Liderança
LIDERANÇA NA GESTÃO DE PESSOAS Cairo Freitas Gabriel 1 Luiz Gonzaga Sabino Coelho 2 Sonalt Sousa e Silva 3 RESUMO Este estudo vem para mostrar que a liderança é algo fundamental na sociedade, e às vezes a exercemos sem perceber, mas para isso é necessário executar esse trabalho de forma respeitosa e clara, por tanto uma liderança inadequada pode significar o fracasso nos resultados. Procuramos esclarecer nesse artigo o que é liderança, a importância de ser líder e também os diversos tipos de liderança que pode ser exercida.
O sucesso dependerá da forma or16 to view next*ge palavras Chaves: Lid nç- • ABSTRACT This study essoas, Sucesso. something basic in the society and sometimes we don’t even realize we are practicing it, but for that, it is necessary to do it in respectfu and clear ways, ’cause an inadequate leadership could mean the failure in the results. Leadership, the importance of being a leader and also several types of leadership that can be practiced. The success depends in on the way leadership Will be conducted.
Keywords: Leadership, Styles, Theories, people, Success. 12 Graduando em Administração pela UNICAMPS Graduando em Administração pela UNICAMPS – Municipal Autônomo Pastor 3 Guarda setores da atividade pública, constata se a grande influência que a liderança exerce sobre o comportamento das pessoas, tornando-se um fator fundamental para o sucesso empresarial. Na atual era do conhecimento, velhos paradigmas estão sendo quebrados e uma nova performance passa a ser exigida dos lideres.
A figura do chefe que dá ordens e exige o seu cumprimento ou mero distribuidor de tarefas está obsoleto. Pessoas que exercem cargos de liderança devem promover a competência dentro da empresa, estimular o trabalho em equipe, criando afinidades entre seus membros e motivando-os para rabalharem com entusiasmo a fim de alcançar os objetivos desejados. Para isso o líder precisa desenvolver estratégias e adotar estilos de liderança vanados e flexíveis de acordo com o que a situação exige.
Desta forma compreende-se que não basta ser carismático, empreendedor, excelente gestor que realiza de forma eficaz as diretrizes da matriz, compreender a complexidade da natureza humana, em especial quando se trata do relacionamento com outros, ou seja, trabalho em equipe, é uma tarefa reconhecidamente difícil, para a qual muitos não estão preparados. Assm, trabalhar com pessoas e suas reações mprevisíveis pode parecer um fardo muito pesado para algumas lideranças.
O líder precisa de múltiplas capacitações para estar a altura daquilo que se espera dele na esfera administrativa. Trabalhar em equipe, desenvolver pessoas comunicar-se bem, tanto verbal e por escrito, desenvolver-se sempre e trazer melhorias para o ambiente do trabalho, aprender a tomar decisões com desenvolver-se sempre e trazer melhorias para o ambiente do trabalho, aprender a tomar decisões com base em uma visão ampla de situação, são algumas qualidades que o mundo empresarial exige dos gestores.
Verifica-se, portanto, que o desenvolvimento das habilidades humanas são muito importante para o líder, porque seu sucesso depende mais do seu desempenho com pessoas e situações, do que de seus traços de personalidade. 2. HISTÓRICO 1900-2007 Na recente história da liderança ela é um dos temas administrativos mais pesquisados e estudados nos ultimos anos. Muitos autores desenvolveram várias teorias sobre liderança, as quais vêm influenciando sensivelmente as teorias administrativas.
A teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos desenvolvida por Elton Mayo, foi dado nfoque especial às habilidades humanas. Tendo o “Ser humano”, como foco central em uma liderança bem sucedida. O QUE SE ENTENDE POR LIDERANÇA Existem vários conceitos e a maioria é boa, e contemplo quase todos os aspectos de liderança na gestão de pessoas, segundo (Hunter, 2004) “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.
A presente definição ressalta alguma virtude como, habilidade que é a capacidade adquirida e aperfeiçoada com a prática por alguém que tenha o desejo e liderar pessoas. Fala também de influencia que é o modo pelo qual a equipe ou grupo se envolve totalmente e de forma entusiástica, ou seja, motivada a fim de alcançar objetivos, se envolve totalmente e de forma entusiástica, ou seja, motivada a fim de alcançar objetivos, que não visa somente satisfazer ou beneficiar a empresa ou líder, mas visa o bem comum, ou seja, todos os envolvidos serão beneficiados. . 1 ESTRATEGIA DE LIDERANÇA Estratégias de liderança na gestão de pessoas, são comportamentos que o líder adota com relação a si mesmo, desenvolvendo uma percepção autocrítica, om relação ao individuo reconhecendo suas diferenças e singularidades e com relação ao grupo precisa conhecer os principios que norteiam o trabalho em equipe. 3. 2 AUTO PERCEPÇÃO Esta estratégia está relacionada com a autocrítica, ou seja, o conhecimento que o líder tem de si mesmo.
