Logística verde

Categories: Trabalhos

0

Logística verde e questões ambientais Não há nada mais difícil de controlar, mais perigoso de conduzir ou mais incerto no seu sucesso do que liderar a introdução de uma nova ordem. (Nicolau Maquiavel, 1469-1527) A logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retorno de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo. Apesar de ser um tema extremamente atual, esse processo já podia ser observado há alguns anos nas indústrias de bebidas que reutilizavam seus vasilhames, isto é, o produto chegava ao consumi produtivo para que s novamente, ao cons aparentemente cess escartáveis. m ors idü,. Sv. ipe to etornava ao centro tilizada e chegasse, a continuo, mas s passaram a ser Contudo, empresas incentivadas pelas Normas ISO 14. 000 e preocupadas com a gestão ambiental, também conhecida como logística verde, começaram a reciclar materiais e embalagens descartáveis, como latas de alumínio, garrafas plásticas e caixas de papelão, que passaram a se destacar como matéria-prima e delxaram de ser tratadas como lixo. Dessa forma, podemos observar a logística reversa no processo de reciclagem, uma vez que esses materiais retornam a diferentes centros produtivos em orma de matéria-prima.

Preocupadas com questões ambientais, as empresas estão acompanhando com mais atenção o ciclo de vida de seus produtos. Isso se torna cada vez mais claro quando observamos um crescimento considerável no número de empresas que dessa preocupação é o Projeto Replaneta, que consiste na coleta de latas de alumínio e garrafas PET para posterior reciclagem e tem como bases para o sucesso do negócio a automação e uma eficiente operação de logística reversa. As novas regulamentações ambientais, em especial as referentes aos resíduos, vêm obrigando a logística a operar nos seus álculos com os custos e benefícios externos.

E, em função disso, entende-se que a logística verde pode ser vista como um novo paradigma no setor. A logística verde ou ecológica age em conjunto com a logística reversa no sentido de minimizar o impacto ambiental não só dos resíduos nas esferas da produção e do pós-consumo, mas ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos. O processo de logística reversa é composto por uma série de atividades que a empresa realiza, como coletas de embalagens, separações e expedição até os locais de reprocessamento.

E le precisa ainda ser sustentável, pois trata de questões muito amplas e não somente de simples devoluções: os materiais envolvidos podem retornar ao fornecedor, ser revendidos, recondicionados e reciclados ou simplesmente descartados e substituídos. No Brasil, não existe uma legislação que abranja essa questão, por isso o processo de logística reversa ainda está em difusão e não é encarado pelas empresas como um processo necessario, visto que a maioria delas não possui um departamento específico para gerir esse problema. Assim, algumas resoluções são utilizadas, como, por exemplo, a Conama n. 58, de 26/08/99, que estabelece que as empresas fabricantes e importadoras de pneus ficam obrigadas a coletar e dar uma destinação final ambientalmente ade PAGFarl(F3 e importadoras de pneus ficam obrigadas a coletar e dar uma destinação final ambientalmente adequada aos pneus que não têm mais serventia, o que praticamente obriga as empresas desse segmento a sustentarem políticas de logística reversa. A adesão ao processo está em constante crescimento no Brasil e no mundo, e fica claro que as empresas, cada vez mais, têm se preocupado em considerar os custos adicionais e as reduções e custos ocasionadas por essa aceitação.

Na verdade, todas as empresas trabalham com o conceito de logística reversa, porém nem todas encaram esse processo como parte integrante e necessária para o bom andamento, mesmo que gere aumento nos seus custos. Apenas o utillzam e não dispensam maior importância nem investem em pesquisas. Uma empresa que recebe um produto como fruto de devolução por qualquer motivo já está aplicando conceitos de logística reversa, bem como aquela que compra materiais recicláveis para transformá-los em matéria-prima novamente.

Esse interessante processo pode ser visto com enfoques diferentes pelas empresas: para algumas, esse processo trará benefícios diversos, a começar pela redução de custos; para outras, pode ser um grande problema, pois representa custos que precisam ser controlados. No segundo caso, observamos que existe uma grande preocupação com o processo, que deve ser controlado a fim de reduzir custos, pois a extinção do processo de Iog[stica reversa numa empresa é praticamente impossível. Fonte ZENE , Fabio. Logística verde e questões ambientais. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2005. PAGF3ÜF3

Mitose

0

Mitose (do grego mitos, fio, filamento[l]) é o processo pelo qual as células eucarióticas dividem seus cromossomos entre duas células

Read More

Sistema logistico

0

ANБLISE DO SISTEMA LOGНSTICO Esta anбlise tem por objetivo fazer uma avaliaзгo da situaзгo do sistema logнstico da empresa Campofert

Read More