Lista sistemas operacionais

Categories: Trabalhos

0

1 – O que é um Sistema de Arquivos? Um sistema de arquivos é a estrutura lógica utilizada pelo computador para organizar os dados em um disco magnético. Define a forma como o SO lê e grava dados em um disco magnético. Existem vários tipos de Sistemas de Arquivos, e de um SO para outro, os sistemas de arquivo podem ser diferentes. prover um sistema de arquivos é mais uma função do SO. Faz o controle dos arquivos armazenados em disco tanto do S. O. como dos usuários (abertura, acesso, consistência, como eles Sáo nomeados, etc. ) 2 O que significa dizer que o sistema de arquivo distribuido NFS é tateless?

R: Quer dizer que ele não mantém nenhum estado de qualquer requisição feita a ele. 3– Qual a função de barramento. R: Integrar os diferen a instalação de placa elo menos 3 tipos de ors to view nut*ge ca-mãe, permite xpress, IJSB, AGP, SATA IDE. 4. para que serve a mem ria SWAP? R: Ela complementa com um espaço no disco rígido a necessidade de mais memória RAM com o uso da máquina. Desse modo, quando a máquina necessita de mais memória do que a que já está instalada no sistema, essa memória extra requis tada é “emulada” no disco. 11 – Explique little endian e big endian.

Exemplificando como ficariam o seguinte valor armazenado e como seria sua leitura sem nenhum tratamento em cada um dos tipos da seguinte informação: 1234567887654321 Dados: Tamanho da palavra = 8 Little Endian: é um método util Swipe to vlew next page utilizado por alguns processadores de armazenar as inforções em endereços de memória “ao contrário”, ou seja: do byte menos significativo para o mais significativo. Endereço A 87654321 Endereço B = 12345678 Leitura: 8765432112345678 Big Endian: é o armazenamento inverso, ou seja: do mais significativo ao menos. Endereço A – 12345678

Endereço B 87654321 Leitura: 1234567887654321 12 – Não é barramento: A) usb b)ISA c)Cabo de HD Sata d)Ponto de montagem de um HD – correta e)Pinos de um processador k6. 16 – ) Das alternativas abaixo, qual não pertence à bios: a) Reconhecimento de drivers. – correta b)Reconhecimento dos discos físicos. c)Configuração da sequencia de boot. d)Configurações de data e hora. e) Configuração de overclock. 18 – Geralmente um arquivo é tratado com um nome formado por duas partes separadas por um ponto. Explique qual a importancia da extensão de um arquivo para sistemas operacionais UNIX e MS-DOS.

O MS-DOS exige que o arquivo tenha uma extensão para reconhece-lo, já o UNIX não. 21 – Pelo que a BIOS é responsável R: Ela é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional. 22 – Barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, estas linhas estão divididas em três conjuntos. Explique quais são estes conjuntos e suas funções. R: via de dados: onde trafegam os dados; via de endereços: onde trafegam os endereços; via de controle: sinais de controle que incronizam as duas anteriores. 3– Ci endereços; via de controle: sinais de controle que sincronizam as duas anteriores. 23 – – Cite no minimo dois sistemas de arquivos utllizados pelo Windows e dois utilizados pelo Linux(e outros sistemas Unix): R: Windows: FATIE, FAT32 e NTFS Linux: 3X’T2, EXT3, ReiserFS, XFS e JFS 24-0 que é o cache? R: Cache é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede. 25 – Explique o FAT 32 e cite uma vantagem e uma desvantagem e seu uso.

R: O FAT32 é um sistema de arquivos que organiza e gerencia o acesso a arquivos em HDs e outras midias. Vantagem: Com o FAT32, o desperdício em disco foi sensivelmente reduzido. Desvantagem: Não é possível limitar o acesso de determinados arquivos a determinados usuários. 34 – Cite quatro vantagens dos sistemas distribuídos R: – Compartilhamento de recursos – Aumento da velocidade de computação – Confiabilidade – Comunicação 35 – Qual a principal vantagem dos caches em disco sobre o cache na memória principal? Explique. R: Eles são confiáveis.