O antigo pensamento do filósofo grego Aristóteles “conheça a ti mesmo”, ainda está em vigor, mormente na vida daqueles que lideram. A autocrítica conduz ao conhecimento de seus pontos fortes e fracos, gerando humildade e impedindo-o de projetar a imagem do homem perfeito. 3. 3 CONFIANÇA Algo que o líder usca com afinco é colaboradores fiéis nos quais possa confiar totalmente, todavia, antes de ter pessoas de confiança na equipe preciso ser confiável aos olhos dos liderados, conseguindo assim, apoio as metas e redução dos conflitos.
Para alcançar isso precisa ser consistente, não se mostra entusiasmado com um plano, para então olvidar-se do mesmo, mudando subitamente de parecer sem informar as pessoas dos novos rumos. A confiança e o cimento sólido no qual se constrói relacionamentos estáveis e duradouros, é o ingrediente mais importante em relacionamentos bem 16 onstrói relacionamentos estáveis e duradouros, é o ingrediente mais importante em relacionamentos bem sucedidos. 3. 4 COMUNICAÇAO E um importante aspecto no processo administrativo de um líder, se houver bloqueio ou falhas na comunicação, com certeza algo dará errado.
A comunicação é a ação de tomar algo comum entre emissor e receptor, sendo, portanto, uma via de mão dupla, onde fala e ouve, dá e recebe. Segundo (Macedo) ‘na maioria das vezes os líderes ouvem mal suas equipes e pagam autos preços por isso’, portanto, ouvir é uma das habilidades mais urgentes que um líder pode escolher ara desenvolver, faz parte da comunicação eficaz. 3. 5 RELAÇAO O líder tem que saber criar um ambiente de abertura, confiança, envolvendo-se de forma profunda com a equipe.
Nesta importante estratégia de relacionamento, é preciso acertar o erro, transformando-o em aprendizado. (Barrio, Você SIA, 2005) afirma: “O bom líder se olha no espelho na hora de assumir maus resultados” coloque o interesse da equipe e não apenas o seu para orientar o trabalho. 3. 6 DIFERENÇA A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e no atingir das metas. Não existem duas pessoas com os mesmos talentos e as mesmas experiências, cada um de nós tem algo diferente a oferecer, intelectual, física, e criativamente.
Uma organização e um líder que não reconhece e usa isso está perdendo uma oportunidade crucialmente importante e desperdiçando seu recurso imediatamente disponivel. 3. 7 PERFORMANCE Deve partir da premi desperdiçando seu recurso imediatamente disponível. 3. 7 PERFORMANCE Deve partir da premissa que não existem pessoas com resultados ruins, existem pessoas em desenvolvimento, precisam aprender a celebrar e recompensar s realizações das pessoas no trabalho, de forma e grandiosa e até nos pequenos detalhes e ao mesmo tempo agir no desenvolvimento daqueles que apresentam fracos resultados.
O [der deve ser um catalisador do bom para o excelente e ainda ocupar-se e responsabilizar-se pelo desenvolvimento de futuras lideranças. 3. 8 COMPARTILHAR RESPONSABILIDADES E GLÓRIA Quando a responsabilidade e a glória são compartilhadas que é o caso do trabalho em equipe, as pessoas sentem-se envolvidas e responsáveis pelos resultados, empenhando-se com entusiasmo no processo. Isso gera um componente de cumplicidade e as essoas sentem-se motivados, não são meras peças usáveis em um sistema, mas parte importante de um processo grandioso, no qual se sentem indispensáveis. . TEORIAS SOBRE LIDERANÇA 4. 1 TRAÇOS E CONCEITOS DE IJM LIDER A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos. O líder precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar como afirma (Maparik,1970). “Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana a consecução de um ou de iversos objetivos específicos”.
A liderança é encarada como um fenômeno social, sendo considerada, relacionamento que existem entre pessoas PAGF encarada como um fenômeno social, sendo considerada, relacionamento que existem entre pessoas em uma determinada estrutura Social. Dentro dessa concepção. O conceito de liderança repousa numa relação funcional. Essa relação funciona somente existe quando um líder é percebido por um grupo como o possuidor ou controlador de maiôs para a satisfação de suas necessidades ou de evitar sua diminuição.
O líder surge omo um meio para a consecução dos objetivos por grupo. Mas (Blanchard, 1977), cita que a liderança resume. “A liderança é o processo de exercer influência sobre um individuo ou um grupo de individuos”. A influência é uma força psicológica, uma transação interpessoal na qual uma pessoa age de modo a modificar o comportamento de uma outra. Os lideres têm certos traços ou características que o fazem sobressair dos seguidores.
