor não se limita em revelar apenas os sentimentos e comportamentos das personagens; ele também interfere para ulgar, mostrando comoção ou indagação defende o ponto de vista dos apaixonados. O tempo histórico da narração em Iracema situa-se no Brasil do século XVII, onde acontecia no momento à colonização pelos portugueses. PAGF situa-se no Brasil do século XVII, onde acontecia no momento à colonização pelos portugueses.

O casal Iracema e Martim representam respectivamente a natureza brasileira e o colonizador europeu, e a partir deste relacionamento nasce Moacir que representa o povo brasileiro. Seu contexto histórico é o Brasil do século XIX, época em que se tornou independente, e ncontramos nesta obra através dos elogios tecidos pelo autor a Iracema e a natureza brasileira traços de um projeto nacionalista. Em Amor de Perdição o tempo é marcado com datas, Camilo conta no inicio da narrativa o casamento dos pais de Simão, e conta a historia do encontro entre Simão e Tereza até suas mortes.

O contexto histórico passa-se em Portugal do século XIX, quando a corte portuguesa sofria as consequências das invasões francesas determinadas por Napoleão. Encontramos também na obra de Camilo uma denúncia ? sociedade daquela época, quando descreve as falsidades entre s freiras no convento onde Tereza foi internada, e trata do casamento por encomenda com interesses apenas financeiros. O espaço de Iracema é florestal, a história acontece em especial na floresta cearense. Já o de Amor de Perdição é urbano, a narrativa se passa nas cidades de Viseu, Coimbra e Porto.

A linguagem usada por Alencar em Iracema é poética, com a presença de algumas expressões da língua indígena, sustentando assim em seu livro a ideia do nacionalismo. A linguagem usada por Camilo se d sustentando assim em seu livro a ideia do nacionalismo. A linguagem usada por Camilo se diferencia quanto aos personagens. Quando se trata da classe burguesa os personagens utilizam de uma linguagem rebuscada, enquanto que os personagens da classe pobre utilizam de uma linguagem simples, espontânea. Os dois romances pertencem ao romantismo, Iracema no Brasil, e Amor de Perdição em Portugal.

Irracionalismo, melancolia, desespero, subjetivismo, tédio, sentimentalismo, sonho, são características do romantismo que estão evidentes nos dois livros. Em Iracema aparece à idealização do Índio, a busca pelo nacional, sendo considerado um dos mais importantes romances de nossa Ilteratura romântica. Por fim, concluímos que as duas obras abordam elacionamentos amorosos envolvidos em conflitos, preconceitos, rompimentos de tradição e regras familiares, e mortes em busca da concretização do amor Referências bibliográficas: ALENCAR, José de.

Iracema. São Paulo: Scipione, 1994. CASTELO BRANCO. Carmlo, Amor de perdição, São Paulo, Klik editora: 1997. PINHO, Antônio Carlos. Amor de Perdição/ Camilo Castelo Branco disponível em: <http://www. mundocultural . com. br/analise/amor_perdic. pdf> acesso em 05/03/1 1. BARBOSA, Frederico e BELETFI Sylmara. Iracema de José de Alencar disponível em: <http://fredb. sites. uol. com. br/iracema . htm > acesso em 05/03/11.

Segunda lei de newton : experimento realizado em laboratório

0

1 – Resumo: O experimento fundamenta-se em apresentar-nos a aplicação da segunda lei de Newton e um estudo do movimento

Read More

Direito previdenciario

0

DIREITO PREVIDENCIБRIO: CONCEITO Direito Previdenciбrio й ramo do Direito pъblico que objetiva o estudo e disciplina da seguridade social, em

Read More