As modificações nos dados no cache serão perdidas em caso de queda do sistema se o cache for conservado em memória volátil. Além disso, se os dados alocados no cache forem mantidos em disco, estarão ainda ali durante a recuperação e não haverá necessidade de os extrair novamente. 36 – – Conceitue memoria cache e apresente as principais vantagens no seu uso. A memória cache é uma memória volátil de alta velocidade, porém com pequena capa PAGF3rl(FS seu uso. A memória cache é uma memória volátil de alta velocidade, porém com pequena capacidade de armazenamento.

O tempo de acesso a um dado nela contido é muito menor que se o mesmo estivesse na memória principal. O propósito do uso da memória cache é minimizar a disparidade existente entre a velocidade com que o processador executa instruções e a velocidade com que dados são acessados na memória principal. 40 – – O que é transparência em sistemas distribuídos? Em sistemas distribuídos, o conceito de transparência torna se fator chave, pois, a partir dele, um conjunto de sistemas independentes parece ser um sistema único, criando a idéia da imagem única do sistema. – – pelo que o sistema de arqulvos distribuidos é responsável? R: Esses sistemas são responsáveis pela organização, armazenamento, recuperação, nomeação, compartilhamento, proteção, autorização e tipo de acesso a arquivos. 45 – ) Explique o que é journaling presente no sistema de arquivos NTFS. R: É um log que registra toda as ações que acontecem no sistema operacional em relação aos arquivos. Se o computador ficar repentinamente sem energia, o espaço definido para o arquivo pode ser alocado, mas não utilizado.

Quando o sistema operacional é reativado, o log consulta o arquivo para aber quais procedimentos não foram executados por completo e executa a ação correspondente para corrigir o problema. 52 – Cite 5 diretorios da estrutura de diretorios do linux? R: /bin, froot, / etc, /tmp, /dev. 82 – O que é Processo leve e processo pesado? R: Processos pesados tem um único PAGF /tmp, /dev. pesados tem um únlco espaço de endereçamento e um único fluxo de controle. Processos leves possuem vários fluxos de controle, mesmo espaço de endereçamento e execução concorrente. 3 – O que é monoprogramaçáo, multiprogramaçáo, sistema ultiprocessado, sistema monoprocessado. Monoprogramação são sistemas que comportam a execução de um processo por vez de forma sequêncial. Sistemas multiprogramados são os que provêm recursos de multltarefa. Sistemas multiprocessados são sistemas que possuem mais de uma unidade de processamento permitindo o paralelismo real. 85 – Porque SMP é limitada devido ao barramento? Quanto mais unidades de processamento, maior o congestionamento do barramento. 86 – Como foi resolvido o problema do acesso ao barramento em uma arquitetura SMP UMA?

Acrescentando memórias intermediárias entre o arramento e as unidades de processamento 87 – Explique coerência de cache? São técnicas utilizadas em sistemas paralelos com cache, com objetivo de previnir inconsistência de dados. 88 – o que é um Driver? É um aplicativo que serve de interface de comunicação entre o sistema operacional e os diversos dispositivos que podem ser acoplados. 89 – O que é mudança de contexto. Éo processo computacional de realocação de estado e recursosde uma CPU, permitindo o uso da mesma por vários processos. 90 – O que é PIO? R: process ID. Identificador de um processo.

Maquinas eletricas

0

MÁQUINAS ELÉTRICAS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 – REVISÃO DE ELETRICIDADE BÁSICA 1. 11. 21. 31. 41. 51. 61. 71. 8Unidades, Submúltiplos

Read More

Atps estrutura de dados

0

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 3a Série Estrutura de Dados Ciência da Computação A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de

Read More