As distas dessas traças é altura, energia, aparência, conhecimento e influência no uso da palavra, equilbrio e a sociabilidade e simpatia, disposição, entusiasmo e coragem. A maioria das pesquisas inicial sobre liderança. Os estudos que comparavam os traços de uma liderança-bem-sucedida, revela que o fator principal do sucesso é o fato de entender as pessoas. O líder não precisa saber responder a todas as perguntas. Todavia deve responder a todas as perguntas. Deve apresentar as seguintes características, ser transparente e também ser tratável com as pessoas.
O líder é uma figura chave dentro de uma estrutura. Com isso o sucesso está ao alcance de qualquer pessoa. Segundo Maxwell (1999). “O sucesso sem capacidade de sucesso está ao alcance de qualquer pessoa. Segundo Maxwell (1999). “O sucesso sem capacidade de liderança só gera eficácia limitada”. A influência da pessoa é só uma fração do que poderia ser com uma boa capacidade de liderança. Quanto mais alto você subir mais precisa de liderança. Quanto maior a influência que quer exercer maior precisa se uma capacidade de liderar. ? que a eficácia das pessoas e das organizações está na força do líder. Se não tem influência, nunca, conseguirá liderar os outros. A excelência da liderança esta quando as pessoas o seguem aonde você for, mesmo que por mera curiosidade. Um exemplo de liderança é a princesa Diana 4 já foi caracterizada de varias maneiras, mas nunca ninguém usou a palavra líder para defini- la. porém, mas do que tudo ela era uma líder. Em última análise, ela fazia as coisas acontecerem porque sabia influenciar.
A relação entre aperfeiçoamento e liderança é a capacidade de desenvolver a lapidar as suas habilidades que distingue os lideres dos seus seguidores. Revelando que o líder dos seus seguidores. Revelar que os lideres bem-sucedidos são aprendizes. Em quanto à pessoa não sabe o que não sabe, não se aperfeiçoa. Porém quanto mais coisa se tentar fazer na vida logo se percebe que a liderança faz a diferença, para erguer sua organização. Os recursos humanos determinam o potencial da organização.
Maxwell (1999) cita que “a estrutura da liderança determina o tamanho da organização”. Os planos determinam o 4 Diana, Princesa de Gales (Diana Frances, nascida Spencer; Sandringham, 10 de julho de 1961 —P Sandringham, 10 de julho de 1961 — Paris, 31 de agosto de 1997) foi a primeira esposa de Charles, Príncipe de Gales, filho mais velho e herdeiro aparente da Ralnha Elizabeth II. ucesso da organização, ou seja, liderança não se desenvolve num só dia, exige perseverança, não é algo que se alcance da noite para o dia.
Demanda toda uma vida. A situação em que a liderança se efetiva em várias características e traços de personalidade que realçam os aspectos da liderança. Uma situação de emergência exige um tipo de comportamento do líder enquanto uma situação de estabilidade. Isto mostra que a liderança é necessária em todos os tipos de organização humana. Dentro dessa concepção, a liderança é uma situação e consiste numa relação das necessidades existentes numa eterminada situação e consiste numa relação entre um individuo e um grupo. uando a uma necessidade, o líder surge com objetivos desejados por um grupo, que seleciona eleger, aceita espontaneamente um individuo como líder, pois ele possui D controle e os meios que o grupo deseja utilizar para atingir seus objetivos obtendo um bom resultado. 5. TEORIA SOBRE ESTILOS DE LIDERANÇA “‘São teorias que estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados. A abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder az, isto é, o seu de comportamento de liderar”. (Chiavenato, 2003, P. 24). 5. 1 LIDERANÇA AUTOCRÁTICA Em primeiro lugar aparece ? liderança autocrática, “o lider f liderança autocrática, “o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo” (Chiavenato, 2003, P. 125), é ele que fixa todas as diretrizes e determina qual tarefa deve ser realizada, tudo tem que ser feito a sua maneira. Pois todas as decisões e diretrizes são totalmente centralizadas e este estilo de liderança não é indicado em uma empresa onde tenha uma equipe de rofissionais experientes pois certamente haverá de imediato. ? difícil, mas não impossível de se encontrar esse tipo de liderança nos dias atuais em uma empresa. Em decorrência disso, há uma boa produção, toda via o trabalho não é de boa qualidade e com relação a equipe percebe-se um auto grau de insatisfação e nenhuma motivação com relação a situação. Além dlsso, as atividades só são realizadas com a presença física do líder, na sua ausência o trabalho diminui sensivelmente. Isto demonstra que os liderados o temem, mas não o admiram.
O líder consegue andar, porém não consegue influenciar, pois é um dos aspectos mais importante em uma liderança bem sucedida. A liderança autocrática também pode ser usa em uma empresa onde seja necessário disciplinar os profissionais que estejam dando problemas e dificultando o desempenho da empresa. As características desse estilo são, há custa dos liderados há o interesse próprio, por causa de um regulamento rígido há disciplina, utiliza-se de forma intensa a pressão sobre liderados, controle, liderança e comando bem de perto dos funcionários, e obediência são imposta. 5. 2 LIDE